domingo, 13 de setembro de 2009

Opiniões acerca do confronto Sócrates / Ferreira Leite

MAGALHÃES E SILVA, ADVOGADO
O primeiro-ministro fez o trabalho de casa e a dr.ª Manuela Ferreira Leite não e isso teve como consequência que, depois de um período inicial de equilíbrio, José Sócrates tenha controlado o debate. Acabou por se assistir à situação relativamente bizarra de ser a oposição a defender e o governo a atacar.
NOGUEIRA LEITE, ECONOMISTA
Foi surpreendente a mudança de posição do Partido Social Democrata sobre a questão das SCUT ...que espero que tenha sido um lapso. Tratou-se de um debate mais centrado nas críticas e inconsistências do passado do que em propostas concretas apresentadas para o futuro.
CARLOS A. AMORIM, JURISTA
O debate foi uma desilusão. Tenho de dizer, independentemente das minhas preferências partidárias, que Sócrates esteve abaixo do esforço. Para mim empataram. Se for verdade que os debates têm índices elevados de audiência e que podem ser decisivos, Sócrates precisava de ter vencido este.
LOUREIRO DOS SANTOS, GENERAL
Os dois hipotéticos primeiros-ministros ou estão em absoluto acordo com as políticas de Segurança, Defesa e Negócios Estrangeiros que existem actualmente, o que é bom, ou então consideram que estes são temas pouco relevantes para um debate público, o que me parece mau.
PEREIRA COUTINHO, COLUNISTA
Para as pessoas que preferem a fantasia, ganhou o eng. José Sócrates, mas para quem prefere a realidade ganhou a dr.ª Manuela Ferreira Leite. José Sócrates apresentou um País de fantasia, que pode continuar a endividar-se. Manuela Ferreira Leite teve uma visão realista e rigorosa do País.
MOITA FLORES, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Foi arrasador. Sócrates dominou muito bem o debate. Tenho pena que a dra. Ferreira Leite tenha ficado desorientada e que não tenha tido a oportunidade de mencionar algumas propostas que o PSD tem na área da Justiça e da Segurança, que são bastante boas. Não correu nada bem ao PSD.
FRANCISCO JOSÉ VIEGAS, ESCRITOR E EDITOR
Já se sabia que José Sócrates iria atacar com as Scut e o modelo de Segurança Social. José Sócrates estava bem preparado e Ferreira Leite tentou desmontar, algumas vezes com sucesso. Quem esperava tirar conclusões deste debate, para decidir o seu voto, terá de esperar mais duas semanas.
PAULO NOGUEIRA, CRÍTICO DE TELEVISÃO
Telegenicamente, Ferreira Leite continua a parecer uma das meias irmãs encalhadas da Gata Borralheira. E Sócrates parece o Pinóquio com uma lipoaspiração no nariz. Na oratória, Ferreira Leite é um gago a pronunciar 'otorrinolaringologista'. Sócrates parece o boneco e o ventríloquo.
RUI RANGEL, JUIZ DESEMBARGADOR
Foi um debate prudente. Achei sobretudo que o eng. José Sócrates esteve melhor, porque utilizou uma táctica em que pareceu quase que Manuela Ferreira Leite é que era a primeira-ministra. A líder do PSD marcou pontos no tema da governabilidade do País. O tema da Justiça foi a lacuna deste debate.
JOANA AMARAL DIAS, PROFESSORA UNIVERSITÁRIA
Foi um debate com muita parra e pouca uva: primeiro, falou-se muito de governos passados e pouco do presente, e quase nada do futuro; segundo, a crise e as políticas sociais foram relegadas para segundo plano; terceiro, os candidatos perderam-se em auto-elogios dispensando a autocrítica.
O GALO, BLOG ANARCO SINDICALISTA
O confronto entre a Forma e o Conteúdo. De um lado um político com boa imagem televisiva mas sem credibilidade e com grande desgaste de empatia, do outro uma senhora respeitável em que tudo, do penteado, ao colar e às roupas à La Tatcher, remete para o tempo da outra senhora.
De um lado, o esquerdo, um político a quem prepararam a papinha toda e que conseguiu inverter a ordem natural das coisas, exigir explicações a quem lhas devia estar a pedir e do outro, o direito, uma pessoa sem dotes oratórios, com alguma irritabilidade excessiva e que foi enviando mensagens subliminares( eu sou respeitável, eu tive uma vida académica notável, etc...) que não sei se terão sido apreendidas pelos espectadores mais distraídos...
Enfim, se me perguntarem quem ganhou, direi que no aspecto formal, foi sem dúvida Sócrates, mais bem preparado, a conduzir o debate, com mais facilidade de expressão e melhor imagem, embora desgastada e pouco crível; quanto ao aspecto de conteúdo, mesmo sem avançar com grandes projectos, e com explicações, por vezes, pouco claras ( ...e as habituais gaffes, como a dos camaradas espanhóis), MFL transmitiu mais seriedade, falou menos politiquês, e passou uma imagem mais genuína.
SIM OU NÃO ? NIM...
E prognósticos, só no fim do derby ( que é no dia 27)!!!

3 comentários:

  1. Como diz alguém lá em cima, Sócrates precisava de ter ganho o debate. E não ganhou,ficaram-se no 0 a 0. E parece-me que, neste momento,e apesar do peso que todos sabemos que a imagem tem, isso não é tão negativo para ela, porque a dele está de facto muito desgastada.

    ResponderExcluir
  2. Nin-nin-nin---
    Pinoquês e economês, uma mistura triste e para esquecer.
    E eu que tinha tanta esperança na Manelinha!
    O que me resta ?
    O Paulinho? O Girónimo ? O Bouçâ?
    Que venha o diabo e que escolha.
    Vou para retiro, meditar....

    ResponderExcluir
  3. Utilizando uma imagem futebolística diria que Sócrates ganhou a partida, mas arrisca-se a perder o campeonato.
    Dadas as conhecidas insuficiências oratórias da avozinha e o seu quase nulo poder de argumentação era de esperar que Sócrates ganhasse marcando os golos necessários para ganhar o campeonato por "goal-average" … e isso não aconteceu !

    ResponderExcluir