quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Supermãe - Ziraldo

* Espinhas = Borbulhas














A Supermãe, senhora com ar doce e sorridente, mas capaz de tudo pelo bem estar do seu "bébé", é mais uma das magníficas criações de Ziraldo (Ziraldo Alves Pinto, o Zi vem da Mamãe, Zizinha e o final deste nome único, do Papai, Geraldo), o genial gráfico brasileiro, nascido em Minas Gerais, em Caratinga, há 77 anos.
Mas a sua vasta obra espalha-se a muitos outros personagens e campos de actividade gráfica.
Fundador do Pasquim, uma revista mítica, de humor, da Banda de Ipanema, de personagens como o Saci Péréré ou o Mineirinho (...come quieto), de livros ( O Menino Maluquinho, por exemplo, é um best seller), dezenas de cartazes para alguns dos mais importantes filmes (... e não só) do Cinema Brasileiro, Ziraldo já foi até homenageado, em 2002, com um enredo de Escola de Samba.
E que maior honra pode ambicionar um Brasileiro vivo ( ...melhor dizendo, vivo da Silva )?

4 comentários:

  1. Li, no outro dia, na revista brasileira Veja que o Ziraldo, esquerdista assumido e do contra por tradição, recebeu uma indemnização de mais de UM MILHÃO DE REAIS por danos(?) causados pela Ditadura Militar, o que foi muito criticado por vários ex-companheiros, como Millôr Fernandes que disse que "isso não era ideologia mas investimento".
    O que não o impede de ser um excelente desenhador, embora bastante datado, no meu entender.

    ResponderExcluir
  2. A única coisa que não é datada é a personagem: uma mãe omnipresente, omnipotente e omnisciente. Abundam por aí mãezinhas destas.

    ResponderExcluir
  3. Ziraldo, um grande entre os grandes que abundam no humor do Brasil.O que eu lamento é que esta arte de fazer rir e sorrir se tenha tão bem desenvolvido do lado de lá e por cá, só deu fado.

    ResponderExcluir
  4. hey there and thank you for your information
    ? I have definitely piсkeԁ up ѕomething new from
    рrоper hегe. I did then again experience some technical isѕues using
    this web ѕite, as I sκilled to relοaԁ the ωebsіte
    a lot οf occaѕions рrioг to ӏ coulԁ get it
    to load correctly. I have been wondering if your web
    hoѕting is OК? Νot that I am complаіning, however sluggish lοading instаncеs oсcasions ωill sometimes impact your placement in google
    and cаn harm your high quality ranκing if
    ads and marκetіng ωіth Adwords. Well I'm adding this RSS to my e-mail and can glance out for a lot extra of your respective exciting content. Make sure you update this once more very soon..

    Look into my webpage :: payday loans

    ResponderExcluir