quarta-feira, 27 de maio de 2009

Este é o Governo que temos


- VAIS TER RELAÇÕES SEXUAIS?
... O GOVERNO DÁ UM
PRESERVATIVO.
- JÁ TIVESTE?
...O GOVERNO DÁ A
PÍLULA DO DIA SEGUINTE.
- ENGRAVIDASTE?
... O GOVERNO DÁ O
ABORTO.
- TIVESTE UM FILHO?
... O GOVERNO DÁ O
ABONO DE FAMÍLIA.
- ESTÁS DESEMPREGADO?
... O GOVERNO DÁ O
SUBSÍDIO DE DESEMPREGO.
- ÉS VICIADO E NÃO GOSTAS DE TRABALHAR?
... O GOVERNO DÁ O
RENDIMENTO MÍNIMO GARANTIDO.
- CABULASTE E NÃO FIZESTES O 2º OU O 3º CICLO?
... O GOVERNO DÁ-TO EM 3 MESES NAS
NOVAS OPORTUNIDADES.
AGORA... EXPERIMENTA ESTUDAR, TRABALHAR
E PRODUZIR E VAIS VER O QUE TE ACONTECE !!!...

O GOVERNO DÁ-TE UMA BOLSA DE IMPOSTOS
PARA PAGAR AS ALÍNEAS ANTERIORES !!!
Enviado por Mário Ortet

19 comentários:

  1. Responder a este post é para mim, mais que um desafio, um imperativo ético-profissional-pessoal-afectivo… Enquanto “trabalhadora social” do Estado, digo-vos já que não é tarefa fácil este analisar por “dentro”. Enquanto “pessoa contribuinte”, ensanduichada nesta coisa ingrata e pantanosa que é a “classe média”, pior um bocadinho. Mas vou tentar.

    Li o escrito. E revoltei-me. É verdade. Somos sempre os mesmos a pagar a factura. A ter de pagar tudo. A cumprir os deveres. A perdermos de vista o sentido e o vivido da palavra “direitos”. E desta forma irónica, o post expressa isto mesmo. A ironia tem destas coisas. Polariza. Extrema. Ignora nuances…

    Odeio a expressão “parasitas sociais” pelo que tem de redutor e discriminatório e preconceituoso. Mas eles existem, é um facto. Mas também é um facto que representam um parte ínfima da nossa sociedade. Depois colocamos dentro do mesmo saco todos os outros que por circunstâncias infelizes da vida, recorrem ao apoio social, oportunidades de virar ao contrário um caminho que parecia condenado à partida.

    Um exemplo. Com o rendimento mínimo, os beneficiários foram obrigados a voltar à escola, a frequentar formações. Uma dessas pessoas é hoje minha professora de flamenco. Trabalha num centro comunitário. Fundou uma associação. Modifica percursos iguais aquele que foi o dela própria. E modifica o meu. Não sou a mesma pessoa que seria se não a tivesse conhecido.

    Não é um caso isolado. E não é uma raridade. As grandes questões, para mim, são sempre as mesmas. O erro não está nas medidas implementadas. Nem no papel social do Estado. O erro está sempre no acompanhamento, na fiscalização. No longo prazo. Somos um País de curto prazo. Do desenrascanço do presente. E nisto, todos os Governos têm sido de uma coerência aberrante.

    Implementam-se as medidas (todas e mais algumas) mas não resolvemos o problema do desemprego. “Vai lá à escola e ganha lá consciência social e competências para voltares para o mesmo buraco”. Pobre mas letrado!

    O discurso já vai longo. No fundo, só queria dizer que é mais fácil estereotipar a realidade do que ler-lhe as nuances. O post não está errado, está incompleto. E eu deixo aqui um desafio. E se fizéssemos o mesmo exercício, mas ao contrário? Porque não contrapor a injustiça de estarmos ensanduichados neste estigma de ser “classe média” aos “desgraçados” que estão no topo da tabela, aqueles que por definição mais trabalham, descontam e produzem? Os da Alta Finança, por exemplo. Hum? ;)

    E à minha memória assomou esta afirmação, que considero extraordinária, e que vos deixo, para reflectir ou ignorar. Como queiram. Estamos em Democracia. Diz p’rai que sim…

    “Lutar pela igualdade sempre que as diferenças nos discriminem; lutar pelas diferenças sempre que a igualdade nos descaracterize.”
    Boaventura de Souza Santos

    ResponderExcluir
  2. Bom, temos séria candidata ao "Comentário da Semana"...

    ResponderExcluir
  3. Matemáticamente, considero que esta habitual Comentadora terá 50% de razão até porque quem não se sente, não é filha de boa gente !
    Mas na verdade, as excepções mais uma vez não confirmam a regra para mal dos nossos pecados.
    Se por acaso alguém for constatar o que se passa no Bairro Azul e arredores, entre uma sensivel pecentagem dos seus habitantes.
    poderá constatar que os apoios sociais existem mas a malandrice e a maldade imperam.
    De Norte a Sul multiplicam-se os exemplos de grave falta de fiscalização,( em todas as intervenções do Estado) é um facto e daí o sentimento que muitos já criaram contra o Governo.Por outro lado o constante anuncio da distribuição de milhões de euros igualmente provoca irritação pois não se descortina de onde nascem,porque nascem e como os iremos pagar.
    Em suma, com bom senso e razoabilidade temos o direito e o dever de saudar os honestos e cumpridores mas igualmente nos assiste o direito de estar fartos destes senhores, quase todos, que nos impingem gato por lebre.
    E por favor La Payta, não queira fazer figura de Don Quixote, tem coragem, escreve bem e muito a respeito.

    ResponderExcluir
  4. Quero aqui louvar o post.
    Haja alguém que evidencie a existência desses parasitas sociais que nos consomem o orçamento de Estado e que tornam esta Pátria Lusa numa desgraça.
    Parabéns ao autor do blog.
    Acho que o dinheiro investido nos apoios sociais deveria ser utilizado para os deportar a todos.
    Não vão à escola. Em consequência, faltam às aulas de Planeamento Familiar e de Sexualidade e depois temos de pagar interrupções de gravidez?
    E como têm subsídios, dão-se ao luxo de não trabalhar, desculpando-se com a crise. E antes da crise? Esta gente não quer é fazer nenhum, porque trabalho não falta. Hoje em dia só não trabalha quem não quer.
    A Sra do comentário anterior que assina com um nome de cigana, diz que a sua vida nunca mais foi a mesma. Pois. Esse é o problema. A nossa vida, de cidadãos trabalhadores nunca mais será a mesma, depois de conviver com esta gente.
    Pessoalmente não conheço o bairro azul( Felizmente). Mas pelo que ouvi dizer tem uma vista magnífica sobre o rio. Ora, não deveria ser ocupado pela classe trabalhadora? Por pessoas de alto nível, ao invés desta ralé?
    Deus Nosso Senhor me perdoe, mas mais valia gastar dinheiro a pagar assinaturas de revistas que ensinassem esta gente a ter o nível, a saber vestir-se e para que serve a banheira.
    Preservativos nas escolas? Só se for para ver se param de procriar! Mas às tantas ainda os utilizam para fazer balões de água ou algo para arremessar àqueles que vão tentar instalar a ordem.
    Eu, enquanto cidadão nacional, acho que têm de ser tomadas medidas e concordo com o Sr. Zé Manel: Estou farto destes senhores!
    E a igualdade é um conceito muito engraçado. Utilizado levianamente quando dá jeito.
    Cada macaco no seu galho. A sociedade ao longo da História sempre teve uma hierarquia, uma Ordem. E depois há os D. Quioxotes deste mundo que surgem e pensam que, a talho de foice, vêm dar marteladas e tentar dar outra forma a uma ordem que deveria imperar.
    Tanto tempo, dinheiro e energia dispendidos com esta gente? E para quê?
    Por isso louvo a coragem deste post. Por dar oportunidade de fazer uma declaração de: BASTA!!!

    ResponderExcluir
  5. Caro Zé Manel:

    Poderia pegar no seu comentário e comentar ponto por ponto, concordando nalguns, discordando noutros. Não me parece ser este o espaço.E a minha motivação também não é grande (por razões que nada têm a ver nem com este blogue, nem com os comentadores, nem com os comentários).

    Mas não consigo deixar de escrever sobre uma ideia que surge no seu comentário.

    Nunca tinha olhado para mim, nem para nenhuma das pessoas que trabalham nestas áreas, como D. Quixotes.

    A expressão, que aqui aparece com algum sentido negativo, de desesperança, a mim suscitou-me outras reflexões.

    Eu (e outras pessoas), há muito teria desistido de trabalhar nesta área se não lhe descobrisse resultados e sentidos. Se não fossem mais as regras que as excepções. E se estas regras não nos parecessem por vezes absolutamente excepcionais.

    Se ser D. Quixote significa ter sonhos e lutar por eles, e ver pequeninas coisas mudarem e sentir que fazemos parte delas... Pois venham os moinhos que continuarei a esborrachar-me contra eles!

    E pergunto-me... E se o Gandhi não tivesse qualquer coisa de D. Quixote?

    ResponderExcluir
  6. Caro Thor:

    O seu comentário não me suscita qualquer reflexão.

    Apenas a constatação de que a ignorância é a carência social mais difícil de combater. E o meu Don Quixote é pequenino...

    Duas perguntas:
    - Em que escolas são leccionadas aulas de Planeamento Familiar?
    - O emprego não falta onde e é para quem (cor, género e habilitações literárias)?

    ResponderExcluir
  7. Ups...cheguei tarde ou cedo?

    ResponderExcluir
  8. Apesar de leitor atento deste blog, há mais de um mês, nunca enviei qualquer comentário, embora diversos posts e as análises posteriores já me tenham feito rir, pensar, emocionar, sorrir, aplaudir ou discordar...

    E qual o porquê da minha falta de participação activa? Pouca vontade de protagonismo, o não gostar de polémicas, inércia à mistura com preguiça, alguma falta de tempo - venha o Diabo e escolha.

    Este post, que achei interessante e com algum humor não me faria, ainda, tomar a iniciativa de enviar o tal primeiro comentário, mas, primeiro, as palavras de La Payita, com todo o seu entusiasmo, inteligência e solidariedade que, imagino eu, todos lhe reconhecem, depois a habitual fixação do comentador Zé Manel contra o Governo, mesmo quando não é esse o tema a debater e, por fim, as atoardas de Thor que evidenciando uma Xenofobia primária ( mas não será sempre?)vomita um ódio visceral- deportar?ralé? saber vestír-se?para que serve a banheira?esta gente?cada macaco no seu galho?

    Continue a lutar pelo Sonho, pela Quimera, La Payita - são as pessoas do seu tipo ( muito mais Gandhi que o tontinho do Quixote)que fazem o Mundo avançar, não com a celeridade que todos gostaríamos, mas avançar...

    Aos Conservadores, como o Zé Manel, só resta sonharem com o Império e o "lembras-te como era"?

    Quanto aos Retrógados e Reacionários, como o Thor, só ficariam satisfeitos com uma Nova Raça Ariana ( ou Ribatejana?), Campos de Concentração para "essa gentinha" e, talvez quem sabe, uns Novos Fornos Crematórios tipo Micro Ondas.

    Desculpem o tempo que lhes roubei...

    ResponderExcluir
  9. Post interessante e com humor? Humor?!
    Que humor pode o Sr. Sancho ver nisto? Se calhar porque continua a ter com que alimentar a pança.
    Eu nada tenho contra o avanço do Mundo. Pelo contrário. Apenas temo para onde ele está a avançar.
    Não custa nada vir agora insurgir-se contra os "conservadores" "retrógados e reaccionários", como os designa. Eu chamar-lhes-ía cidadãos preocupados. Que, contrariamente a alguns, não vêem onde está piaducha de comer gato por lebre, como bem refere o Sr. Zé Manel.
    É o falar de barriguinha cheia.
    Já agora, deixe-me recordar-lhe que, para quem defende o D. Quixote, o Sancho Pança só o acompanhava porque aquele lhe tinha prometido ser Governador. No fundo, um interesseiro que nunca se arremessou contra Moinhos de Vento e que também escarnecia da Loucura e da Triste Figura do Cavaleiro da Mancha.

    ResponderExcluir
  10. Payita tem o meu voto para o(s) comentário(s) da semana. Só porque os outros que lhe estão associados são muito perigosos.Todos temos direito à indignação com casos de parasitismo, mais ou menos pontuais, mas daí a regredirmos a tempos muito mais indignos vai um grande passo.

    ResponderExcluir
  11. Bem... Não reagi quando a Moira o disse, mas tenho que o fazer agora, que a Quimera voltou a colocar o assunto em cima da mesa.

    Percebo o sentido em que o dizem e fico envaidecida (quem não ficaria?).

    Mas a referência ao Ovo Estrelado começa quase a inibir-me a vontade de comentar.

    Há muitas formas de comentar e tenho a certeza que o Galo estará atento a isso.

    Vou lendo tudo o que se publica e alguns comentários, com maior ou menor atenção e disponibilidade.

    Temos aqui na Capoeira comentadores assíduos. Uns comentam tudo. Nem que seja para dar um incentivo, deixar uma palavra de encorajamento ou uma opinião sobre os mais variados assuntos que aqui se analisam.

    Eu admiro essa capacidade porque me considero uma pessoa limitada nestas coisas. Quantas vezes tenho ficado embasbacada a olhar para um post, que me toca, que faz todo o sentido, e não consigo emitir um pio?

    O verbo sempre me saiu mais fluido neste tipo de questões, não só porque me dizem muito enquanto pessoa, mas também porque são o meu trabalho. Assim, escrever é fácil.

    Por exemplo, quantas vezes "olho" para os posts da Moira, que acho brilhantes (e não estou a dizer nada de novo, já o referi aquando do Óscar), e raramente me "sai" uma letrinha que seja...

    Não comento pelo Ovo e acho que aqui ninguém o faz. E estou a começar a preferi-los cozidos!!! Bem, para ser coerente com o meu nick... Que tal uns "revueltos"? ;)

    É um desabafo. Não quero o Ovo por comentar o que sei de cor. Não quero o Ovo só porque existem outros comentários mais perigosos.

    MORRA O OVO! PIM!

    ResponderExcluir
  12. Raramente, comento os Comentários porque com facilidade cairíamos numa "pescadinha de rabo na boca".
    Porém, a forma extremada e violenta como os comentários a este post se desenrolaram
    leva-me a abordar dois pontos:

    COMENTÁRIO DA SEMANA: A ideia de instituir este "galardão" teve apenas a intenção de agradecer a forma entusiática, inteligente e assídua como muitos dos leitores do "Galo"estão presentes diariamente, ou quase, com os seus comentários, críticas e sugestões que muito enriquecem este blog.
    Nunca imaginei, nem mais ninguém o terá feito certamente,que as pessoas passassem a escrever melhores ou maiores comentários por causa de um "prémio" que se resume a um chamar de atenção para algo que nos poderá ter "passado".

    Contudo, se tal selecção vos está a inibir, de qualquer forma, é só dizerem e o "Comentário da Semana" vai para o galheiro ou, melhor dizendo, para o Galinheiro.

    LIBERDADE DE EXPRESSÃO: Aqui no blog, e em toda a minha vida, sempre fui um defensor da discussão, da troca de ideias, com maior ou menor veemência.

    Sem precisar de citar nomes, já todos nos apercebemos que no "Galo" existem pessoas de esquerda e de direita, de diversas opções sexuais, católicos e ateus, de vários grupos etários e sociais.

    Mesmo quendo amigos meus foram agredidos com extrema violência verbal e , porque não dizê-lo, alguma deselegância, eu nunca vim a terreiro defendê-los porque penso que não temos que ter todos os mesmos valores.

    Agora, o que não vou deixar fazer é utilizarem o poleiro do "Galo"para emitirem ideias xenófobas, racistas ou que incitem ao ódio e à perseguição a qualquer minoria étnica, religiosa ou outra ( mesmo sabendo que no interior destes grupos há certamente gente desonesta, aproveitadora e que se está a aproveitar da nossa boa vontade).

    Mas não se passa o mesmo com os Banqueiros, os Professores,os Polícias, os Advogados ou os Políticos?

    ResponderExcluir
  13. Galo...
    Acredito - e espero - que este seja apenas um EPISÓDIO dissonante, relativamente ao ambiente colorido que tem caracterizado a vida deste galinácio...
    Como bem referes, ao fim destes meses de uma convivência que considero sã, já deu para se perceber que por aqui esvoaçam aves de plumagens muito diferentes, que se "picam" com alguma frequência, sem que daí decorram grandes alaridos e cristas demasiado ensanguentadas...
    Quanto ao novo comentador - Thor, mais um com pouco sentido de humor - decidiu chegar aqui, com o seu imenso martelo, clamar contra as minorias, sem se aperceber de que, aqui, ele próprio constitui uma inadjectivavel minoria...

    La Payita...
    Continue como é!
    Se todos nós tentássemos intervir e melhorar a parcela de mundo que está à nossa volta, seria tudo tão incomensuravelmente melhor!

    ResponderExcluir
  14. Lá diz o povo que a noite é boa conselheira...

    Hoje, sossegada a alma gitana, olho para o que está escrito acima e reconcilio-me com as mil e uma maneiras de fazer ovos, quase tantas como as de bacalhau.

    Em relação ao resto,surpreendo-me com a facilidade/fragilidade com que acabamos a debater na internet essa coisa tão complexa que é a Liberdade (de Expressão, neste caso).

    Deste episódio, retenho o seguinte: estamos num blogue onde se discutem ideias e sentidos, democratica-, educada- e responsavelmente. E isso é que interessa. E é por isso que participo e que continuarei a participar.

    Quanto ao resto, pois Cá Estamos!!!!! ;)

    Um Olé com Duende ao Galo de Barcelos! Aos Comentadores! Aos Comentários! (E já agora, se me permitem a piada contra mim própria, aos revueltos com espargos selvagens...)

    ResponderExcluir
  15. Como facilmente se comprova, não sou eu a MÁ DA FITA.

    ResponderExcluir
  16. Querida La Payita,
    Queridos comentadores assíduos,
    Querido Galo,

    Estou muito impressionada - bem, diga-se - com a maturidade que a discussão deste post mostrou, por parte de todos vós.

    Posso mesmo dizer que estou orgulhosa e agradecida. A primeira, porque me faz acreditar que um punhado de gente - tão diferente entre si - afinal, é muito eficiente em equipa, revelando um espírito muito solidário e positivo em relação a um assunto tão sensível como este. (E não estou a pôr de parte ninguém! Pelo contrário, todos os comentários dos habituais se incluem neste espírito de contribuição e construção de opinião).
    A segunda, porque me fez aprender, com A maiúsculo, novos pontos de vista que até me fizeram reflectir quanto às minhas orientações políticas.

    Estou feliz pela inteligência deste blogue, no sentido em que, sendo aberto a todos, consegue permanecer estanque a entradas menos felizes.

    O que tem graça nisso é que não é preciso "apagar" os comentários infelizes. Os próprios comentadores de serviço, com a sua inteligência prática, elegância e sensibilidade, vão "peneirando" as opiniões e no fim, não fica quem quer, mas quem pode...

    Por fim, La Payita, muito sensibilzada fico pela referência que fez aos meus posts. Retribuo, com toda a humildade, que fico da mesma forma ao lê-la nos comentários.
    E de forma alguma me quis referir, no meu 1º comentário a este mesmo post, a uma hipotética premeditação do seu comentário a uma candidatura ao "Ovo estrelado"; foi tão sincero como aquilo que realmente lá diz - é um belíssimo comentário e merece ser premiado. Ponto.

    E vivam "los revueltos"!!

    ResponderExcluir
  17. Esqueci-me da MTH!

    Ó minha querida, má da fita nem que se pintasse de preto!
    Mais a mais, com essas seis corezinhas, o que a MTH dá aqui para o "Galo" é a alegria de poder contrariar com espírito e pertinência. Má da fita? Só se se for embora!

    ResponderExcluir
  18. O que eu perdi por não ter vindo ontem para estas bandas.

    Também eu, não sendo das mais assíduas, me orgulho por pertencer a este gangue em que não andamos todos vestidos de igual e com Angels ou Devils escrito nas costas.

    ResponderExcluir
  19. Parabens.Notável conjunto de opiniões e de comentários sem recurso a laivos de intelectualidade.Se por ventura alguem aqui entrou como elefante entre cristais, nenhum conseguiu quebrar. Teve uma boa lição.
    Assim continuaremos com o nosso prazer, intocáveis.

    ResponderExcluir