segunda-feira, 25 de maio de 2009

Beleza Micaelense

O céu azul é muitas vezes cinzento.
Mas os verdes, jade, bandeira, de todos os matizes
pedem meças a quaisquer outros.
E o mar, sempre presente, em reflexos de aço.
Aqui e ali, o golpe de asa de uma ave ou de uma paisagem.
E a água a dividir-se em lagoas, riachos e cascatas.
Oceano a toda a volta. Nuvens baixas por cima.



Escarpas a pique, cortadas com precisão cirúrgica.
O insólito de um ilhéu. O atravessar de uma vila.
Flores exuberantes. Quedas de água e de verdura.
Praias de areia quente e água morna.
Pessoas talhadas em sol e terra. Em mar e vento.
Vacas plantadas em assimetria estudada.
Mastigando tradições antigas.
Filosofando murmúrios de vida.









Uma vegetação delirante , anárquica e ostensiva.
Estradas onde as rectas se reduzem
a poucos metros,
pontuadas por curvas fechadas.
Curvas seguidas de curvas.
Numa dança sensual de tonturas múltiplas.





Lagoas despejadas nos côncavos das montanha.
Sinais satânicos em fumarolas dispersas.
Caldeiras borbulhando os atlantes cozinhados .





















Florestas e praias.
Escarpas e prados ondulantes.
Hortênsias ladeando caminhos,
murados com pedra de lavoura.













Postais de beleza inesperada.
E depois o rasgar dos postais.
A descoberta da beleza pura,
selvagem e insólita.
Barroca e ofuscante.
Simples e linear.
Beleza, quase, em estado selvagem...

10 comentários:

  1. O verdadeiro "vá para fora cá dentro"...

    ResponderExcluir
  2. Eu a perguntar pela Moira e ei-la que aparece...
    Para quem não conhece, os Açores no seu geral, embora só conheça cinco ilhas, e São miguel neste caso particular, merecem uma/duas, ou mesmo mais, semanas de féris.
    Antes que consigam estragar esse pedaço de Portugal que ainda resiste.
    O texto a acompanhar a beleza das fotos.

    ResponderExcluir
  3. Adorava conhecer os Açores.
    Talvez este ano, nas férias...
    E a propósito do comentário do PMP, porque é que tem andado tão afastada, Moira ?

    ResponderExcluir
  4. Uma pérola no meio do oceano. Uma beleza aqui tão perto.

    ResponderExcluir
  5. Felizmente tenho viajado muito mas continuo a achar São Miguel, as Flores e São Jorge, dos locais mais bonitos que conheço.

    ResponderExcluir
  6. Já cá estou, MTH.
    Também fui para fora cá dentro... de mim.
    Às vezes faz falta.
    Obrigada por perguntar[em].

    ResponderExcluir
  7. Pois eu tenho ido mais para fora...lá fora.

    ResponderExcluir
  8. Té parece que estou em minha terra.Lindo !!!

    ResponderExcluir
  9. Uma vez, planos já feitos, e desfeitos!
    Um dia, hei-de ir...

    ResponderExcluir