sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

...Afinal, hoje é dia de 'Sol'

A edição do semanário Sol que chegou às bancas hoje revela novos dados sobre as escutas do caso «Face Oculta». De acordo com o jornal, a alegada tentativa de controlo dos media não se ficaria apenas pela compra de 30 por cento da TVI. O objectivo seria também a aquisição de um grande grupo de comunicação, em que a PT seria usada.

De acordo com o Sol, na mira da PT estariam três grupos. «Numa primeira fase seria a Cofina (dona do Correio da Manhã) ou a Impresa, de Pinto Balsemão, e no fim surgiu a hipótese do grupo Controlinveste (DN/JN/TSF), de Joaquim Oliveira», escreve o semanário.
A Ongoing, refere a publicação, «nesta conjugação de interesses entre poder político e económico, surge, como ponta-de-lança, apoiada pela PT».

A análise das escutas e destes negócios levou, segundo o Sol, os magistrados do processo Face Oculta a considerar a existência de «indícios muito fortes» de que estava «directamente envolvido o Governo, nomeadamente o primeiro-ministro».
«Poderiam resultar prejuízos económicos para a PT que previsivelmente seriam “pagos” com favores do Estado ou no mínimo colocariam decisores políticos na dependência de decisores económicos», cita desta forma o «Sol» o despacho de 23 de Junho do procurador João Marques Vidal, na fundamentação das primeiras certidões extraídas do processo «Face Oculta».
A publicação salienta que o magistrado defendeu a abertura de um inquérito autónomo, pela Procuradoria Geral da República (PGR), por estar «directamente envolvido o Governo» em situações que configuravam um crime de «atentado contra o Estado de Direito».

Recorde-se que na sua anterior edição, o Sol já havia transcrito alguns excertos do despacho do juiz de Aveiro responsável pelo caso Face Oculta, António Gomes, que extraiu certidões para a instauração de um inquérito-crime autónomo por parte da PGR, o que não chegou a acontecer.
Neles era dado conta de «indícios muito fortes da existência de um plano» em que estaria envolvido o primeiro-ministro, cujo objectivo era controlar a TVI.

Nessa edição, tal como na desta semana, o Sol publicou transcrições de escutas telefónicas que foram enviadas em dezenas de CD com as certidões. Entre os envolvidos nestas escutas encontram-se Armando Vara e Paulo Penedos, ambos arguidos no processo Face Oculta.

5 comentários:

  1. Comentários, para quê ?
    Está tudo suficientemente claro.
    Resta convidar alguns países da América do Sul para virem fazer uma reciclagem dos seu métodos de malandrice ......

    ResponderExcluir
  2. Por estes lados o jornal esgotou em minutos...

    ResponderExcluir
  3. Eu cá não tenho já pachôrra p'ra estas conversas, e a bem dizer, quero cá saber...

    :-(

    ResponderExcluir
  4. Tavez seja desta, com todos os "rabos de palha" que os "amigos" lhe foram deixando, que o Pinóquio tenha alguma vergonha na cara, e se demita...
    Como dizia, ontem, Miguel Sousa Tavares, o caso do "Sol" foi mais um prego no caixão político de José Sócrates!

    ResponderExcluir