quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Brad Holland, um dos meus Amores





Brad Holland ( Fremont, Ohio, 1943 ) é um dos muitos excelentes ilustradores e/ou cartunistas que eu descobri nas páginas da Playboy norte americana.





















Depois de, aos 17 anos, ter visto recusada a sua entrada nos Estúdios Disney, Holland arranjou emprego numa Loja de Tattoos e, mais tarde, na Hallmark, em Kansas City, a tempo inteiro.








































































Em 1967, a sua ida para New York City permitiu-lhe aceder à Playboy, à Avant Garde e ao New York Times.
Desde aí o seu trabalho conhece um reconhecimento mundial e os pedidos de trabalhos sucedem-se.























Considerado por muitos" o mais importante Ilustrador da América actual"( signifique isto o que quer que seja) Brad Holland tem uma obra única, estranha e irónica, em simultâneo, insólita e calorosa, onda técnica e criatividade se entreajudam.








































Sem o auxílio precioso da cor, as suas ilustrações a preto/branco transportam-nos para um mundo onde o inesperado cruza o nosso caminho, a cada passo.
E, terminemos com uma frase do próprio Holland "Antigamente o artista de vanguarda chocava a classe média. Hoje a classe média choca o artista de vanguarda".

Um comentário:

  1. Já vi várias ilustrações do BH que achei fantásticas, mas agora, com o seu post fiquei mais atenta. E a frase q diz ser da autoria dele é mesmo daquelas que vão passar a citação!

    ResponderExcluir