MTH tem companheiro. Puxei, puxei, puxei pela "caixa" e não consigo chegar a compreender a formatação do raciocinio. Mas fiquei bravo com o Alvega que sabe e não nos diz !
Hão-de reparar que em cada linha os números nos rectângulozinhos são sempre iguais, estão é dispostos numa ordem diferente.
Na primeira linha, o 3º rectângulo cancela o 2º, em tese fica a sobrar o 1º, que supostamente é igual a 5.
Na segunda linha não há cancelamentos, só adições, e reparem que o 3º rectângulo é igual ao que sobrou da primeira linha, portanto vale 5. O que significa que os outros dois valem 17 menos 5, ou seja 12.
Na terceira linha o 2º rectângulo volta a cancelar o 1º, e o que sobra é igual a um dos tais da segunda linha que somados davam 12, right ?
Mas como se calhar repararam, os 2 rectângulos da segunda linha que valem 12 são iguais (dispostos na tal ordem diferente) portanto é 6 para cada lado....
O Alvega que me dseculpe mas a sua explicação ainda me deixou mais confuso... Se a ordem dos números nos tais rectângulos não interesa, então deveriam ter todos o mesmo valor e valer 5, o que faria com que o X fosse também 5. Mas aí no meio a soma teria que ser de 15.
Trabalhou em Publicidade em Portugal, Brasil e Estados Unidos.
Colaborou, igualmente, na Rádio("As Noites Longas do FM estéreo"), na Televisão ("O Jornalinho")e na Imprensa escrita.
Publicou vários livros de short stories, "O Galo de Barcelos ao Poder"(Moraes editora ), "As Noites Longas"(Rádio Comercial ),"Gostastes?"( Bizâncio)e "Photomaton"(MDS).
É um dos autores d'"O Canto do Galo"( Bizâncio) e do "Tamanho não é Qualidade" (MDS).
Mais recentemente, de novo pela Bizâncio, publicou "Cozinha Fácil para Homens que não sabem estrelar um ovo".
Não chego lá...
ResponderExcluirEu chego... mas é como dizem os américas:
ResponderExcluir"I could tell you but then I'd have to kill you.
Vcs. que não têm esse problemita, cheguem-se à frente...
:-)
MTH tem companheiro.
ResponderExcluirPuxei, puxei, puxei pela "caixa" e não consigo chegar a compreender a formatação do raciocinio.
Mas fiquei bravo com o Alvega que sabe e não nos diz !
Matemática do antigo 7º ano (actual 12º ? ), companheiro Z.M.
ResponderExcluirÉ uma equação simples de três, mais simples que as de dois que têm uma fôrmula resolvente que nem lhe passa pela cabeça...
:-)
Alvega, tenho desculpa...o meu 7º ano foi mesmo quase quase quase no principio do século passado....:))
ResponderExcluirOk vamos lá a isto...
ResponderExcluirHão-de reparar que em cada linha os números nos rectângulozinhos são sempre iguais, estão é dispostos numa ordem diferente.
Na primeira linha, o 3º rectângulo cancela o 2º, em tese fica a sobrar o 1º, que supostamente é igual a 5.
Na segunda linha não há cancelamentos, só adições, e reparem que o 3º rectângulo é igual ao que sobrou da primeira linha, portanto vale 5. O que significa que os outros dois valem 17 menos 5, ou seja 12.
Na terceira linha o 2º rectângulo volta a cancelar o 1º, e o que sobra é igual a um dos tais da segunda linha que somados davam 12, right ?
Mas como se calhar repararam, os 2 rectângulos da segunda linha que valem 12 são iguais (dispostos na tal ordem diferente) portanto é 6 para cada lado....
Preciso de continuar ??
:-))
O Alvega que me dseculpe mas a sua explicação ainda me deixou mais confuso...
ResponderExcluirSe a ordem dos números nos tais rectângulos não interesa, então deveriam ter todos o mesmo valor e valer 5, o que faria com que o X fosse também 5.
Mas aí no meio a soma teria que ser de 15.
...Ou estou a fazer uma grande confusão?
Sorry Pedro Miguel.
ResponderExcluir:-)
Posso estar enganado, nunca fui barra nisto, mas pelas minhas contas xis é igual a seis.
:-))