domingo, 24 de janeiro de 2010

Cristiano Ronaldo e o pastel de nata - Maria de Lurdes Vale

Um destes dias, numa conversa com uma espanhola de meia-idade que acabava de conhecer, comentei que ia passar o fim-de-semana a Lisboa.
Ah, sim, que fantástico! E como vais? De carro, respondi. De carro? Mas isso são pelo menos umas 11 horas de caminho, não?
Bom, tive de explicar, como tantas outras vezes, que não, que são cerca de cinco horas (sem trânsito) - há sempre filas enormes para sair de Madrid às sextas-feiras - e que é quase o mesmo que até Santander ou Gijón e até menos do que se leva desde a Castellana até Sevilha.

A admiração foi enorme. É que a última vez que esta senhora tinha estado na capital portuguesa fora há mais de 20 anos e, nessa altura, ainda não existam as auto-estradas que facilitam a cada vez maior proximidade ibérica.
Dessa longa travessia, guardava na memória as compras de lençóis e toalhas, as doses bem servidas nos restaurantes, sempre acompanhadas de arroz e batatas fritas, e uma ideia de Lisboa como uma cidade suja, com gente pobre.
Do resto do País, como a grande maioria dos madrilenos, pouco ou nada conhecia. Tinha passado uma vez por Vilar Formoso para ir petiscar uma posta mirandesa e ver uns castelos que há por ali.

Portugal apresenta-se até amanhã na FITUR com o maior stand de toda a Europa.
A mensagem que pretendemos transmitir é que o país está "na moda" e que tem muito para oferecer.
É uma boa aposta, mas não sei se será a melhor para os nuestros hermanos.
Os espanhóis já são, é certo, o segundo mercado mais importante para Portugal, mas a verdade é que, sobretudo em Madrid, continuamos a ser uns ilustres desconhecidos ou a ter uma imagem que não corresponde à realidade.
Falta presença, falta uma mensagem concreta, falta uma campanha agressiva de marketing nas rádios, nas televisões e na rua. Proponho duas soluções.

A primeira passa pela existência de um multiespaço no centro de Madrid em que os nossos melhores produtos possam ser exibidos e comprados e onde o cidadão comum, o que vive ou o que visita a capital de Espanha (o terceiro destino a nível mundial), possa igualmente informar-se, de forma personalizada, sobre o que pode fazer durante uma viagem a Portugal.
Este balcão turístico poderá ser inicialmente patrocinado pelos turismos de Lisboa, do Porto, do Algarve, dos Açores e da Madeira e por todos os hotéis, pousadas e estabelecimentos de turismo rural e de restauração que estejam interessados em captar clientes.
É a lógica do se Maomé não vai à montanha...

A segunda é a de convencer o Cristiano Ronaldo a deixar-se fotografar a comer um pastel de nata e publicar esta imagem em todos os media. Uma doce combinação que traria resultados inesperados ao PIB português.

Maria de Lurdes Vale in Diário de Notícias

6 comentários:

  1. Essa do Cristiano 'Romário' é uma boa, se ele fax anúncios a jeans, porque não a pastéis de nata ? Talvex seja até de convencer o Saramago a juntar-se ao "projecto"...

    Uma boa parte dos povos de Espanha conhece aqui o "rectângulo" e aprecia e disfruta o que está dixponível.

    (Um excelente exemplo é o próprio rei Juan Carlos, cujo português é muuuito melhor que o de uma data de 'tugas' que eu conheço...)

    Agora uma parte da intelectualidade, aí incluídos jornais de referência como o El Pais, o El Mundo, o ABC e etc. ainda não se conformaram com a ideia de que quase sempre que foi preciso, militarmente, lhes démos sovas monumentais.

    Já passou, mas o ressentimento parece que ficou.

    E portanto, claro está, somos la 'isla' de al lado, e é como dixia aquele nazi que se suicidou, se repetires uma mentira qualquer até à exaustão, ela de repente transforma-se em verdade...

    :-(



    Depois, e isso também é sabido, o Franco era muito menos pacóvio que o Salazar.
    Quando eu nasci, os meus pais viviam em Madrid e lembro-me de a Mãe contar que até o diabo do papel higiénico se tinha que vir cá comprar. Pois, mas entretanto...

    ResponderExcluir
  2. Todos sabemos que Portugal não se sabe divulgar.É um facto histórico.
    Esta possivel e fácil aposta tal como sugerido, em pleno centro de Madrid, é algo que custa muito a entrar nas cabeças emperradas dos mangas de alpaca.Triste mas verdade e não é só de agora.

    ResponderExcluir
  3. Muito cáustica, esta Crónica de Maria de Lurdes Vale, a fazer lembrar alguns pedaços de prosa de Maria Filomena Mónica!

    Ronaldo já é modelo da casa "Armani"!
    Pasme-se!
    E eu, que sou fã do costureiro, acho que até para as montras vou ter que deixar de olhar... Não quero ser confrontada com aquela imagem de "grunho", com os músculos todos no sítio...

    Reunir os esforços da primeira sugestão de MLV, seria muito difícil, num país onde as Instituições só sabem trabalhar de costas voltadas umas para as outras!
    E se Cristiano Ronaldo é, agora, a imagem da "Armani", eu cá por mim sinto uma enorme vergonha no facto de ele - mais o pastel de nata - poderem vir a ser a imagem de marca do meu país...

    Mas, venha o que vier, é bem-vindo, para o crescimento do PIB português!
    Tenho que me render a esta evidência!

    A propósito, e porque o Desporto, felizmente, não é só futebol, alguèm tem ouvido falar em Nelson Évora?!
    Ele é só um vencedor português nos Jogos Olímpicos de 2008...

    ResponderExcluir
  4. E p'ra que estiver com preguiça, o palmarés de Nelson Évora, sacado do seu próprio site acima linkado...



    2009 - 1st in Lusophone Games (Triple)
    1st at the Universiades(Belgrade)
    2nd in World Championships- Berlim (Triplo)

    2008 - 1st in Olympic Games of Beijing: 17,67m (Triple Jump)
    3rd in Indoor World Championship (Valencia) : 17,27m (Triple Jump)
    -Indoor national championship: 16,89m (Triple Jump)

    2008 - 3rd Indoor World Championship (Valencia) : 17,27m (Triplo)
    - Indoor's National Champion: 16.89 (Triple Jump)

    2007 – World Champion in Osaka: 17,41m, X, 17,74m, - , X, 17,39m
    - 5th place in Indoor's European Championship in Birmingham (United Kingdom)
    - 1st in European Cup (group B) Triple and Long Jump (8,

    2006 – 4th place in European Championship in Göteborg
    - 1st in European Cup (group B) Triple and Long Jump
    - 6th place in Indoor's World Championship in Moscow (Russia)

    2005 – 3rd place in the U-23 European Championship

    2004 – Participation in the Olympic Games with 20 years old

    ResponderExcluir
  5. Sim senhor!
    Trata-se de um site do próprio e de um aparecimento, meramente circunstancial, na Gala da Associação Mais Portugal Cabo Verde!

    E os "media", falam dele?!

    ResponderExcluir