passou por uma situação pessoal semelhante à da sua obra
- o relacionamento que mantinha
com Giuseppina Strepponi, uma antiga prima-dona.
Antes de se terem casado, os aldeões do pequeno vilarejo italiano
onde viviam, consideravam a coabitação dos dois imoral e vergonhosa.
A vida comum deles (que durou mais de cinqüenta anos)
influenciou, assim, uma das mais trágicas óperas de todos os tempos
Verdi e Strepponi conheceram-se em 1839,
quando Giuseppina era o esplendor de Milão
e Verdi era, apenas, um jovem compositor desconhecido.
A amizade deles amadureceu quando a soprano,
usando a sua influência com o empresário do Teatro La Scala,
tornou possível a apresentação de Oberto, a primeira ópera de Verdi.
La Traviata, ópera em quatro cenas (três ou quatro actos) de Giuseppe Verdi, com libreto de Francesco Maria Piave, foi baseada no romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho( não confundir com o Dumas Pai d’Outras Filho, que não faz parte desta cena).
Observação :
Em algumas montagens, o terceiro Acto é apresentado como sendo a segunda cena do segundo Acto.
O quarto Acto, nesses casos, corresponde ao terceiro.
uma mundana prometida do Barão Douphol,
e onde esta é apresentada a Alfredo Germont,
por um amigo comum, que lhe transmite o afecto que Alfredo nutre por ela.
Este último dedica, então, um brinde a Violetta e declara-lhe o seu amor.
A cortesã responde a Alfredo que, sendo uma mulher mundana,
Este último dedica, então, um brinde a Violetta e declara-lhe o seu amor.
A cortesã responde a Alfredo que, sendo uma mulher mundana,
não sabe amar e que só lhe poderá oferecer amizade,
mas mesmo assim ( as Mulheres são todas iguais!),
dá-lhe uma camélia que trazia entre os seios,
pedindo-lhe que volte no dia seguinte.
Depois da festa terminar, Violetta permanece só
e apercebe-se do quão profundamente
lhe tocaram as palavras de Alfredo,
um tipo de amor que ela jamais conhecera.
Violetta e Alfredo iniciam um relacionamento amoroso
e vão morar numa casa de campo, nos arredores de Paris.
Aninna, a criada de Violetta, conta a Alfredo que Violetta
Aninna, a criada de Violetta, conta a Alfredo que Violetta
viaja muitas vezes a Paris para vender os seus bens,
a fim de suprir as despesas da casa de campo.
Giorgio Germont, pai de Alfredo, visita Violetta e pede-lhe
Giorgio Germont, pai de Alfredo, visita Violetta e pede-lhe
que abandone Alfredo para sempre.
Giorgio conta-lhe do noivado, em risco, de sua filha, na Provença,
Giorgio conta-lhe do noivado, em risco, de sua filha, na Provença,
e que ver Alfredo envolvido com uma mulher mundana
iria destruir a sua reputação.
Embora a contragosto, Violetta atende aos pedidos de Giorgio
Embora a contragosto, Violetta atende aos pedidos de Giorgio
e deixa um sobrescrito endereçado a Alfredo,
antes de sair para uma festa na casa de sua amiga Flora Bervoix .
Ao chegar a casa e ler a carta, Alfredo desconfiado
de que Violetta possa tê-lo traído,
vai até a casa de Flora, para se vingar.
Quando Violetta chega à festa acompanhada do Barão Douphol,
já é grande a animação provocada por um grupo de mascarados.
Alfredo aparece, quase de imediato, começando a jogar com o Barão
Alfredo aparece, quase de imediato, começando a jogar com o Barão
e ganha uma quantia considerável de dinheiro.
Quando o jantar é servido, Violetta e Alfredo ficam sós no salão
Quando o jantar é servido, Violetta e Alfredo ficam sós no salão
e Alfredo força-a a confessar a verdade.
Violetta, mentindo ( Ai, as Mulheres, sempre a mesma coisa…),
Violetta, mentindo ( Ai, as Mulheres, sempre a mesma coisa…),
diz amar o barão.
Furioso e louco de ciúmes, Alfredo chama todos ao salão
e o dinheiro conseguido no jogo à cara de Violetta,
desafiando Douphol para um duelo.
Violetta desmaia, os outros convivas seguram Alfredo
Violetta desmaia, os outros convivas seguram Alfredo
e a festa termina.
Violetta, doente com tuberculose e sem meios, recebe cartas de vários amigos
e uma, em especial, de Giorgio Germont,
arrependido por ter separado Violetta de Alfredo.
Giorgio e Alfredo visitam Violetta, e reaproximam-se.
O casal começa a fazer planos para a vida depois da cura de Violetta .
Mas Violetta, muito debilitada fisicamente, começa a sentir o corpo falhar.
Oferece, então, a Alfredo um retrato seu
Giorgio e Alfredo visitam Violetta, e reaproximam-se.
O casal começa a fazer planos para a vida depois da cura de Violetta .
Mas Violetta, muito debilitada fisicamente, começa a sentir o corpo falhar.
Oferece, então, a Alfredo um retrato seu
e pede-lhe que o entregue à próxima mulher por quem ele se apaixonar.
Violetta sente os espasmos da dor cessarem,
Violetta sente os espasmos da dor cessarem,
mas morre, de seguida.
Recomeçou a temporada de Ópera...Aplausos !!!
ResponderExcluirAinda a semana passda assisti no Lincoln Center a esta Ópera...
ResponderExcluirE depois ainda dizem que não há coincidências!!!
Obrigada Galo. Uma magnífica rentrée!
ResponderExcluirQue inveja Adriano...
Belo momento de cultura que o Galo nos proporciona, a que eu junto pelo menos algumas curiosidades.
ResponderExcluirLa Traviata fez parte da temporada de ópera do belo São Carlos, em 1968.Tocava a Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional. Custava 220 escudos uma cadeira na quinta fila da plateia.
Eu assisti.
Foi uma ano de oiro naquele Teatro.
Em 8 de Junho ali dançaram Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev.
Eu assisti.
Inesquecivel ano.
CURIOSAMENTE EU TAMBÉM ASSISTI EM
ResponderExcluir1968 NO S.CARLOS À TRAVIATA SENTADA NA QUINTA FILA DA PLATEIA AO LADO DO ZE MANEL..CURIOSAMENTE EU TAMBÉM ASSISTI EM 8 DE JUNHO À INESQUECÍVEL E MARAVILHOSA EXIBIÇÃO DE MARGOT FONTEYN E RUDOLF NUREYEV NO S. CARLOS...SENTADA AO LADO DO ZE MANEL!!!COINCIDÊNCIAS...!!!