sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O 11 de Setembro já foi há 8 anos

O primeiro 11 de Setembro da era Obama,
sob o signo da generosidade da América
Os americanos assinalam hoje o oitavo aniversário dos ataques terroristas nas Torres Gémeas de Nova Iorque e no Pentágono, em Washington, e pela primeira vez a "comemoração" faz-se não sob o signo da "guerra global contra o terrorismo", mas com uma ênfase especial na solidariedade e na generosidade da América.
O Presidente, Barack Obama, fez do dia um feriado federal chamado "Dia Nacional do Serviço e Memória" e pediu aos americanos que se envolvam em projectos comunitários e acções de voluntariado.
O programa envolve, entre outras actividades, cozinhar refeições para os pobres, plantar e arranjar jardins, ajudar em reparações de casas degradadas ou preparar pacotes de material escolar para crianças desfavorecidas.
Mas a memória das tremendas imagens, em directo,
a que todos nós tivemos acesso, há oito anos,
perdurarão nas nossas memórias e corações...

6 comentários:

  1. Pois é um assunto que me interessa especialmente.
    É óbvio que assistiti com imensa desconfiança nos últimos sete anos à política arrasa-mouros - uma espécie de cruzada fora de tempo [bom, já as primeiras o haviam sido, mas enfim...].

    Esta inversão do pensamento oficial pode significar, a meu ver, duas coisas muito importantes. Curto e grosso, aqui vai:

    1. os americanos reconhecem a sua quota parte de responsabilidade no balde de m**** que durante décadas atiraram à ventoinha - nisto, devemos estar todos de acordo, acho;

    2. os americanos apontaram a ventoinha para eles deliberadamente - e nisto pouca gente acreditará mas, confesso, já estive muito mais longe de ser adepta da teoria da conspiração... pero, que las hay, las hay...

    Quem quiser saber mais, veja este
    http://www.youtube.com/watch?v=FFWk8CTXWsQ
    e mais alguns que apareçam em videos relacionaods.
    Vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. Há exactamente oito anos passeava calmamente num cruzeiro pelo Danúbio (o tal que de azul só tem o preto…) quando fui surpreendido pelas imagens que as TVs de todo o Mundo transmitiam em directo do País do Tio Sam.
    Ou porque o clima de dolce far niente não era propício, ou por falta de informação, não me apercebi – no imediato – das consequências que iriam resultar de tal acto.
    Hoje conhecemos as consequências e o pretexto para os crimes contra a Humanidade, mas continuamos a ignorar muitos dos contornos. Até quando ?

    ResponderExcluir
  3. Quando a isto só me apraz dizer que uma atrocidade não pode, ou pelo menos não deve, justificar dezenas de outras atrocidades do mesmo género.

    ResponderExcluir
  4. A mim tudo o que diz respeito a acidentes aéreos mexe muito comigo, por isso não acreditos em Teorias da Conspiração.
    Acredito, sim, em fanáticos religiosos com quem tenho que viajar todas as semanas.

    ResponderExcluir
  5. Há 8 anos foram os fanáticos religiosos. Há 1 ano foram os fanáticos financeiros.E o mundo mudou outra vez. Será que anda tudo ligado? Pelo menos a origem é sempre nos EUA. Têm mais é que lembrar o dia expiando a culpa.

    ResponderExcluir
  6. Há oito anos estava eu já preparado para uma intervenção cirurgica que começou práticamento no momento daqueles horrorosos minutos.
    Realmente a incredulidade foi total e quase que jáo precisava de anestesia.
    O desejo de vingança foi imediato e compreensivel para mim mas agora percebo que foi mal conduzido e que teve consequencias terriveis para todo o mundo.

    ResponderExcluir