sábado, 16 de maio de 2009

Mamãe, Mamãe, cádê o Quiristo ???

O Cristo Rei faz hoje meio século. Estava eu nos primórdios da minha adolescência quando foi inaugurado, mas disso não tenho memória.
Vejo-o quase todos os dias, há já alguns anos, mas sem nenhum especial interesse.
Não acho que seja um monumento particularmente atraente e a nível espiritual também não me diz nada.
Nunca o visitei, e, aos inúmeros estrangeiros que já tenho ciceronado por Lisboa, nunca sugeri uma ida até lá.
Por isso, que me perdoem os mais patriotas mas a estória que tenho para celebrar a efeméride é de um outro Cristo, o Redentor, que foi aliás o inspirador para que a Igreja portuguesa tivesse construído este.
No Rio, quando lá vivi, e, posteriormente, sempre que visitei a cidade com alguém que o faz pela primeira vez, a visita ao Corcovado, ao Cristo Redentor, é obrigatória.
Uma dessas vezes, deslumbrado como sempre pela magnífica vista que se vislumbra lá do alto vi um pequeno moleque que, ao colo da mãe, olhava o Pão de Açúcar, o Jockey Clube, as praias da Zona Sul, a Lagoa Rodrigo de Freitas, com um certo ar de perplexidade.
Até que, não aguentando mais, perguntou à sua progenitora:
" - Mamãe, Mamãe, cádê o Quiristo?".
De tão perto que estava da estátua enorme, o miúdo não a conseguia encontrar...
E é esta a minha maneira de homenagear os 50 Anos do Cristo Rei, embora... por tabela.

11 comentários:

  1. Sendo um monumento relativamente Salazarento e sem particular história, a vista (devo dizer) não é nada má. Não éééééé assim uma brastemp, mas pronto, também não vale a pena bater no senhor (perdão, Senhor)...

    ResponderExcluir
  2. Ora a troco de quê sai o salazarento num monumento pago sem dinheiros do Estado?
    Quanto ao pequenote do Rio de Janeiro recordo que conheci um que gostava muito de trepar no colo de quem chegava ao apartamento e que eu visitava amiúdadamente. Era muito giro !Será o mesmo ?

    ResponderExcluir
  3. Esse era o Willias ( nome posto em homenagem a um "Escritor Gringo" de que a mãe dele tinha ouvido falar).
    E quanto ao "trepar" parava por aí...

    ResponderExcluir
  4. Salazarento porquê? Ora bem, assim de repente... o Cerejeira e o Salazar... 1940... hmmm... deixa ver o que diz a wikipedia sobre isso...

    "Foi o Patriarca que dirigiu a Igreja Católica Portuguesa durante o Estado Novo; íntimo de Salazar (conheceram-se no Centro Académico da Democracia Cristã e foram vizinhos cerca de 11 anos), procurou salvaguardar e restaurar os privilégios que o Catolicismo perdera durante o regime republicano (I República). (...)
    Era apoiante do Estado Novo, logo toda a hierarquia da Igreja Portuguesa também era apoiante do regime (...)"

    De facto, um comentário completamente despropositado. Nem sei onde tinha a cabeça...

    ResponderExcluir
  5. Se a wilkipedia diz, qualquer opinião contrária que se cale.Digo mesmo, nem vale a pena ter opinião.O melhor mesmo é deitar abaixo aquele monumento salazarento ou trocar a figura representada por outra mais significativa para o Povo e o interesse nacional.Onde também eu teria a minha velha cabeça...
    Willias, esse mesmo. Até dele tenho saudades !

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida uma vista magnífica, não se vê o CR

    ResponderExcluir
  7. Ó Zé Manel, mais fair play, homem. Eu não disse que era uma obra fascista, disse que era salazarenta. Aliás, "relativamente" salazarenta, para sermos exactos. O que deve dar aí uns 10% de salazarento. Vá lá, sejamos francos, também não é assim tão exagerado... e quanto à wikipedia, também não é preciso ofender-se. Qualquer livro de história (ou historiador) nos pode falar das relações particularmente próximas entre a igreja católica e o estado novo. E ninguém disse que era para mandar abaixo. Aliás, a ideia da coisa é, bem pelo contrário, subir lá acima... (e mantenha a cabeça, homem, que a mim não me faz diferença e si faz-lhe falta certamente : )

    ResponderExcluir
  8. Eu toda triste porque de vez em quando "zangavam-se as comadres" e agora, por fim, "zangaram-se os compadres"...
    Isto sim, é igualdade de oportunidades.

    ResponderExcluir
  9. Já me aconteceu estar no topo da Tour de Montmartre, distrair-me e, depois, tentar descobrir a torre a toda a minha volta.
    "Mamãe, mamãe, cádê a Torre ?"....

    ResponderExcluir
  10. Então seu Galo, a falar de trepadas e a inha aqui é que é safada?

    ResponderExcluir
  11. Aquilo é uma 'coisa' horrenda, sem ponta por onde se lhe pegue.

    ResponderExcluir