quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sal&Pimenta - Tempero semanal por José Manuel de Sousa

BOXE

O Parque Mayer era um espaço que proporcionou durante muitos anos uma intensa vida de diversão e alegria, desde os Teatros de boa memória até à barraca dos tirinhos (vai um tirinho freguês?) e a restaurantes com boa comida.
Ali assisti às revistas tão populares com nomes inesquecíveis, Vasco Santana, António Silva, a grande e saudosa Ivone Silva, o inimitável Salvador e por aí fora.
Comprava bilhetes de claque sub-repticiamente vendidos entre outros locais, à porta da Estação do Rossio, baratos mas tínhamos de aplaudir quando o chefe da claque dava sinal!

Bons tempos. Mas também ali existia o Guarda Roupa Paiva , fui cliente alugando fraques para o casamento de muitos dos meus amigos. Deixei de lá ir quando casei, então com o meu fraque feito de propósito e bem à medida da minha elegância…

No espaço que mais tarde seria um improvisado estacionamento, havia um Pavilhão onde se desenrolaram muitos torneios de boxe com o natural entusiasmo de variadas assistências e com alguns desportistas que criaram fama.

Desaparecido este recinto desportivo e moribundo o Parque Mayer, parece que o boxe se deslocou para outras paragens, a ultima das quais se revelou de grande impacto quer pelo local propriamente dito quer pelos dois boxeurs, um deles famoso internacionalmente.
Foi grande a cobertura mediática e há mesmo quem preveja uma repetição do encontro, não agora no Aeroporto de Lisboa, mas onde o treinador Queiroz e o comentador Baptista se voltarem a encontrar sendo árbitro quem sabe, o conhecido e inamovível Madail !

José Manuel de Sousa

6 comentários:

  1. O Pai também já me tinha falado desses combates de boxe no Parque Mayer mas eu achei que se tratava de fantasia pura...
    Quanto ao outro boxe, nem digo nada, a não ser que o futebol, desporto que detesto, atingiu o seu nível mais baixo de sempre.

    ResponderExcluir
  2. Recordar é viver !

    ResponderExcluir
  3. Lembro-me do Capitólio e das matinées infantis na companhia da minha Avó materna! E à saída o gelado italiano (fazia furor na época)!Meu Pai ainda hoje me fala do Belarmino.

    ResponderExcluir
  4. Belarmino só o do Fernando Lopes...

    ResponderExcluir
  5. Pois, mas o filme/doc do Fernando Lopes foi baseado no Belarmino himself.
    :):)

    ResponderExcluir
  6. O "Desporto Rei" também não me diz nada!
    Mas o que é condenavel, é que os negócios escuros não permitam que "se jogue à bola", simplesmente...

    ResponderExcluir