quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Parabéns Elias, Parabéns Horácio

Desculpem-me este post laudatório, mas até um simples"Galo" tem, por vezes, necessidade de mostrar as penas, enfunar o peito e soltar um sonoro cócórócócó.
Em 1984, já lá vão 25 anos e daí os Parabéns, o jornalista António Santos, meu amigo de longa data e cúmplice de outras andanças, convidou-me a criar dois bonecos para um Programa de Informação Infantil que estava a preparar para a RTP e que viria a chamar-se Jornalinho.
Ele seria o principal responsável e o pivot do mesmo,
acompanhado por Manuela Sousa Rama, Carlos Ribeiro,
Passarinho e a pequena Sílvia, nas previsões metereológicas.
Depois de alguns esboços preliminares,
optámos por um boneco desbocado de cabelos aos caracóis, o Elias,
e o seu pássaro exótico, de nome Horácio, que, com textos da Alice Vieira,
passaram a ser manipulados por dois técnicos em marionetas.













Acabei por criar, também, o logotipo do Programa
e passei a ter uma rubrica em que ensinava
Técnicas de Desenho e mostrava alguns
dos trabalhos enviados pelos jovens espectadores.
Sem falsas modéstias essa apresentação semanal
tornou-se um êxito tal, aliás como todo o programa,
que passámos a receber milhares de trabalhos,
colectivos de escolas, criações individuais,eu sei lá...
Até cunhas me tentavam meter
para eu mostrar as obras dos filho, sobrinhos ou netos.

Existia ainda o José Lúcio que falava
de Instrumentos artesanais
e o Vasco Brilhante,
este muito mais tarde,
que apresentava as novidades semanais
do Cinema Infanto- Juvenil.
O Elias e o Horácio, tornaram-se vedetas,
para a época, e tiveram direito
a serem imortalizados
em bonecos 3D de PVC,
Jogos, T-Shirts,
e até Produtos alimentares.

O António e eu próprio, viriamos a ser os únicos presentes em todas as edições do Jornalinho, que se manteve no Ar até 1987, tendo recebido o Troféu Verbo-Comunicação. Aqui ficam os Parabéns do "Galo" para o Horácio e o Elias, para o Jornalinho no seu todo e, claro está, para o António Santos.


4 comentários:

  1. Céus, era tudo tão novinho!!!
    Felicitações pelas Bodas de Prata!
    Apesar de, na altura, eu estar, ainda, em plena adolescência, tenho uma vaga recordação do "Jornalinho" e quero deixar aqui os meus parabéns ao Toneca, e também a ti, pela bonecada de traço tão próprio e singular (já tinhas entrado, então, no teu Período Rosa...) e pelas tuas qualidades de excelente apresentador... se bem me lembro!

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me como se fosse hoje, quando tu Contessa, com as tuas tranças louras e os olhos muito azuis,entraste na Redacção do Jornalinho,com um molho de desenhos para que eu os mostrasse no programa seguinte.
    Os temas escolhidos,ilustrações inspiradas na Delta de Vénus da Anais Nin, nos Segredos de Alcova do Sade ou no Trópico de Cancer do Miller, não seriam os mais indicados para uma jovem de 12 anos, mas mesmo assim não resisti ao teu sorriso candido e mostrei um que envolvia um padre, duas fogosas moçoilas e um cavalo alazão.Foi das emissões com mais audiência...

    ResponderExcluir
  3. Miller, Anais Nin e Marquês de Sade, que melhores representantes da boa literatura erótica, para uma jovem adolescente, já tão precoce???!!!
    Não me recordo das ilustrações do padre, das moçoilas e do cavalo (era realmente muito novinha..), mas deverias estar-me muito agradecido visto que, como tu próprio afirmas, se tratou de uma emissão com elevadíssima audiência...
    E tu, cuidado e não mordas a língua, que ainda morres envenenado...
    Engendras estes enredos e, depois, quem tem que responder sou eu!!!

    ResponderExcluir
  4. Era bastante miúdo na altura deste programa mas ainda me lembro de ter mandado desenhos.As voltas que o Mundo dá. Parabéns.

    ResponderExcluir