sábado, 17 de janeiro de 2009

A Família Real Inglesa

Numa época conturbada e com grande ausência de valores morais, em que muitos desprezíveis mortais"... se autoproclamam" condessas e marquesas, o"Galo", embora republicano e laico, como o outro, quer prestar a sua homenagem à Família Real Inglesa, Britânica ou de Windsor, fonte inesgotável de ensinamentos, lições de classe e bons momentos...de gargalhada.
Todo o agregado familiar tem um je ne sais quoi, um savoir faire, uma classe inata de que a Rainha Isabel II é um bom exemplo.
A elegância na conjugação das cores, na escolha dos chapéus, é clara em todas as situações, como é o caso da foto acima em que Sua Majestade aguardava o autocarro 22, Bus Twenty Two em inglês, que a levaria de volta ao Palácio.

Já agora, talvez queiram conhecer o título completo da Soberana
( pode ser útil se a Senhora um dia lhes bater à porta a pedir qualquer coisa).
Pois aqui fica - Rainha e Chefe de Estado do Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte bem como Rainha de Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, São Cristovão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu.
Uma pessoa com o nome assim só pode ser finíssima...não tem nada a ver com Maria Barroso, Maria Cavaco Silva ou Manuela Eanes, nomes que cheiram mesmo a duas assoalhadas na Reboleira e não a setenta e dois salões em Buckingham.
E depois não é casada com um Mário, um Aníbal ou um António qualquer, o seu Príncipe Consorte ( nem tanta assim...) é o Duque de Edimburgo, senhor alto e bem apessoado que só tem o senão de abusar do scotch e depois dizer umas graçolas racistas.
Bem, mas nem tudo pode ser perfeito.
















Perfeito, perfeito, só o Príncipe Carlos, de seu nome Charles Philip Arthur George Mountbatten-Windsor, Príncipe de Gales e Cavaleiro Associado à Nobilíssima Ordem da Jarreteira ( realmente também o acho um pouco jarreta) e Grande-Mestre e Primeiro e Principal Cavaleiro da Grande Cruz da Honorabilíssima Ordem do Banho(?).


Todas as sua expressões faciais, gestos e reacções mostram bem a finesse, que só pode ser alcançada depois de gerações de aristocratas polirem os nossos hábitos brugessos e populares.







Reparem na sofisticação com que ajeita os... e no sorriso cúmplice com que o Herdeiro da Coroa homenageia esta jovem militar...
E agora, comparem com o olhar lúbrico com que vocês miram as pernas bem tornedas da menina Alice da Contabilidade ou, no caso das Senhoras , olham para o bonitão do Marques, vosso colega.
...Percebem agora as vantagens da Monarquia?













E depois teve a sorte de, à segunda tentativa,
ter encontrado a sua alma gémea.
O mesmo cabelo revolto e contestatário,
a mesma expressão inteligente,
a mesma graciosidade natural...



Camilla Parker Bowles, Duquesa da Cornualha (curioso título este, como diria Mota Amaral) veio trazer uma lufada de ar fresco a esta Família Tradicional ,com os seus colares de pérolas de três voltas, os seus vestidos acetinados e a sua boa disposição contagiante.
Para provar esta última afirmação, basta olharmos esta fotografia em que Carlos ( ...será que te posso chamar assim?) segurando a sua pochette sobre um recatado kilt, solta uma gargalhada aristocrata ( nada a ver com o riso alvar dos espectadores do Gato Fedorento) enquanto a Duquesa , não auto proclamada, trinca a unhita ou tira macacos do nariz, não se percebe bem...
God Save the King, the Queen and All the Family !!!

3 comentários:

  1. Nem a fabulosa Helen Mirren, vencedora do Óscar de "Melhor Actriz", conseguiria reproduzir a pose da Raínha Isabel II, da fotografia lá de cima... Lembras-te da Palmira???!!!
    Por estes dias, andas particularmente inspirado...Nem os Monty Python fariam melhor...

    ResponderExcluir
  2. É preciso ter muito fair play, porque tenho informações,de fontes geralmente bem informadas,de que a Contessa e os Windsor ainda são primos, embora afastados, como o comprova o "psiché"Windsor que a Senhora Sua Mãe tinha no quarto.
    Quanto aos Monty Python, um dia destes
    far-nos-ão uma visita...

    ResponderExcluir
  3. É. Ainda bem que és tu a divulgar este "fait diver", senão ainda me voltavam a acusar de auto-proclamada...

    ResponderExcluir