quinta-feira, 28 de maio de 2009

A presto, Contessa

Pela quarta vez, em dois anos, preparo as malas para partir para o Egipto.
Lá dentro, para além da pouca roupa - as temperaturas são muito elevadas, nesta altura do ano - a urgência do reencontro com aquela terra de fascínio, quase toda deserto, e o fio de verde daquele Rio, que já não avassala as margens, para a estação das grandes colheitas.
Durante anos, resisti ao desafio de amigos, para fazer a viagem...
Ando, agora, a recuperar o tempo perdido, para um outro tempo de encontro comigo - e com os amigos, de cá e de lá - na margem daquele Rio, onde passo grande parte dos meus dias, até o sol se pôr, quando os pássaros já me esperam no jardim, já vazio dos outros, para as migalhas do pão de ló...
Ler, ler, com Paul Bowles - o eterno amante do norte de África e dos chás no deserto -
na bagagem, e a "Trilogia do Cairo", de Naguib Mahfouz;
"in loco", terá certamente outro sabor...
Já vi bastante do Egipto, mas vou repetir lugares!
"Aventura" nova, só dormir no deserto...

Não levo computador.
Levo a velha caneta.
Para escrever, já sózinha, em frente daquele Rio,
onde repousam os Reis...

Contessa

11 comentários:

  1. Então umas boas férias. E que a velha caneta (que para mim continua a ser a forma mais deliciosa de escrever, no meu caso, com um lápis) traga histórias de noites no deserto. Que inveja! (da boa...)

    Hasta ja!

    ResponderExcluir
  2. O que para mim tem graça é o facto de não vos conhecer, mas encontrar pontos de contacto. Só por coincidência...fui hoje ao Palácio Galveias levantar um livro de Paul Bowles - Memórias de um Nómada...e ainda, gosto muito de escrever com caneta de tinta permanente!
    Boa viagem e depois bons contos - micro ou maxi, bons posts, fotos.. :):):)
    "Entre linhas" - gosto de uma boa polémica, com nível, mas prefiro explorar o que nos une, mais do que o que nos separa. Demagogia? Se calhar...

    ResponderExcluir
  3. Duas boas notícias.

    1 - Durante, pelo menos 3 semanas, vamos ter algum descanso ( embora para ser justa, a Lady tenha andado mais calma ultimamente e o substituto que ontem apareceu ser 10 vezes pior).

    2 - Não leva computador !!!

    E outro admirador intercontinental, leva ????

    ResponderExcluir
  4. Contessa faça favor de não nos provocar a nossa inveja, a minha pronto.
    Boa viagem, bons passeios no lombo do camelo, cumprimentos à Esfingie e belos sonhos no desrto. Já agora sonhe comigo !!!

    ResponderExcluir
  5. A Contessa existe ou é uma figura criada pelo nosso imaginário?
    Férias em Cabo Verde, leituras à beira Nilo, fins de semana na Curia, noites no Deserto...e, já agora, mergulhos em Bali, compras em Nova Iorque,passeios em Machu Pichu,espectáculos em Londres,jantares em Paris,safaris fotográficos na Austrália...
    Boas férias, figura de sonho.

    ResponderExcluir
  6. Não sei se a imagem corresponderá minimamente à realidade mas sempre que penso na Contessa vejo a imagem da Meryl Streep no Out of Africa.
    Se estiver muito longe da verdade, por favor deixem-me continuar a sonhar...

    ResponderExcluir
  7. Contessa, eu também sou seu Admirador e também sou Intercontinental( nasci em Angola).
    Não me quer levar para carregar as malas e abaná-la com uma folha de palma enquanto olha o Nilo?

    ResponderExcluir
  8. Egipto...cá vou eu. Boas férias e que a paisagem seja uma fonte de inspiração que faça a caneta deslizar em post's ou contos de encantar.

    ResponderExcluir
  9. De carne e osso, bela e misteriosa,tenho um vivo pressentimento que aquela célebre boquilha também irá.
    Em terra de Faraó, certamente que outros fumos poderá desejar.
    E por favor, não ligue ao pedido do Zé Manel, sonhe antes comigo, amante dos desertos.

    ResponderExcluir
  10. Hum! Deserto,verde e rio. Garças. Silêncio e Amon-Ra.
    Computer said no? Vou ter saudades.
    Bons sonhos Contessa...

    ResponderExcluir
  11. Contessa, "trepa" nas Piramides...

    ResponderExcluir