segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança nasceu com a necessidade de celebrar os direitos das Crianças, no ano em que foi colocada em papel a declaração dos direitos das crianças.

No 30º aniversário deste documento a ONU aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, tornando assim a declaração inicial, num conjunto muito completo de leis que protegem todas as crianças de todo o mundo.

O grande problema da actualidade é que enquanto nos preocupamos com algumas crianças (as nossas) nos esquecemos da nossa responsabilidade como adultos de proteger todas as outras.

Por isso gostaria de partilhar com todos a Declaração dos Direitos das Crianças com esperança que se tivermos consciência dos seus direitos iremos todos tentar impedir qualquer abuso sobre uma Criança.
A partir de texto de Edna Stella
Declaração dos Direitos das Crianças

O direito à Vida, com protecção integral, mesmo antes de seu nascimento.

O direito à Saúde, que garante às crianças e adolescentes o direito a atendimento contra as doenças e a obrigatoriedade de vacinação.

O direito à Liberdade de ir e vir, de expressar as suas opiniões, de brincar, de divertir-se, de participar da vida familiar e comunitária sem discriminação, e liberdade de buscar refúgio, auxílio e orientação

O direito ao Respeito, que garante a integridade física, psíquica, moral da criança e do adolescente

O direito à Dignidade, que protege as crianças e adolescentes de qualquer tratamento desumano, violento, humilhante etc.

O direito de ser criado e educado no seio da Família, cabendo aos pais, por força do pátrio poder, assegurar-lhes sustento, guarda, e educação

O direito à Educação, visando o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente.

2 comentários:

  1. Estes Dias Mundiais servem para calar as más consci~encias e para ficar tudo na mesma.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do grafismo, Jotavê!

    ResponderExcluir