quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Cada reacção, seu paladar

58

"...Esta não é uma convocatória oficial, embora seja do máximo interesse de todas as partes envolvidas, a sua presença...".
Teodorico Santana, com barba de três dias e olheiras fundas, trincou o talo de aipo, enquanto lia as primeiras linhas daquela carta/convocatória, acabada de lhe ser entregue na recepção do Glória Aparthotel, para onde se mudara há já alguns dias, pois os seus diminutos capitais, não lhe permitiam manter a estadia no Othon Palace.

"...amanhã, pelas 18 horas, no salão nobre do Jockey Clube..."
O contabilista do Grupo, Hans Hahn, sorriu com a escolha do lugar para aquela reunião, de que ele não adivinhava os objectivos.
Fora no Jockey, que vira as suas primeiras corridas de cavalos e que aprendera o que significava apostar win, no vencedor, ou place, ganhar se o cavalo for 1º ou 2º, e outras designações mais elaboradas como handicap, maiden, novice, selling ou auction maiden. Um mundo só para iniciados...

Com duas orientais, quase gémeas, a ladeá-lo no jacuzzi, Sérgio Cassini leu a missiva, de sobrolho carregado "...onde serão dadas informações sobre um assunto..."
As jovens coreanas tinham, entretanto, recomeçado a beijar-se.
Sérgio mandou-as parar com um gesto brusco. Só conseguia excitar-se tentando recordar o que vira dias atrás ao apanhar Gabriela com a outra, mas estas duas eram uma pálida e artificial imitação.

Entretanto, a verdadeira Gabriela, lia em voz alta, a convocatória para Giselle, aninhada junto às suas pernas"...que é da mais alta importância para todos nós..."
As duas entreolharam-se, numa interrogação muda.

As letras nunca tinham sido o forte de Miltinho do Pagode, mas uma carta com uma dúzia de linhas, ele ainda conseguia ler, devagar, mas conseguia.
" ...agradecemos, pois, que esteja no lugar e hora marcados..."
Ele conhecia bem o Jockey Clube, iria ser pontual.

" ...e, não esquecer, de levar seu passaporte."
O passaporte era, de há muito, uma das peças
mais importantes da vida de Velic Ustinov.
Sem tal documento, sentia-se despido, desarmado.
Era o mesmo que, para as outras pessoas,
terem que se desfazer, em público, da camisa ou do fato.
E, asim, como nós temos várias peças de vestuário,
Velic também possuía passaportes com padrões variados,
com nomes e nacionalidades distintas.

"...assinado, Marco Tupinambá."
Esse metidinho a besta, de novo.
Ele iria ver com quem estava brincando, esta vez...
Iria perceber com quantos paus se faz uma canoa.

4 comentários:

  1. Adoro essas duas expressões 'saber com quantos paus se faz uma canôa', tem a dose necessária de referência e ameaça, e 'metidinho a besta' reflecte toda a imaginação que os brasileiros colocaram na língua portuguesa...

    Fait divers:
    Quando cheguei ao Brasil fui directo para o hotel Glória, fica ao pé da igrejinha do mesmo nome, em frente à praia do Flamengo.
    Para minha surpresa descobri que havia um montão de empregados tuga, quase todos da zona de Coimbra, e óbviamente o Colares já lá tinha pernoitado antes...

    :-)

    Seu J.V. parabéns pelo nº 58, ah e se não erro esse Jockey Club é na Gávea, precisamente ao lado do estádio do Flamengo ?

    (que finalmente foi campeão este ano, 'ganda Fla !)

    ResponderExcluir
  2. A despropósito:

    Marina Osmarina da Silva .


    Não vai dar, mas devia ser a próxima presidente do Brasil...

    :-(


    Marina Silva (born in Acre on February 8, 1958) is a Brazilian environmentalist and politician. She was a colleague of Chico Mendes. She was a member of the Partido dos Trabalhadores until August 19th, 2009 and served as a senator before becoming environmental minister in 2003. In 1996 she shared a Goldman Environmental Prize with Cristina Narbona Ruiz, in 2007 she won the United Nations Environment Programme named her a "Champion of the Earth" and the 2009 Sophie Prize.

    ResponderExcluir
  3. Muito estimulante!

    A ideia da carta a ser lida pelos diversos destinatários foi uma bela solução...

    ResponderExcluir