quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Paz e Amor para todos menos para mim - Ricardo Araújo Pereira

Acreditar que Deus existe
é uma convicção profunda,
mas acreditar que não existe,
curiosamente, não é

O Natal é tempo de paz, tempo de amor, tempo de lamentar a existência de pessoas como eu.
Não admira que seja uma época que toda a gente aprecia.
No dia que assinala o nascimento do salvador, o cardeal-patriarca não resistiu a lembrar que há quem não tenha salvação possível.
Acaba por ser uma observação animadora.
Se alguma coisa pode transtornar quem mereceu um lugar no paraíso é o facto de haver fila para entrar.
Pois bem, eu serei menos um a obstruir os portões do céu: na homilia da missa de 25 de Dezembro, D. José Policarpo saudou os judeus e todos os que acreditam num Deus único - mas, ostensivamente, não me saudou a mim, que sou ateu.
Os judeus acreditam tanto como eu que o menino cujo aniversário se celebrava é o filho de Deus. No entanto, receberam uma saudação.
Para mim, nem um caridoso aceno de cabeça.

O ateísmo tem sido, para mim e para tantos outros incréus, a luz que me tem conduzido na vida. Às vezes fraquejo, em momentos de obscuridade e de dúvida, mas, mesmo sendo incapaz de provar a inexistência de Deus, tenho conseguido manter a fé - uma fé íntima fundada numa peregrinação que tem a grandeza e a humildade da longa caminhada da vida - em que Ele não exista.
Todos os dias busco a não-existência do Senhor com renovada crença, ciente de que a Sua inexistência é misteriosa demais para que eu a tenha inventado.

É certo que o mesmo D. José Policarpo já havia dito que o ateísmo era o maior drama da humanidade - acima da fome, da guerra e do próprio time-sharing.
Fê-lo, porém, em data menos misericordiosa.
Sonegar saudações no Natal é particularmente cruel.
O anátema mais duro é o que é lançado no tempo do perdão.
Estou habituado a receber anátemas e garanto aos menos experientes que os anátemas natalícios são os que aleijam mais.
Em todo o caso, no fundo eu sei bem que não sou digno de ser saudado.
Acreditar que Deus existe é uma convicção profunda, mas acreditar que não existe, curiosamente, não o é.
Alguém, munido de um aparelho próprio, mediu a profundidade das convicções e deliberou que as do crente são mais fundas que as do ateu.
Quando alguém diz acreditar em Deus, está a exprimir legitimamente a sua fé; quando um ateu ousa afirmar que não acredita, está a agredir as convicções dos crentes.
Ser crente é merecedor de respeito, ser ateu é um crime contra a humanidade.
Ainda assim, esperava ter sido saudado.
Eu não acredito em Cristo, mas sempre acreditei nos cristãos.
É a primeira vez que vejo um deles recusar ao menos uma saudação a um pecador.

Ricardo Araújo Pereira in Boca do Inferno (Visão)

9 comentários:

  1. Eu sou católica, mais por preguiça, inércia e alguma superstição do que por verdadeira fé e convicção, mas na realidade nunca percebi porque é que os ateus, agnósticos e afins não têm direito a ser respeitados pelas suas ideias como todos os crentes, e ele há cada crença ( numerologia, hara krisna, jeová, mormons,etc, etc)que não lembra ao "diabo"...

    ResponderExcluir
  2. Paz e Amor para Todos e Todas...inclusive para Mim.

    E que 2010 seja o Ano da Quimera, com todas as interpretações possiveis para a expressão.

    BOM ANO PARA TODOS/AS !!!

    ResponderExcluir
  3. Eu pecador me confesso... desde os 14 ou 15 anos que não acredito em nada disso.

    (o que não me impediu de aos 10 anos ter tido que decorar as as respostas a 239 perguntas de uma caca qualquer na catequese dos salesianos do Estoril... se calhar foi por isso, danem-se !)

    Além de que esperaria sempre que o Inferno (se por acaso existisse) fosse um lugar bem menos aborrecido que o Céu, que deve ser logo ali ao lado. Tanta trêta...

    Consolem-se e sejam boas pessoas, isso deve chegar.

    :-)

    ResponderExcluir
  4. Na mouche !!!
    Utilizando uma velha máxima " Graças a Deus, sou ateu ", convicto e assumido. A maioria dos habitantes deste País não será ateu confesso mas será, concerteza, agnóstico ( a frase preferida deles é "católico não praticante", vá-se lá saber que diabo é isso ...).
    Contudo há quem insista em continuar a afirmar que " Portugal é um País católico " ( outra das idiotices que se ouve por aí, como se uma Nação tivesse religião...)
    E à sombra desses mitos florescem os negócios escuros ( e obscuros) de Fátima e similares ...

    " Bálha-nos Deuzzz " ... e um Bom Ano para todos ( de preferência isento dos malefícios da(s) religião(ões) ...

    ResponderExcluir
  5. armando, católico não praticante é um idiota que não se dá ao trabalho de ir à missa, mas que não quer ficar mal na pintura, ou perante os tios, ou o raio.

    :-)

    Quanto a Fátima, aquilo é um sítio horrível (mandaram-me lá 2 vexes quando era miúdo... ainda não era tão feio) todavia eu não me importaria de ser accionista da 'coisa', parece que aquilo dá...

    ResponderExcluir
  6. Irmãos ateus, agnósticos, católicos, muçulmanos, budistas e restantes, que cada um de vós se mantenha assim seguro quando a vossa morte se aproximar, é aí que quero conhecer a força das vossas certezas !
    Até lá usem e abusem da vossa saúde e da alegria por passarem mais um ano nesta vida terrena.
    O melhor possivel em 2010, para cada e para todos.

    ResponderExcluir
  7. Ah, e se bem entendi, o ponto do RAP é este:

    Quando alguém diz acreditar em Deus, está a exprimir legitimamente a sua fé; quando um ateu ousa afirmar que não acredita, está a agredir as convicções dos crentes.


    Eu estou-me nas tintas para a religião, mas não para a história, nem para as pessoas, acho que já disse, dois dos meus primos direitos são padres, e eu gosto deles...

    Uma implicação que se me sai: quase toda a arquitectura religiosa e uma parte muito significativa da música sacra é do melhor que a humanidade já produziu nestes anos todos.

    Just my atheistic two cents.

    :-)

    Aqui fica um exemplo da minha curiosidade e do meu interesse e que aposto que não conhecem:
    Süryaniler (Religious Music and Folk Music From The Syriacs) .

    ResponderExcluir
  8. Ou então do falecido Nusrat Fateh Ali Khan , isso há em qualquer discoteca near you, ele faxia qawwali, (google is your friend) e os sufis dantes eram sábios, hoydia são uns fdp's de fundamentalistas.

    Nusrat estava acima (ou muito ao lado) disso.

    ResponderExcluir
  9. "Anátemas natalícios"!
    Perfeito...

    ResponderExcluir