domingo, 28 de fevereiro de 2010

Depois do Carnaval - J. Carino

Cá estamos nós de novo, com nossa Cidade Maravilhosa. Foi-se mais um carnaval, e com ele os amigos de outras cidades e países - gringos e brasileiros - encantados com nosso céu, nosso mar, a curva das montanhas e das mulatas.

Mais uma vez, cariocamos a rigidez quase teutônica dos sulistas, a timidez comportada de nordestinos e o regionalismo bastante acanhado dos que vêm do centro-oeste. Fizemos os paulistas se tornarem menos bairristas e entrarem na harmonia do samba; conseguimos fazer os mineiros desligarem o "desconfiômetro" para aproveitar nossa ambiência amiga e descontraída; e até os baianos, "cariocas honorários" por definição, vieram à nossa festa sem espírito competitivo, sentindo conosco a mesma batida ancestral que nos irmana lá nas bases de nossa brasilidade.

Assim foi com todos - do sul a norte, de um pólo a outro. Nosso temperamento cosmopolita e envolvente deu mais um show, e não somente de samba, mas de alegria, descontração, hospitalidade e respeito às diferenças.

O carnaval se vai, mas nossa alegria fica. Não uma alegria cega às nossas mazelas, presentes como em todas as cidades, mas uma alegria profunda, cheia de humanidade, plantada na crença na bondade que reside em cada um, na capacidade de cantar, dançar, beber, se divertir, enfim, com o outro, no mesmo bloco da vida.

O surdo se cala. A porta-bandeira depõe reverente o símbolo máximo de sua escola, até o ano que vem. E nós ficamos aqui, com nossa carioquice satisfeita, contemplando o sol que se põe sobre o mar diante das montanhas, espetáculo permanente entre muitos nesta nossa cidade abençoada.

J.Carino in Crónicas Cariocas

2 comentários:

  1. Cariocas, o simbolo acabado do saber viver as coisas boas da VIDA!

    ResponderExcluir
  2. Cariocar?!
    Mais um termo novo, a juntar a caetanear...
    Abençoado, este Português do Brasil!

    ResponderExcluir