domingo, 20 de dezembro de 2009

As Estrelas que não nos chegam de Hollywood


Estes são, actualmente
os 12 restaurantes portugueses
com estrelas Michelin

1. Eleven
Era, até este ano, o único restaurante em Lisboa com uma estrela Michelin.
Joachim Koerper, o chef do Eleven pratica uma cozinha de mercado,
aproveitando o que há disponível em cada época.
Este mês a especialidade são as trufas pretas.

Rua Marquês de Fronteira, Jardim Amália Rodrigues, Lisboa. 21 386 2211.

2. Amadeus
O chef austríaco Siegfried Danler-Heinneman juntou o Amadeus ao lote dos estrelados já em 2006. Fica em Almancil, vila que tem três outros restaurantes neste lote. A sua cozinha combina a criatividade com a qualidade dos produtos da região.

Escanxinas. Estrada Almancil - Quarteira. 289 399 134.

3. Fortaleza do Guincho
Um dos melhores exemplos de alta cozinha em Portugal.
O responsável é o francês Antoine Westermann, com uma estrela desde 2001 que pratica uma cozinha de luxo franco-portuguesa.

Estrada do Guincho, Hotel Fortaleza do Guincho. 214 870 491.

4. Tavares
Ultrapassou revoluções e crises económicas durante mais de dois séculos para receber, este ano, a sua primeira estrela Michelin. O chef José Avillez na cozinha combina sabores tradicionais com a experiência adquirida a trabalhar com Ferran Adriá no El Bulli de Barcelona.

Rua da Misericórdia 35. 213 421 112

5. Henrique Leis
Outro dos magníficos de Almancil é o restaurante do chef brasileiro Henrique Leis que repete a distinção pelo nono ano consecutivo. A cozinha tem forte influência francesa, e deve ser apreciada na sala de Inverno decorada com pinturas da autoria do próprio chef, que dá o nome ao restaurante.

Vale Formoso, Almancil. 289 393 438.

6. Il Gallo d'Oro
Neste restaurante do Cliff Bay Hotel do Funchal é o chef Benôit Sinthon o principal culpado pela estrela recebida o ano passado. A cozinha é de inspiração italo-mediterrânica, com uns toques tipicamente madeirenses.

Estrada Monumental 147. 291 707 700.

7. Willie's

Willie Wurger é um alemão que chegou ao Algarve nos anos 80 e por lá ficou. Tem uma estrela Michellin desde 2006, graças a criações como o ravioli de marisco com molho de vermute, ou a sela de tamboril frito em molho de mostarda.

Rua do Brasil, 2, Vilamoura. 289 380 849.

8. The Ocean
Um dos novos premiados deste ano, o The Ocean é um dos oito restaurantes do resort Vila Vita Parc. Na cozinha outro austríaco, o chef Hans Neuner. O francesismo das receitas ajusta-se ao universo Michelin, com uma ementa gourmet que muda todas as semanas.

Alporchinhos, Porches. 282 310 100.

9. São Gabriel
Mais um chefe internacional, o alemão Torsten Schulz que dirige, desde o início do ano, a cozinha deste terceiro estrelado de Almancil. No menu é possível provar lagostim norueguês sobre um agridoce de lentilhas pretas ou faisão cozido em vinho tinto com salada de cogumelos Portobello.

Estrada da Quinta do Lago (Km 3,5). 289 394 521.

10. Villa Joya
Se ter uma estrela Michelin é uma raridade em Portugal ( ...só em Barcelona existem 30 restaurantes nessas condições!!!)ter duas é privilégio exclusivo do Villa Joya. O mérito é do austríaco Dieter Koschina, com uma cozinha onde não faltam os produtos nacionais.

Praia da Galé (Guia), Albufeira. 289 591 795.

11. Arcadas da Capela
Fica no hotel de charme Quinta das Lágrimas e conta com uma dupla de luxo na cozinha: Albano Lourenço é o chef e Joachim Koerper (do Eleven), o consultor. A regra aqui é, também, a chamada cozinha de mercado.

Rua António Augusto Gonçalves, Coimbra. 239 802 380.

12. Largo do Paço
Mais um restaurante em hotel de charme, este na Casa da Calçada, que recuperou o ano passado a estrela Michelin que lhe pertencera nos tempos do chefe José Cordeiro. E este ano manteve-a, mérito do jovem chefe Ricardo Costa e respectiva equipa.

Largo do Paço, 6. 255 410 830.

5 comentários:

  1. Há demasiados estrelados em Almancil, eu e os meus manos temos uma casota lá perto, já fui a todos, sei do que estou a falar.

    Um sensacional no Algarve que nunca receberá uma estrela, nem acachapada, é o do Vila (o Vila é daqui...) e do Lisa na Mexilhoeira Grande (ou será a da Carregação ?) entre Portimão e 'Legos'.

    :-)

    ResponderExcluir
  2. 'Atão e aquilo em que está o filho do Júdice ao pézinho de Coimbra, nada ? Azar...

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. O "Vilalisa" é uma inesquecível experiência gastronómica!

    Mas, do que eu gosto mesmo, mesmo, é de um belo Arroz de Lingueirão, na minúscula esplanada da Tasca do Zé Maria, na Ilha de Faro...

    ResponderExcluir
  4. Como sabes eu também...

    E na ilha de Faro (enquanto aquilo não fôr ao fundo...) qualquer tasca com arroz de --- gostava de me atrever a dixer um "sinónimo" que o 'pessoal lá usa p'ra lingueirão, mas ia baixar o nível da conversa... --- dixia eu que qualquer uma com esse arroz me serve...


    :-)

    ResponderExcluir