sexta-feira, 1 de maio de 2009

Saumon en Croute

Esta receita é para todos aqueles que dizem detestar Salmão, e claro para os outros, também.
O nosso chef Giovanni Francesco aprendeu-a com o chef Avalos, introduziu-lhe algumas pequenas alterações e aqui está a apresentá-la, para que neste fim-de-semana prolongado possam fazer, facilmente, uma bela refeição, requintada...e saborosa.


Saumon en Croute
- 2 Filetes de Salmão (600gr cada) sem espinhas- 1 emb. Cogumelos de Paris fatiados
- 2 emb.Massa Folhada- 1 Cebola- 2 dentes de Alho - Cebolinho - Estragão
- Salsa picada - Gema de 2 Ovos
Para o Molho - 1 emb. de Creme Fraiche, misturada com sal, Pimenta, Limão e Cebolinho.
Estender uma base de massa. Entretanto saltear a Cebola picada com o Alho numa colher de Azeite e um pouco de Soja. Juntar os Cogumelos, Sal e Pimenta. Quando os Cogumelos começarem a ficar dourado escuro juntar a Salsa, o Cebolinho, o Estragão e a Pimenta. Deixe arrefecer um pouco e reserve. Sobre a base da Massa colocar um dos Filetes , temperar com Sal e Pimenta e cobrir com os Cogumelos. Por cima, novo Filete de Salmão. Tapar com a segunda base e colar as extremidades com um garfo ou com os dedos. Pincelar com a gema de dois ovos e levar ao forno, a 160º, durante 1 hora. Acompanhar com Arroz selvagem, Salada César e o Molho acima, que poderá salpicar sobre o prato (ver foto). Et amusez vous !!!

3 comentários:

  1. Giovanni Francesco, tens que me convidar, adoro salmão e odeio a parte de "estender massa"...
    Quanto aos "cogumelos de Paris", fiquei meio desanimado depois de ler isto:

    http://sol.sapo.pt/blogs/pmcat/archive/2008/01/08/Cogumelos-de-cultura-_2800_Paris_2C00_-Pleurotus-e-Shii_2D00_take_2900_.aspx

    "A cultura dos cogumelos de Paris

    A cultura do cogumelo de Paris é de origem francesa e data de cerca de 1670. graças às investigações prosseguidas desde várias décadas a produção é melhorada largamente. O substrato é à base de estrume de cavalo ou de desperdícios orgânicos como a palha, ele enriquecio ou reequilibra-o -se de acordo com um caderno de encargos muito preciso. A compostagem biológica é realizada em duas fases:

    1) Fermentação em pilhas com reversão.

    2) Fermentação controlada em câmara de pasteurização por estas segundas fases o composto pode ser tratado em pilhas ou em caixas, deve ser altamente nutritivo e específico para os cogumelos de camada. A "incubação ' efectuada a partir de branco produzido em laboratórios, encontra-se sob a forma de chapinha. A mistura então é ensacada ou em caixas, a invasão do mycélium efectuada em câmara de incubação a 24 °c. Quando o substrato é invadido completamente, procede-se à cobrança com uma terra dita de gobetagem, os sacos são conduzidos seguidamente para adegas ou em antigos tuneis desinfectados e arranjadas, a temperatura deve ser de 16°c, sem luz com uma humidade saturada e muito boa ventilação. A colheita dura de 8 para 12 semanas, o substrato pode seguidamente servir de adubos na agricultura, o cogumelo é muito rico em proteínas e pobre em lípidos, contem numerosas vitaminas e oligo-élémentos, é o cogumelo mais cultivado, a produção mundial excede as 1.400.000 toneladas das quais 300.000 toneladas para a França."

    ResponderExcluir
  2. A merecer uma experiência...

    ResponderExcluir
  3. HOLA
    ME ALEGRO QUE TE ACUERDES CON GUSTO DE SEGUIR COMIENDOLA ESTA RECETA
    UN ABRAZO
    PATRICIO AVALOS

    ResponderExcluir