terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

XXXIV - Por terras do Douro

Já deixáramos para trás Amarante, terra de Agustina, Amadeo e de Pascoaes.
Que coincidência cósmica terá proporcionado a esta terra perdida entre pedras e com o rio a ladeá-la, três dos grandes nomes da verdadeira intelectualidade nacional?

Eram estas as dúvidas que partilhava com a Cristina ‘Foxy Lady’ agora que iniciávamos uma subida íngreme que nos levaria, pensávamos nós, até à herdade do Comendador que, em tempos, fora, teria sido?, ninho dos amores proibidos de Hemingway.
Apesar de difícil, a estrada, ladeada por pinos e vinhedos de verdasco, cedo começou a alargar-se, enquanto as placas com nomes apelativos como Vinhateiro, Bailadouro, Rechãozinho ou Carneiro, se sucediam.
A paisagem, dominada pelo Marão, encaminhava-nos para Mesão Frio, onde chegámos, finalmente, após a passagem por uma pequena ponte pombalina sobre o rio Teixeira.

Em tom exageradamente melodramático resolvi declamar para a minha companheira de viagem, condutora concentrada, sempre em excesso de velocidade:
“Ó grande serra esfíngica da noite
Serra que és minha apenas, e do céu,
Amo-te desde o instante
Que o teu vulto cósmico se ergueu
Ante mim…”

O que não estava à espera é que ela me respondesse, enquanto estacionava o carro frente a um restaurante que anunciava como prato do dia – trutas “…Lamento, Nuno, eu também sou uma admiradora confessa do Teixeira de Pascoaes, o lobo manso de Amarante…” e após uma breve paragem, concluiu, já no interior do local onde iríamos alimentar os nossos debilitados estômagos ”…mas o último verso é 'Ante os meus olhos' e não 'ante mim' !”

Confesso que fiquei perplexo com a erudição literária demonstrada por aquela mulher, que constituía um poço de mistérios, permanente.
Mas o mais estranho é que a sua correcção que, de imediato, constatei estar certa, transmitiu-me uma certa sensação de estranheza, que não soube bem localizar…
Foi só alguns minutos mais tarde, quando saboreava já um magnífico Cabrito assado com arroz no forno, que a ideia me irrompeu, fazendo-me saltar na cadeira.

“É isso ! Eu sabia que havia alguma coisa de estranho no papel…”
Os poucos comensais das mesas à nossa volta olharam-me, com surpresa mas a ‘Foxy Lady’ mal levantou os olhos do prato onde uma fumegante Açorda à Zé da Calçada monopolizava toda a sua atenção.

Mas eu não estava disposto a deixar escapar o momento que se adivinhava ser de glória...

Recuemos, porém, até aquele início de manhã, quando o Inspector fuinha, ou Gonçalves, para sermos mais formais, me tinha mostrado a fotocópia cheia de citações do Papa Hemingway.

A leitura que fizera do papel manuscrito só me permitira ver as primeiras frases do mesmo mas apesar disso a memória fotográfica que me orgullho de possuir e que me tem sido muito útil profissionalmente somado ao conhecimento profundo que tenho de tudo o que está relacionado com o grande escritor norte americano transmitira-me durante toda a manhã uma sensação desconfortável que, só agora, ao verificar o lapso na citação de Pascoaes, surgiu à superfície.

“ No papel estava escrito For a war to be just, three conditions are necessary – public authority, just cause, a lot of money…”
Tinha conseguido chamar, finalmente, a atenção da Cristina, que suspendera o gesto de levar uma bela garfada de açorda à boca e me olhava expectante.
“ Ora, a verdadeira citação deveria ser For a war to be just, three conditions are necessary- public authority, just cause…right motive.”
Não precisei de realçar a conclusão óbvia.

Foi a ‘Foxy Lady’, momentaneamente esquecida da refeição, que murmurou de olhos brilhantes “É uma pista…a lot of money está a mais !”

4 comentários:

  1. Eu também!
    Mas, amanhã há mais...

    ResponderExcluir
  2. Se me explicarem onde é que se perderam...talvez possa dar uma ajudinha (...mas não terão passado algum capítulo em branco?)

    ResponderExcluir
  3. Eu não.

    :-)

    E também fiz essa estrada que passa em Mesão Frio, e também estive em Amarante (mas não achei aquilo nada de especial).


    E por acaso, o Hemingway foi buscar essa citação a a este senhor padre aqui ...


    :-))

    ResponderExcluir