domingo, 25 de janeiro de 2009

...Viva o Post 500, Viva o Post 500, Pum!!!

Pois é verdade, uma coisa que começou há quatro meses,
a 17 de Setembro de 2008, como uma simples brincadeira,
já chegou ao impressionante post nº500.
Era uma tarde de fim de Verão quando o meu computador pifou...
O responsável informático, o eficiente Pedro Fernandes,
enquanto tentava pôr de novo a maquineta operacional,
foi falando comigo de Viagens, Restaurantes, Livros
e a meio da conversa sugeriu:
"-E porque é que não faz um blog para conversar
com mais pessoas, sobre estes assuntos?"
Confesso que, até à data, nunca tal me ocorrera
embora visitasse outros blogs com alguma assiduidade.
Pensava que era algo de muito complicado,
que me roubaria muito tempo...
O cuidado seguinte, enquanto os anti-vírus corriam
e nada se podia fazer no Outlook,
foi escolher um nome,
"-Invulgar, de preferência." disse o Pedro.
O Galo de Barcelos ao Poder, veio-me de imediato à cabeça.
Para além de ser o título do primeiro livro de contos
que escrevi, tinha um ar Anarquista e desalinhado
que era o espírito que eu pretendia dar ao novo blog,
se fosse para a frente com ele.
A segunda opção era a cor do fundo e o layout.
Contrariando a sugestão do Pedro F. optei pelo preto,
o que veio a provar-se ter sido uma boa escolha.
Como sou disciplinado e organizado, embora não pareça,
a partit daí tudo se tornou mais fácil.
Todos os dias fui colocando posts sobre assuntos
que me interessam como Filmes, Livros, Banda Desenhada,
Música ou Culinária, baptizando cada grupo com nomes
como Música no Coração, Câmara Escura,
PintaCoteca, Short Stories, Imagens da Nossa Terra
ou Filmes da Minha Vida.
Gostava de fazer deste blog um ponto de encontro
para troca de ideias, informações, críticas e sugestões
mas isso, com mágoa o confesso, ainda não consegui.
Tenho pessoas que dizem visitar o blog todos os dias
mas que não gostam de se expôr,
ou são pouco opinativos, ou inseguros, ou...sei lá.
Mas considero também que esse objectivo
será alcançado com mais tempo e paciência.
Os primeiros comentários chegaram da Margarida F.S.
e do Kenny, depois surgiu a Contessa,
com presença quase diária até hoje,
e o António, que terá enviado, talvez,
alguns dos mais interessantes comentários
mas depois, dada a sua multiplicidade de interesses,
desapareceu no nevoeiro.
Mário Ortet é outro histórico sempre com uma palavra de apoio,
Maria Moura uma apoiante com envio de imenso material,
assim como Pirulito142, com os seus Postais de Luanda.
Mais esporadicamente foram surgindo o Patrício.
a MCM, a Su, o Adriano e a Maria.
Nos últimos tempos,
o que talvez queira dizer que o blog já é mais lido
apareceu a MTH com as suas críticas agressivas,
o Pedro Miguel P. e o Adriano.

A mim estes primeiros 500 posts
deram-me imenso gozo, prazer
e com todos eles, aprendi sempre qualquer coisa.
Espero que os leitores e leitoras do"Galo"
se tenham divertido, pensado ou emocionado
tanto como eu próprio.
Daqui a mais 500 posts, quando chegarmos ao 1000º
voltarei aqui, para fazermos o ponto da situação.
...Até já !

7 comentários:

  1. Caro "Galo". Antes de mais quero "parabenizá-lo" - esta é à brasileiro - pelo blog cujos conteúdos pela diversidade de temas, acaba sempre por aguçar a curiosidade daqueles que têm o privilégio de o visitar...o que será que temos hoje?
    500 já é um número de respeito, tendo em conta o tempo de existência.
    Tal como um dia escreveu o saudoso Eduardo Prado Coelho - in Público - "Precisa-se de matéria prima para construir um País" e os post's do "Galo" com a sua escrita alegre, descontraída e instrutiva...vai dando um contributo de grande valor à nação do fado, futebol, sol e vinhos de qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Longe da vista, mas não longe do coração...para matar saudades deste espaço, que tanto me tem divertido, noite fora, ao longo dos últimos meses!

    E, como já uma vez me disse o nosso Amigo António, não sei como tens tempo para tanta coisa! Até parece que não fazes mais nada na vida, ou que já te reformaste...
    De facto, e a bem dizer, 500 posts em pouco mais de 4 meses é obra...
    Obra "desalinhda", como lhe chamas, "significante" (ai a Linguística...)que tem pano para mangas...
    Obra "alegre e desprovida de preconceitos", como a caracterizou, há algum tempo atrás, o Amigo Mário Ortet e que, como eu, parece ter sido leitor atento das saudosas Crónicas de Eduardo Prado Coelho, no Público...
    Obra de extremo bom gosto, na qualidade do
    grafismo, da côr, da vertente plástica, que denuncia o esteta que tu és...
    Parabéns ao "Galo", e que venham muitas vezes 500...

    ResponderExcluir
  3. Sou com toda a certeza um recém chegado comparado com os dois anteriores "comentadores" mas faço minhas as palavras do"publicitário"Pessoa "...primeiro estranha-se, depois entranha-se".
    Comecei por olhar de vez em quando este blog, depois coloquei-o nos favoritos e agora sou visita diária embora só raramente o comente.
    Parabéns às pessoas que estão na rectaguarda, na produção e criação.

    ResponderExcluir
  4. Só tenho um pedido para a próxima fase do Galo de Barcelos ao Poder - menos vedetas milionárias e mais pessoas de carne e osso.
    Na nossa terra temos enfermeiras,professoras e donas de caas que merecem uma notícia muito mais do que muitas das figuras que tenho visto por aqui.Claro que é só uma sugestão.

    ResponderExcluir
  5. Por razões profissionais estou fora vários dias por semana, mas quando estou em casa já me habituei ao Galo. Longa vida ao mesmo.
    E não esqueçam o meu pedido anterior - mais Ópera, Teatro e Música Erudita, para prazer de muitos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Galo!
    Tento ler todos os dias, mas como não tenho a capacidade do seu autor para fazer tantas coisas em 24 horas, limito-me a comentar o indispensável. Figurar entre os comentadores do post nº 500 era "um must".
    Queremos mais 500! Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Mentiria se não dissesse que o principal objectivo do "Galo" é o meu gozo pessoal,o prazer de burilar uma ideia,descobrir uma imagem, elaborar um trocadilho, e por aí fora...
    Mas é igualmente verdade que os vossos comentários, sugestões e críticas fornecem-me muito mais adrenalina,entusiasmo e vontade de continuar.
    Por mim,e espero que cada vez mais com a vossa presença,os próximos 500 posts já vêm a caminho...

    ResponderExcluir