sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O preço da Arte


A dona de uma Galeria de Arte, possuidora de quatro quadros muito valiosos, resolveu atribuir-lhes o valor seguindo um critério alternativo. Assim, sabendo que...
O quadro do Picasso vale 16 milhões de euros...
Os Girassóis do Van Gogh estão avaliados em 22 milhões...
...13 milhões de euros é o preço pedido pelo Matisse.
...Qual será o valor atribuído a este Toulouse-Lautrec ?

6 comentários:

  1. Isto qd se fala de milhões perco a real noção de grandeza... Mas gosto mt de Toulouse Lautrec. Traço inconfundível, pintou a vida da boémia Parisiense..mas está cotado abaixo de Van Gogh, Picasso e Matisse! (I've got a feeling!)

    ResponderExcluir
  2. Desculpem a ignorância, isto é para ser um problema de lógica(Einstein Corner)ou é uma notícia verdadeira sobre Arte, como se deduz do comentário anterior?

    ResponderExcluir
  3. Okies, aqui vai a minha:

    1. Não sou um incondicional do Picasso, há coisas de que gosto imenso (nomeadamente o que lhe veio dos períodos azul e rosa só p'ra dar um exemplo, mas há muitas mais...). Há coisas que me deixam indiferente (não me emocionam, e se a arte não te emocionar serve p'ra quê ?), e há coisas de que francamente, não gosto de todo em todo.

    (Não sou o único, nas tintas se fôsse, mas podem perguntar ao Pedro C. ele tem uma opinião semelhante...)

    2. Idem aspas em relação ao Van Gogh, do que eu gosto mais dele são coisas feitas a carvão quando ele vivia lá na terra dele e mal sabia pintar (antes de ter ido para Paris), problem is são propriedade de museu(s) na Holanda e não estão à venda por preço nenhum.

    3. Matisse ... passo. Gostos são gostos.

    4. O Toulouse-L. era um anãozinho genial, um putanheiro do caraças (uma boa parte das mulheres que ele pintou são... 'tão a topar ? 'pessoal' do lupanar que ele frequentava) mas eu não me importava de ter tudo ou quase tudo, só que óbviamente não chego lá.

    Just my two damned cents...

    ResponderExcluir
  4. Não arrisco nenhum valor, porque os milhões não são o meu forte...
    À priori, parecer-me-ía que o quadro de Picasso valeria mais do que o de Van Gogh, do Matisse e do Toulouse-Lautrec!

    ResponderExcluir
  5. Certamente por erro de comunicação ( mas desde já fica aqui o alerta porque tenciono postar mais 'problemas' deste tipo) ninguém encarou este texto como um postulado de um problema...
    Se o Picasso ( cujo nome começa pela 16ª letra do abecedário) vale 16 milhões, e Van Gogh que vale 22 milhões,começa pela 22ª letra, assim como Matisse vale 13 milhões ( sendo o M a 13ª letra do msemo abecedário)então o nosso amigo Toulouse ( com um T que fica na 20ª posição) vale...20 milhões.
    Elementar ...meus caros Comentadores!!!

    ResponderExcluir
  6. Nopes, Johnny, ninguém encarou isso assim...

    Em todo o caso esses preços são p'ra cofre-forte, ou pr'aí...

    :-)

    ResponderExcluir