quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sal&Pimenta - Tempero semanal por José Manuel de Sousa


1890

Iniciaram-se as comemorações do Centenário da República que terá dado os seus primeiros passos no Porto, em 31 de Janeiro de 1890.

Na entanto tenho hoje sérias duvidas se realmente foi necessária a troca entre a Monarquia e as novas modas vindas da Revolução Francesa, tanto mais que olhando por esta nossa Europa, não poucas monarquias continuam existindo em Países onde as liberdades e o progresso social e económico fazem uma sombra sobre Portugal que nos deixa muito entristecidos com o abismo que aumenta e que deles nos afasta.

Ora nas centenas de anos de Monarquia em Portugal, o prestigio mundial e os feitos dos portugueses em muito ultrapassaram aquilo que a República nos tem dado.

E a nostalgia interiorizada por nós em relação a certos aspectos daquele passado, está corporizada nos partidos políticos pois por lá há sempre um “ reizinho” ou uma “rainha”, à volta dos quais gravita uma corte cheiinha de intrigas e tentativas de derrube pois o trono é muito apetecível.

Temos então que Portugal só mudou de modelo de governação na aparência, pior ainda, em vez de um Rei temos algumas dezenas de “monarquinhas” de faz de conta que se espalham do Norte aos Algarves e que de todos nós são bem conhecidos.

Tenho para mim e que me perdoem republicanos e monárquicos, que para o País o Regime é indiferente porque a massa humana que todos somos, é das mais moldáveis e o que queremos é viver o melhor possível.

Por outro lado, muitos dos defeitos que se apontavam e ainda se apontam à nossa extinta monarquia e a todas as outras que existem, por aqui continuam e alguns deles mais refinados !

Em suma com Rei ou Presidente, isto anda uma verdadeira rebaldaria !!!

5 comentários:

  1. Ora aí está uma belíssima questão!!!
    O fraco rei faz fraca a forte gente, mas "a gente" é mesmo fraquinha! Com Rei ou com Presidente!!!

    ResponderExcluir
  2. P'ra mim é simples:

    Rei: Fernando Mascarenhas ou Bernardo Vasconcellos.

    Pres: Jorge Sampaio.


    Não se preocupem, nenum deles aceitaria...

    :-)

    ResponderExcluir
  3. Sério, claro.
    Qual dos regimes, afinal?
    República ou Monarquia? Depende das pessoas que lá estão, é? Assim não vale. É batota...

    ResponderExcluir