segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Celeiro do Pinto, no Redondo

O Redondo, a cerca de 150 Km de Lisboa, terra do Vitorino, o cantor, não o político,
tem vários de motivos de atracção, a justificar uma saltada de fim-de-semana.
A cerâmica, os vinhos ( já agora, sabe o que é a Porta da Ravessa
que se tornou marca vinícola?), as Ruas Floridas, a que demos destaque aqui no blog
...e, a festejar agora o 1º Aniversário, o Celeiro do Pinto.
Rosa Pinto, Manuel Pinto e, a filha do casal, a jovem Elsa, são os grandes responsáveis pelo êxito, mais que merecido, deste templo da arte de bem comer, como é apanágio do Alentejo, num ambiente confortável, com um serviço profissional, sem deixar de ser simpático e caloroso, e a preços, ( vou arrepender-me de dizer isto...) ainda, bastante acessíveis.
O espaço físico, recuperação em que apenas se aproveitarem os velhos arcos em tijolo de burro, baseou-se no inteligente projeto do arquitecto Rui Russo, da vizinha Évora, que criou algo moderno , um pouco, minimalista, mas que não agride a tradição local nem a, aparente, simplicidade das delícias da D.Rosa.
E, por falar em comezainas, são imperdíveis as Entradas, com destaque para os Pimentos, os Cogumelos, o Fígado de Coentrada, os Enchidos de Porco Preto, os Queijos variados, as Azeitonas, os Pastéis de Mogango, as Pataniscas de Bacalhau, tudo acompanhado por um Pão local, que já é quase uma refeição, e regado por um bom vinho das Adegas da Região.
Mas, depois, temos as Sopas - de Cação, de Tomate, de Beldroegas, da Panela, eu sei lá que mais - as Migas Gatas, os Bifinhos de Cação, as Costeletas de Borrego, os Secretos de Porco Preto, o Cozido, enfim, uma lista onde a única dificuldade está na escolha, até porque os pratos vão variando, de acordo com os produtos da época.
Por fim, nos Doces surge-nos a tradicional Sericá ( Sericá, porque é de Cá, segundo Manuel Pinto...se fosse de Évora era Sericaia !), a Encharcada, sem esquecer o Doce da Casa, segredo simpaticamente partilhado pela cozinheira/proprietária.
O custo médio de uma refeição, dependendo do vinho escolhido, ronda entre os 15 e os 20€.
O Celeiro do Pinto encerra à 5ª feira e, com a aproximação da Primavera será mais seguro fazerem a reserva pelo telefone 939 136 665.
...Ah, e não se esqueçam de dizer ao Sr.Pinto que vão da parte do"Galo", para eles os receber, ainda melhor, lá na 'capoeira' !!!

6 comentários:

  1. Olha que bela ideia para um almocinho num sábado!!!!! E nós que adoramos o Alentejo! Já apontei no tlm.

    ResponderExcluir
  2. Não está certo !
    Provocar uma inundação de água na boca, é tortura quase de Guantanamo !!!
    Lá se vai a minha dieta..por culpa dos Pintos e do guloso do Galo!!!

    ResponderExcluir
  3. Espectáculo. Já estou a ver a almoçarada e o cafézinho no monte de uns amigos, lá para os lados da Roseta.

    ResponderExcluir
  4. Já não passo no Redondo'séculos', fica anotado.

    :-)

    ResponderExcluir
  5. ...e eu vou com o Mário Ortet!

    ResponderExcluir
  6. Moito obrigado, amigo Galo, per a sua recomendacao (excuse mi mal portugues). Un lugar limpio, elegante, de excelente comida portuguesa y con un servicio excepcional. Para mi mulher e eu mismo, un lugar para repetir moitas veces. Desde luego que comentamos que habíamos trovado el lugar gracias a suas recomendacoes. Saludos desde Madrid. Javier y Juani

    ResponderExcluir