sexta-feira, 19 de março de 2010

Primavera, bom tempo e outros temas - Fernando Pinto

Creio que nunca uma primavera foi tão desejada quanto esta!
Ainda Dezembro não chegara e já o tempo era de Inverno. Assim, este foi o Inverno mais extenso e também mais rigoroso de que me lembro: o sol não aparecia, a chuva fazia-se diariamente presente, o vento levava à frente tudo o que podia, o frio apertava.
A Terra, completamente encharcada, cansada de água, esgotada de neve e gelo, protestava em silvos contínuos que anunciavam tragédia.
As derrocadas eram uma ameaça diária e as catástrofes sucederam-se na Europa, em África e nas Américas, em particular onde a gula dos homens tinha usurpado o espaço da Natureza.
Por cá, tocou-nos a Madeira.
Andar por Portugal hoje, é ver campos onde cada pequena depressão regurgita água, terrenos mal sustidos invadiram estradas, povoações e casas, estufas de culturas de inverno parecem antigos recintos de batalhas campais.
Felizmente, há barragens repletas, geradores eólicos que giram sem parar e, agora, o sol brilha! Antigamente, dir-se-ia que este iria ser um grande ano agrícola mas o que se come já não é, em grande parte, cá produzido.
A importação parece ser a única actividade agrícola nacional enquanto muitos campos e muitos homens descansam, sem querer, de anos de trabalho.
Também o “Fabricado em Portugal” já viu melhores dias e hoje, indústria que se preza, actua preferencialmente na exportação enquanto que nós consumimos, de braços cruzados, espanhol, chinês, tailandês ou brasileiro.
Diga-se que nada tenho contra estes povos mas, igualmente, também nada tenho contra o meu. A acrescentar a (ou será “por causa de”?) tudo isto, o desconforto de uma crise anunciada, salários a que sobra mês, meses a que não sobra nada, gente que se amontoa às portas do desemprego.
E depois, conceitos de justiça (leia-se injustiças) que não se entendem, opções de desenvolvimento pouco explicadas, decisões de investimento que parecem fora do tempo.
Pode ser que tudo tenha uma razão de ser, que tudo tenha uma justificação, que tudo deva ser assim.
Mas então que seja explicado o porquê, o como, o quando.
Por exemplo, não entendo porque se querem comprar submarinos, se navios oceanográficos e navios de patrulha das águas territoriais seriam muito mais eficazes e rentáveis no controle e fiscalização da nossa imensa Zona Económica Exclusiva.
Não entendo porque não se vai adaptando a rede ferroviária nacional à bitola europeia (facilitando a circulação dos produtos portugueses), em vez de se concentrar todo o esforço de investimento no TGV.
Não entendo porque se querem privatizar empresas estatais portuguesas que estão bem administradas e geram lucros, e se injecta dinheiro dos contribuintes em bancos privados com antigos administradores detidos ou sob suspeita.
Olhado para tudo isto como se não fosse o meu país, eu diria que Portugal tem tudo para ser um país tranquilo e feliz, só que parece não querer.
Parece estar à espera de descobrir petróleo ou diamantes ou qualquer outro “Sebastião” que o tire de apuros, sabendo desde já que esse salvador não existe.
O outro, o verdadeiro, o que realmente existiu, também não nos salvou de nenhum perigo. Portugal terá de compreender que só ele se pode salvar mas que, para isso, só pode contar consigo, isto é, com todos nós.

Claramente, o sol, quando nasce, é para todos mas, no caso português, ele beneficia mais uns que outros, o que nos leva a descrer na igualdade perante a lei e perante o Estado.
Fosse “o sol português” mais equitativo e tudo seria mais fácil ou, no mínimo, menos penoso. Mas esse sol só pode existir se nós assim o decidirmos e nós, até agora, ainda não o decidimos. Esperemos que o sol que agora já se vê signifique nova força mas também nova equidade.
Assim todos nós o queiramos, assim todos nós o decidamos, e o futuro será o que construirmos.

Fernando Pinto

Um comentário:

  1. Ora aqui está uma crónica que me encheu a alma!Porque será que para o Governo não vai quem assim pensa?

    ResponderExcluir