quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Estátuas de Paciência

Sempre tive curiosidade em saber o que leva uma pessoa a optar(?) por se tornar homem/mulher estátua...
Será uma certa dose de exibicionismo? Serão actores frustrados à procura de público e dos seus quinze minutos (ou horas e horas) de fama?
Serão, apenas, razões de sobrevivência?




























E o que pensarão eles, durante os longos períodos de tempo em que se mantêm estáticos?
Repararão nas pessoas que passam, no ar boçal daquele turista gordo que os fotografa, no decote generoso da moçoila que lhes vem dar uma moeda, no sorriso ingénuo das crianças?
Estarão, antes, a meditar no pagamento da renda, do colégio dos filhos ou, em vez disso, a conjecturar uma qualquer nova teoria da relatividade?
O que se esconderá, na realidade, por trás daquelas fachadas de pedra, granito e mármore mesmo que feitas de papier maché?

5 comentários:

  1. G. eu acho que a razão está algures entre os 15 minutos e a sobrevivência.

    Eu admiro esses gajos/as, não seria capaz.

    E há alguns verdadeiramente bem bolados.

    :-)

    ResponderExcluir
  2. Isto faz-me lembrar um senhor, que todos os anos nas feiras dos meses de verão, marca presença, sempre no mesmo sítio, sempre vestido de branco e quase sempre na mesma posição... nunca pensei na razão de estar sempre ali e sempre igual.
    Quanto às pessoas nas fotos acima, independentemente da razão, parece-me que gostam do que fazem!

    ResponderExcluir
  3. Muito admiro estes artistas , curiosa forma de ganhar algum dinheiro recorrendo a um verdadeiro sacrificio. Que eu não seria capaz de enfrentar.

    ResponderExcluir
  4. Grande pachorra, porque se fosse só para ganharem dinheiro haveriam de encontrar outras soluções...

    ResponderExcluir
  5. Eu costumo fazer de estátua em 2 a 3 concursos de Verão (a um nível muito mais amador do que estes profissionais que mostram nas imagens) e comecei nos tempos de faculdade. Uns amigos convidaram-me a experimentar e fui sem pensar muito. Adorei o ambiente, a curiosidade das pessoas, até o próprio sacrifício da imobilidade que depois de ultrapassado nos traz uma sensação de calma e realização pessoal.
    É claro que o dinheiro que se ganhar também é um incentivo e dá muito jeito!lol

    Cumprimentos a todos!

    ResponderExcluir