quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sal&Pimenta - Tempero semanal de José Manuel de Sousa


MADEIRA

Mais uma vez, a Natureza veio dar uma dura lição ao Homem. De forma dramática com o sacrifício de vidas, o sofrimento e a destruição incalculável.
Não há palavras para tudo descrever e mesmo as impressionantes imagens transmitidas em directo, decerto terão sido uma pálida visão do que enfrentou quem estava perto das torrentes de água e dos deslizamentos de terras e rochas.
A nossa Ilha da Madeira , internacionalmente conhecida e louvada pelas suas belezas e pela gentileza dos seus habitantes, é hoje o exemplo da tenacidade de quem tem de enfrentar as perdas de familiares e amigos, de casas e carros, de lojas e de tudo o mais que desapareceu em poucas horas.
Não adianta agora procurar explicações e porque de um fenómeno se tratou, por mais cuidado que tivesse existido no planeamento do desenvolvimento da rede viária, na implementação dos percursos hídricos e na permissão de algum desordenamento urbano , a chuva em volume inimaginável teria tido resultados similares.
Independentemente da solidariedade institucional que logo se manifestou, a verdade é que todos os portugueses sentiram a necessidade de apoiar a Madeira, facto que devemos realçar.
E até recentes episódios nada dignificantes interpretados por certos políticos e governantes, foram esquecidos talvez temporariamente, porém assim revelando que para lá das cores da camisola o nosso coração , o coração dos portugueses, cuida de mostrar sempre que necessário, uma doçura incomparável.
Há muito que eu não acredito na capacidade de prever os desatinos da Natureza e são muitos os exemplos terríveis que o passado documenta. Por isso devemos estar sempre preparados para o pior, por muito que tal nos custe.
E termino esta croniqueta habitual com o sentimento de que mesmo neste blog de bom saber e ligeiro humor, fica bem uma palavra de conforto para com os que sofrem na Madeira e sobretudo com uma mensagem de confiança na sua proverbial coragem de ilhéus.

Um comentário:

  1. Os CTT estão com um campanha, de envio fácil e gratuito, de bens de primeira necessidade.
    É bom poder ajudar!

    ResponderExcluir