terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Júlio Pomar - Prémio Vida e Obra da SPA

A RTP associou-se, este ano e pela primeira vez, à Sociedade Portuguesa de Autores para a atribuição de prémios que distinguem autores de obras em diferentes áreas artísticas durante o ano de 2009.
A gala foi transmitida em directo do Grande Auditório do Centro Cultural Belém, e apresentada por Catarina Furtado contando com actuações musicais do Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Deolinda e da Aziza Mustafa Zadeh.
Neste espectáculo foram entregues 20 prémios enquadrados em 8 áreas: cinema, rádio, dança, música, literatura, teatro, televisão e artes visuais.
Os prémios, com um troféu assinado pelo designer Henrique Cayate são, nas palavras do director de programas da RTP, José Fragoso "...uma iniciativa que fazia falta aos autores, à televisão e ao público".
Para o prémio Melhor Programação Cultural Autárquica foi escolhida a Câmara Municipal de Cascais, em parte pela inauguração do Museu Paula Rego e pela organização do Festival de Cinema do Estoril, referiu José Jorge Letria, responsável da SPA.
E no prémio vida e obra foi escolhido o nome de Júlio Pomar que“é um dos maiores pintores de sempre e um criador plástico com grande projecção internacional”.
Nós, por cá, desde o Almoço do trolha ( primeiro quadro que vi, do Pomar) achamos o mesmo...

4 comentários:

  1. Embora lhe ache muita graça como pessoa, não aprecio a pintura embora reconheça que tem uma Obra. E que deve ter feito ganhar algum dinheiro à SPA.

    ResponderExcluir
  2. Tenho sentimentos divididos em relação ao Pomar, acho que há coisas interessantes, mas na maior parte... passo.

    ResponderExcluir
  3. É merecido, este prémio.

    Bonita, a homenagem que João Lourenço quis fazer a Vera Castro, cenógrafa e figurinista, que ontem nos deixou, quase sem aviso.
    Nunca vou esquecer a beleza, feita de vários vermelhos, dos figurinos do bailado "Isolda", estreado, nos anos 90, na Fundação Calouste Gulbenkian.

    Curiosamente, ópera que veríamos juntas muitos anos depois, em Milão, numa verdadeira "excursão", organizada com outros amigos que também por aqui andam...
    Vera, já temos saudades tuas.

    ResponderExcluir