quinta-feira, 25 de março de 2010

Sal&Pimenta - Tempero Semanal por José Manuel de Sousa

A NOSSA NATUREZA

Então como vai meu amigo? Resposta imediata, mais ou menos !
E a Família? Mais ou menos !
Encontramos um antigo colega a quem perguntamos como tem progredido na vida profissional e já sabemos a resposta, mais ou menos.
Não é pois difícil de concluir que vivemos no País do mais ou menos.

E se alguém como eu, responde por uso e costume que está tudo bem, logo é olhado desconfiadamente ou mesmo interrogado de forma quase irónica, sobre o que eu quero dizer com tal resposta.
Os nossos irmãos brasileiros são tal como eu, adeptos do tudo bem ou mesmo do tudo de bom. Porque ficámos nós no mais ou menos ?

A meu ver a explicação está no fado e no xaile preto, é a tristeza vigente em Portugal desde o tempo em que se partia nas caravelas em busca do desconhecido e de um retorno eventual.
Ia-se por mais e por menos se regressava, quando se regressava. Foi ficando o hábito e a expressão de uma melancolia doentia da qual só nos libertamos pela lei da vida aquando do ultimo suspiro.

Aliás até quando procuramos comediantes somos confrontados com um número irrisório quer no cinema quer no teatro mas damos aplauso e muito êxito às tragédias representadas, aos jornais do crime e por aí fora.
Contam-se pelos dedos os grandes nomes da comédia nacional mas drama é coisa que não falta na literatura, no cinema e no teatro .
Na televisão, a maioria do que se produz enferma da mesma maleita, parece proibido ajudar os portugueses a rir e a descomprimir com umas valentes gargalhadas.

Felizmente e em contrapartida, temos bastantes cómicos na Assembleia da Republica!

José Manuel de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário