sexta-feira, 22 de maio de 2009

E La Payita ganha, de novo...

Confesso que gostaria de não estar já a repetir autorias nos
Melhores Comentários da Semana,
mas quando li este comentário tripartido da La Payita
referente ao inesgotável Magalhães,
num post acerca de um hipotético Magalhães Americano,
vi logo que o páreo era duro para todos os outros comentadores.
Quando o Coração se une à Razão a mistura pode ser explosiva.
Aqui fica o resultado, para os mais distraídos...


" La Payita disse...

Considerando tudo o que se sabe e já se disse e escreveu sobre o Magalhães...
Considerando que já o paguei há dois meses, através de um processo muito pouco transparente, do qual apenas tenhas um recibo de multibanco, como prova de pagamento a uma entidade que desconheço...
Considerando que ainda não o recebi e que a minha filha se mantém excluída das TIC e da elite que já recebeu a caixinha azul...
Considerando que a explicação que me dão é que "estão atrasados" e que não sou a única a "queixar-me"...Apetece-me divagar... Confabular... Delirar... E outras coisas acabadas em "ar"...... Pegar no Magalhães Americano e utilizá-lo no nosso Ministério da Educação...Assim só porque me apetece!Mas acordo! E deixo-me estar sossegadita... Nos brandos costumes.Não!!! Hoje não me apetece!! Vou fazer uns telefonemas, fazer umas perguntas difíceis... Até já! ;)

La Payita disse...

Continuando...
As perguntas difíceis:- Sou burra e enganei-me nas teclas da caixa multibanco?
- Quando começam as aulas de informática para todos, com o Magalhães?
- A escola igual para todos, é mais igual para alguns?
As respostas difíceis:
- O processo de pagamento está correcto.
- Os computadores estão a vir aos "bochechos".
- Chegou hoje uma encomenda, mas ainda não conseguiram ir levantar aos correios, por falta de pessoal.
- Talvez lá esteja o da minha filha, mas como vêem em nome dos pais, e não do aluno, e como a escola conhece melhor os petizes que os pais, talvez amanhã o consigam entregar.
- As aulas de informática...Pois... Eheheheh... Que é para não chorar...

E passámos para a fase da lamentação:
- Medidas por decreto.
- Escolas sem condições físicas e humanas para as implementar.
- Os Magalhães ficam bonitos na televisão.
- Este País é uma anedota!!
Foi nesta fase que me lembrei porque ainda não tinha feito o telefonema...
Continua...
Tenho essa sensação (e a vontade de pegar no Magalhães Americano, ainda não se desvaneceu...).

( alvega disse...
Lembrete:Também há sempre a possibilidade de irem a uma bela de uma 'loja de informática' e comprarem um Toshiba (por exemplo) a preços de mercado.A cavalo dado... :-P)

La Payita disse...

Ayyyy... Que tou ver tudo negro!! ;)A cavalo dado?!?!?
O Magalhães foi apresentado como o Jóia da Coroa do Governo para a área da Educação. Instrumento de combate às desigualdades sociais no ensino.
Estratégia de promoção da igualdade de oportunidades.
Neste mesmo plano, mas sem igual aparato, foram implementadas as AECs (Actividades Extra-Curriculares).
Pagamos impostos. O nosso dever.
Acedemos à Educação universal. O nosso direito.E fico assim...
Uma mãe dividida entre a vontade de não inscrever a filha nas malditas AECs (que se desenvolvem fora do espaço escolar, porque a escola não tem salas suficientes, a miúda a correr de um lado para o outro) e a de não dar um tostão que seja para um recurso informático (que já percebemos, nunca será utilizado de forma coerente e integrada), e a inevitabilidade de ter de fazer ambas as coisas para que uma criança não se sinta diferente.
E é esta a igualdade no ensino.
Medida não pelo que aprendemos, mas pelo que temos.

Lembrete:Eu paguei o Magalhães!
E fui obrigada a subscrever uma operadora para fornecimento da internet.
Queira ou não queira!!!E assim se faz Portugal... Olé! "

Penso que a justeza da escolha como Comentário da Semana,
não deixa dúvidas a ninguém...
Obrigado a todos.

5 comentários:

  1. Muito merecido!
    Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Mais que merecido. Merecidissimo !!!

    ResponderExcluir
  3. :-o

    O Magalhães inspira-me... Aliás, penso que inspirará toda a gente! O nosso sistema educativo, mais que Adamastor, afigura-se-me como verdadeiras Tágides (ainda que do avesso).

    A propósito desse post, depois fiquei a pensar que é de tal modo inspirador que nos esquecemos da mensagem subjacente ao Magalhães Americano, que teria dado pano para mangas também...

    O Galo terá de repeti-lo, mas sem a palavra maldita! É que fala-se na caixinha azul e, como dizem os ciganos, até turvamos!!!

    Gracías!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Lindo, lindo La Payita. Bem entregue a distinção

    ResponderExcluir