

E, pelo menos, um trabalho seu toda a gente conhece - a capa do album dos Beatles, Sgt.Pepper Lonely Hearts Club Band.
Estudou artes gráficas no Gravesend Technical College and School of Art (1946-51) e pintura no Royal College of Art (1950-56, com uma interrupção, entre 51 e 53, para cumprir o serviço militar na RAF).
No período que medeia o fim dos seus estudos no Royal College e o final da década, em que começam a surgir os seus primeiros trabalhos de Pop Art, Blake realiza uma pintura bastante naturalista, com a presença constante de elementos autobiográficos, optando tecnicamente por um jogo entre a construção e a desconstrução da imagem e pela integração de inúmeras colagens nas suas pinturas.





.jpg)










para estudar arte popular, pela Holanda, Bélgica, França,
Itália e Espanha, recolhendo material iconográfico
que utilizará posteriormente nas suas colagens.

.jpg)


Nestas obras é já visível a criação de um vocabulário muito particular
dentro do espírito da Pop Art, em que Blake procura transmitir
a experiência do consumidor médio da cultura popular .
É a época da utilização de símbolos como a garafa da Coca Cola,
o Rato Mickey, Elvis Presley, entre outros.



é uma das suas obras mais ambiciosas desta série,
optando Blake por um pouco utilizado
formato horizontal,
com um tratamento próximo do relevo.
Sobre o suporte em madeira (que inclui um fragmento de uma porta), Blake colou várias imagens que incluem a reprodução de uma pintura de Millais, inúmeros postais e recortes de revistas, evocando um painel sobre o qual se colassem imagens favoritas.
Pop mais Pop não há!
ResponderExcluirSó que este não lava mais branco... pelo contrário - ao vivo e a CORES!
ResponderExcluirEle há coisas...
Olhei para o quadro "The Meeting" [não sabia o nome - fui procurar; é o 10º a contar do fundo] porque me fez lembrar o estilo "californiano" do pintor/fotógrafo inglês David Hockney.
BINGO!
O quadro intitula-se "The Meeting or Have a Nice Day Mr. Hockney" e tanto este como o próprio Blake se encontram retratados.
Já agora - passe o pleonasmo - encomendo ao Galo, quando for oportuno, um post sobre este excitante fotógrafo - essa sua faceta é reconhecidameente mais apreciada que a de pintor, embora, como ele próprio afirma, desenhe e pinte com a máquina fotográfica.
As séries de polaroids são fabulosas!
Obrigada, Galo, por alargar a minha cultura, todos os dias, um pouquinho mais...
Moira,talvez eu tenha interpretado mal, mas do seu comentário parece deduzir-se, eu pelo menos deduzi, que o quadro afinal é do David Hockney...
ResponderExcluirNa realidade, é mesmo do Peter Blake, foi pintado entre 1981 e 1983, em óleo sobre tela, 99,2cmX124,4cm.
Quanto ao post acerca do David Hockney, fica desde já prometido...talvez mesmo para este fim de semana.
Agora quero ver se se põe a pedalar e não aparece por cá.
É verdade, para as pessoas simples e pouco cultas, como eu, o Galo é um manancial de informação.
ResponderExcluirQue confusão...
ResponderExcluirO quadro é do Blake, sim.
Fiz-me entender mal.
O "estilo" do quadro é que me fez lembrar do Hockney. A enorme coincidência - ou talvez não - é que o Hockney está lá representado!
Ora, como não acredito em coincidências, tudo me leva a crer que Blake ter-se-á inspirado no "estilo" Hockney (cores-chapa sem degradé, ambientes alegres e urbanos, personagens como que "apanhados" pela click da câmara...) uma vez que representou o próprio pintor/fotógrafo 'californiano'.
Outra curiosidade é que toda a geometria do quadro é uma homenagem a Gustave Courbet que pintou, 100 anos antes, o famoso "Bonjour Monsieur Courbet", também com três personagens nas mesmas posições, num ambiente rural do sec. XIX.
As bengalas visíveis aqui são "memórias" desse primeiro quadro.
A arte é muito complicada... : )
Quimera, por acaso até há...
ResponderExcluirTalvez não british, mas toda a pop-art americana é infinitamente superior, isto vindo de mim, anglófono de carteirinha.
Quando eu andava por Londres, havia expos 'oh so very interesting and so pop' na Saatchi, o metro era Swiss Cottage, salvo erro.
Adorei tudo.
Parabéns pelo post, João. :-)
Ah, e como dizem no futebol, David Hockney joga numa entirely different
ResponderExcluirleague.
Não vão por mim, experimentem tentar comprar um quadro dele, a ver o que vos acontece... :-))