Herta Mueller:
"sem palavras" ao saber do
Nobel da Literatura
A escritora alemã, nascida em Nitzkydorf, na Romênia, Herta Mueller, que escreveu acerca das dificuldades e humilhações impostas pelo regime brutal de Nicolae Ceausescu, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 2009 por retratar "a paisagem dos desfavorecidos".
A Academia Sueca, que elogiou "a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa", disse que Mueller, 56 anos, ficou sem palavras ao ser informada de que recebera o prêmio, no valor de 10 milhões de coroas suecas (mais de um milhão de euros).
"Ela ficou muito, muito feliz. Disse que ficou sem fôlego, que a sensação era irreal e que ficara sem palavras", disse à Reuters o secretário permanente da Academia, Peter Englund, acrescentando: "Mas prometeu, também, que, quando nos encontrarmos novamente, em Dezembro (para a cerimônia da entrega dos prêmios), já terá reencontrado as palavras."
Mueller é conhecida por obras como "The Land of Green Plums", que dedicou a amigos romenos mortos sob o governo comunista de Ceausescu, e "The Appointment", na qual uma romena prende bilhetes, dizendo "case-se comigo", nos fatos dos homens que vão viajar para a Itália.
"Existe uma força real na maneira como ela escreve. ", disse Englund. "Parte disso, deve-se à sua história pessoal, como vítima de perseguição política na Romênia, mas também ao facto de ser estrangeira no seu próprio país."
Em Portugal , apenas foram editados "A terra das Ameixas verdes"pela Difel e "O Homem é um grande Faisão sobre a Terra" pela Cotovia.
Confesso que não li nenhum deles... e penso que não vou ter paciência para o fazer. Mea culpa...
domingo, 11 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Para o tipo de leitora que eu sou, os Nóbeis são, na maioria dos casos, grandes estuchas.
ResponderExcluirNah...
ResponderExcluirEu cá vou ler... na língua original, 'tá claro!
Nunca li nada desta mulher... mas isso tem remédio.
ResponderExcluir:-)
Já agora, para quem quiser ler "Atemschaukel" há
ResponderExcluiraqui.