quinta-feira, 13 de agosto de 2009

História de muitas entradas e uma saída

O nº 3 da rua Alvares Fagundes, tem 4 andares e em cada andar Há um direito e um esquerdo.
Hoje é dia de grande animação no nº 3 da rua Alves Fagundes. Talvez fosse melhor dizer dia de grande confusão porque dos oito inquilinos, dois por andar com direito e esquerdo como já anteriormente se disse, apenas a moradora do 4ºdireito é a mesma desde há 83 ano, ou seja em 1924 nasceu naquele 4º andar e por lá foi ficando, ainda que entre o dia de hoje e o dia de há 83 anos atrás quando entrou pela primeira vez no 4º direito, tendo é claro saído de uma habitação considerada muito mais confortável, a Dona Generosa fez algumas saídas, umas vezes bem acompanhada, outras vezes não tão bem acompanhada, algumas mesmo mal acompanhada, mas a verdade é que regressou sempre ao nº 3 da rua Alves Fagundes.
Mas hoje é um dia muito especial, porque hoje os outros 7 inquilinos estão a entrar. Da sua janela a Dona Generosa Angelina, assim se chama a inquilina do 4º direito, conhecida nos seus tempos de entradas e saídas, umas vezes bem acompanhada, outras não tão bem acompanhada, outras ainda mesmo mal acompanhada, tinham-lhe granjeado uma troca de ordem onomástica, que é como quem diz, com o passar dos tempos a Dona Generosa Angelina passara a ser conhecida pela “Angelina generosa”. Generosa nas suas saídas, generosa nas suas participações com as companhias que a acompanhavam e que por vezes eram boas, outras nem tanto e outras eram mesmo más.
Mas a verdade é que a Dona Generosa Angelina, ou “Angelina generosa”, como era conhecida na rua Alves Fagundes, comprara, ou haviam-lhe comprado o nº3, e hoje da sua janela via chegarem os seus inquilinos.
O senhor Olegário Arques para o 4º esquerdo, que a Dona Generosa Angelina sentia ter todas as condições para relançar a “Angelina generosa”havia já uns anitos desaparecida. A jovem Radu para o 1º Direito, uma certa Leonilde para o 1º Esquerdo.
E nesse mesmo dia, ainda que um pouco mais tarde entraram a Joana Picão para o 2º Direito e a Julieta Bemposta para o 2º Esquerdo.
E ainda nesse dia, que o tempo não perdoa, enquanto todos os inquilinos entravam no nº3 da rua Alves Fagundes a Dona Generosa Angelina, a quem o senhor Olegário Anes despertara a “Angelina generosa”, saiu pela última vez do nº3 da rua Alves Fagundes numa companhia que não se enquadrava naquelas outras que às vezes eram boas, outras nem tanto e outras eram mesmo más.
Desta vez a Dona Generosa Angelina saiu como Dona Generosa Angelina… acompanhada de uma estranha figura que mais parecia um anjo do que qualquer outra coisa. E enquanto o anjo e a Dona Generosa Angelina se iam esfumando a “Angelina generosa” ainda lançou um olhar de mágoa ao senhor Olegário Arques, como se o pobre, que mal a conhecia, por ela pudesse fazer alguma coisa.

Contos do Feeling Estranho

Nenhum comentário:

Postar um comentário