quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mauro Souza, talento na Ilustração

Sem entrar em generalizações, em que não me revejo, façamos um mero exercício de estilo.
Portugal tem muitas Fadistas de primeira, assim como profícuos Poetas; a Espanha tem excelentes Matadores e Independentistas ferrenhos; já a França prima pelos Estilistas e Cozinheiros cinco estrelas; a Itália está cheia de Latin Lovers e Políticos suspeitos; enquanto isso, na Rússia campeiam os Campeões de xadrez e os Milionários mafiosos...

...E do outro lado do Oceano? O Brasil está cheio de óptimas Vozes da MPB, Futebolistas de qualidade, Mulatas carnavalescas e...Ilustradores de talento.







Desde Ziraldo ao seu irmão Zélio ( os brasileiros adoram baptizar os filhos com nomes que começam todos pela mesma letra), passando pelo Jaguar, pelo Henfil, pelos Caruso ( dois irmãos, de novo), pelo Millôr, pelo Juarez Machado ( brasileiro de adopção), pelo Angeli...e paremos por aqui, existem muitas dezenas de excelentes Ilustradores que espalham o seu talento pelas Revistas, Capas de Livros e Discos, Cartazes de Cinema, Livros Infantis , etc...































O jovem Mauro Souza, Arquitecto e Ilustrador talentoso, é um desses nomes que brilha no firmamento brasileiro.
Natural de São Paulo, Mauro é o responsável peles cenários dos Filmes de Animação da MSP - Maurício Souza Produções, para além de ter imensos clientes na área da Publicidade e Editorial.



O seu desenho, infantil na aparência,
pode ter uma grande carga erótica,
pelo que é frequente a sua presença
nas, chamadas, revistas masculinas.
Mas, também, muitos dos livros infantis
ou didácticos mais premiados,
tiveram a mãozinha do Mauro.















Considero que um dos aspectos mais forte das suas composições é o colorido, com uma multiplicidade de tonalidades, que muito enriquece o trabalho final.














Nem as personagens das clássicas histórias para crianças
como a Rapuzel, o Capuchinho Vermelho ou a Branca de Neve, escapam à veia iconoclasta do jovem artista, que as humaniza, sem piedade.
Muitos ambientes brasileiros, como o Carnaval, a paquera nas esplanadas, a Pizza ou a Televisão, são, igualmente, retratados com mestria por este Ilustrador, que tem canalizado, agora, a sua actividade para Curtas Animações, que já lhe valeram vários Prémios.










































Aqui deixamos alguns dos seus trabalhos, esperando que apreciem a sua técnica e sentido de humor, pelo menos, tanto, como nós...

4 comentários:

  1. Amei! Não conhecia.
    Na tradição dos "M" dos filhos do Maurício - Mônica, Magali, Marina - este Mauro será seu filho?
    Eu, Moira, naturalmente sou prima!

    As cores vivas, as arestas aguçadas, os out-lines bem marcados e recortados digitalmente, assim como alguns brilhos e sombras - estilo muito peculiar e muito bem definido!

    Galo, e que tal um post, um destes dias, sobre Dave McKean? A sua abordagem, como ilustrador, é uma junção brilhante, a meu ver, entre o desenho, a pintura e as ferramentas digitais.
    Gosto, particularmente, d'O Dia Em Que Troquei O Meu Pai Por Dois Peixinhos Vermelhos. A ver vamos...

    ResponderExcluir
  2. Fiquei deslumbrada com o desenho e o colorido.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, obrigado pelo update, J..

    :-)


    Eis ele.

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha visto nada deste ilustrador e achei surpreendente.
    O desenho consegue, na realidade, ser infantil e adulto, ao mesmo tempo , e o colorido é o máximo.

    ResponderExcluir