sempre associadas a este tipo de festejos.
E, então, hoje, dia em que o ”Galo” comemora o seu 1º Aniversário, resolvemos dar a conhecer os Vencedores do 1º Prémio de MicroContos Galo/Bizâncio.
Vencedores, é uma maneira de dizer, porque, na realidade são três Vencedoras…
Mas deixemos o suspense e passemos ao enunciar dos nomes dos MicroContos vencedores e das suas Autoras.
Em 1º Lugar ficou o “Último Conto” o que vem provar, mais uma vez, que o “Último” pode ser o Primeiro, da Dear Prudence.
Em 2º, a “Rua da Adiça” da Gin Tónico.
E em 3º, foi a vez das “Meditações sobre Cegonhas” da Mafalda.
Estas três Autoras irão receber, como está escrito no Regulamento,
30 Livros da Editorial Bizâncio para a 1ª Classificada,
15 para a segunda e 10 para a terceira.
Todos os outros Autores ganharão, o que não estava previsto, as “Memórias de um Mestre Falsário” de Graham Joyce, igualmente da Bizâncio.
Mas, na realidade, nesta iniciativa do “Galo”, a que a Bizâncio aderiu desde o início, não há vencidos nem vencedores.
Melhor dizendo, somos todos Vencedores.
Pela adesão maciça ao projecto, pela qualidade geral dos MicroContos, pela alegria que tivemos na sua elaboração, pelo gozo desse trabalho ir originar uma Edição escrita, a sair em Novembro. Enfim, os aspectos positivos são inúmeros…
Para terminar, quero dizer que a escolha dos Premiados, por minha opção e devido ao facto de manter relações de amizade com alguns dos Autores, foi da responsabilidade de um Júri formado por profissionais ligados à Edição, tendo como presidente do mesmo, Luís Alves da Editorial Bizâncio.
E agora, comecem já a escrever novos textos.
Mas, na realidade, nesta iniciativa do “Galo”, a que a Bizâncio aderiu desde o início, não há vencidos nem vencedores.
Melhor dizendo, somos todos Vencedores.
Pela adesão maciça ao projecto, pela qualidade geral dos MicroContos, pela alegria que tivemos na sua elaboração, pelo gozo desse trabalho ir originar uma Edição escrita, a sair em Novembro. Enfim, os aspectos positivos são inúmeros…
Para terminar, quero dizer que a escolha dos Premiados, por minha opção e devido ao facto de manter relações de amizade com alguns dos Autores, foi da responsabilidade de um Júri formado por profissionais ligados à Edição, tendo como presidente do mesmo, Luís Alves da Editorial Bizâncio.
E agora, comecem já a escrever novos textos.
Quem sabe se, um dia destes,
não vamos repetir esta iniciativa ?
Antes de mais, parabéns a todos! Adoro estas iniciativas, e de participar (apesar de às vezes sofrer da chamada "preguicite aguda").
ResponderExcluirPara quem gosta de escrever, foi um libertar de energias, para quem gosta de ler, foi interiorizar de muitas coisas boas (tal como quando lemos um livro). E por fim, o maior prazer de todos, vermos uma parte do nosso "blog" (e de nós) transformado num livro numa prateleira da Fnac! Quanto a mim... deixa-me com um sorriso nos lábios e um brilho especial nos olhos!
Parabéns a todos! Parabéns Galo!
Foi uma iniciativa muito criativa e original e, para mim esse é um aspecto muito importante, colectiva, a que muita gente aderiu.
ResponderExcluirTodos os participantes e todos os leitores estão de parabéns.
Parabéns às vencedoras! Parabéns ao Galo pela iniciativa.E essa dos prémios em livros é mesmo uma boa surpresa!
ResponderExcluirMaravilha!
ResponderExcluirParabéns Dear Prudence, Gin Tónico e Mafalda.
Parabéns a todos os outros contistas dos Microcontos.
Galo, milho em forma de livros é uma alimentação super energética!
Em Novembro vou estar na FNAC em frente à prateleira, antes que esgote!
Bela iniciativa!
Ora pois foi grande ALEGRIA que recebi esta notícia!
ResponderExcluirConfesso que sempre pensei ganhar;
...
Ãh? Não disse...?
Ah! Juízo. JUÍZO!! Ganhar juízo, claro está.
Agora um pouco da estória:
Escrevi cheia de vontade.
Consumi-me na busca de ideias.
Depois de as ter, escrever era quase instantâneo.
E foi precisamente baseada nesse meu processo de busca/obsessão que escrevi este "último conto", o 2º de Dear Prudence.
Não sendo o meu preferido é, sem dúvida, o mais autobiográfico - li e reli escritos antigos guardados pelas gavetas, procurei inspiração em relatos dos vizinhos, deixei o PC ligado durante a noite para não perder tempo de manhã a ligá-lo, eu sei lá!...
Até que fui ameaçada como o personagem do conto: “Essas massagens virtuais ao teu pobre ego mal acarinhado só vão contribuir para que a solidão te consuma e, em última instância, que destruas o nosso casamento!”
E assim pus umas vírgulas e uns pontos e terminei "O último conto".
Pronto. Estava feito.
Depois desse viria a escrever mais 5 como Dear Prudence.
Mas não tive nenhum post-it colado no monitor com uma mensagem de despedida...
Obrigada, Bizâncio.
Obrigada, Beatles.
Obrigada aos leitores e leitoras que sempre acarinharam a querida prudência.
Rendo-me !
ResponderExcluirAo prazer da leitura, ao prazer da imaginação, ao prazer de viver em comunhão neste Galo que vive e nos obriga a viver, numa diária caixinha de surpresas.
As merecidas premiadas, os outros todos que foram muitos, deram energia e muito alimento a este blog imparável e quase insuperável.
Guardei silencio todo este tempo mas não faltei um dia a uma visita que foi e continua a ser a melhor das minhas obrigações, o prazer.
Parabens meninas dos meus encantos !!!
Parabéns às Vencedoras e à dupla Galo/Bizâncio pelo Prémio Microcontos!
ResponderExcluirNão sou nenhuma das vencedoras, mas foi para mim muito divertido e estimulante participar! Escrevia sem grande sequência, guardava sem partilhar...escrevo agora muito mais e sempre que posso partilho! Passou a ser um dos meus pequenos prazeres que pretendo que entre nas minhas, não muitas, rotinas.
E ainda, também os contos de que mais gostei foram os da Dear Prudence!
Não escrevi nenhum dos contos participantes mas tive momentos de grande prazer ao ler os textos da Dear Prudence, merecidamente vencedora, do Maktub, do Ernesto E. Minguei, e de muitos outros de que não me ocorre o nome agora.
ResponderExcluirE quando é que começa o 2º Prémio?
Olé!!! Com Duende, como não podia deixar de ser, às premiadas, aos participantes, todos sem excepção.
ResponderExcluirNeste felicitar incluo-me a mim, mais os meus "heterónimos" e que diz que não é para revelar ainda... ;)
Isto tudo para dizer que, falsas e verdadeiras modéstias à parte, que o participar foi por si só um processo interessantíssimo, quase viciante... A procura de ideias, o ir mais longe a estudar a forma como se escreve.. Eu, enquanto "contadora de histórias" no blog sempre me preocupei mais com o conteúdo do que com a forma, a gramática, os adjectivos. O reinventar da realidade...
Foi uma bela viagem e deixa-me saudades... De escrever microcontos e de ler microcontos.
E, por isso, este Olé com Duende é merecidamente para o Galo de Barcelos e para a Bizâncio! Arza! Olé!!! Queremos mais (pode ser sem prémios, que ninguém se chateia, acho eu)!!! Venga!!! :)
E já agora, um Olé com Duende para as Mulheres deste Planeta! O Mundo é nosso!!! Ayayyy... que isto não era para escrever! :)
Posto isto e distribuídos os Olés... Com licença, vou-me retirar. Como me disse o João Viegas, plantei a árvore, fiz o filho e escrevi o livro. Vou-me reformar!!!
Hasta!
Parabéns às gostosonas vencedoras, eu sei que quem escreve assim só pode ser gostosa...
ResponderExcluirNo lançamento vou querer o autógrafo das três.Valeu?
Parabéns a todos os que participaram, eu estou de fora.
ResponderExcluirMas, além das vencedoras gostei muito do Peixe chamado Wanda, da Mrs.Dalloway, do Alexandre Dumas Pai...,de alguns do Feeling Estranho, da Pinta, do Quin, e outros que, certamente, estarei a esquecer.
Pois eu estou mesmo com vontade de impugnar este eleição!
ResponderExcluirHumpf!
Onde já se viu?!
Eu, um doutor por extenso, professor catedrático nas mais prestigiadas universidades do velho continente, deixado de parte neste concursozeco mixuruca!
É que nem ao guelas eu perdia, quanto mais na exuberância da escrita, na pureza da língua mater, a refinada gramática, os temas eruditos profundamente investigad....mmmfffmm! mmmfff! MMMMFFFF!!... cataplof.
...
...
...alô? 'tá aí alguém?
Deskulp aí, manos!
Dei uma bikeirada aki no cota k tava paki a escrever umas cenas bué maradas!
LOL!
Ag k t xinei já n tatreves a bicar, né?
Isso, meu!
Fika paí no xão a curtir a xinada keu vou mas é pó facebook curtir umas cenas!
Ya! LOL
Parabéns aos Vencedores.
ResponderExcluirAo Galo e à Bizâncio pelo Prémio Microcontos, vão também os meus parabéns, pela iniciativa e pelos belos contos que nos proporcionaram.
Mesmo correndo o risco de repetir o que está cantado, lá mais para cima, nesta divertida capoeira, quero também deixar um có-có-ró-có de apreço a esta louvável iniciativa, que prova que, no mundo dos galinácios, existe muito mais do que , apenas, areia dentro das cabeças!
ResponderExcluirOs meus parabéns a todos, ao Galo Pai, e às minhas companheiras, as outras duas Galinhas de Ovos de Ouro!
Obrigada à Editorial Bizâncio e ao Júri, na pessoa do Luís Alves, que espero vir a conhecer!
Dos três contos premiados, infelizmente, não conhecia o da Dear Prudence...
ResponderExcluirDurante todo o mês de Abril estive sem computador e, foi durante esses cerca de trinta dias, que me apercebi de que "O Galo" já era um vício entranhado!
Quando tive o meu computador de volta, fui obrigada a ver tudo muito em diagonal e verifico, agora, que tinha perdido um dos meus contos preferidos.
Imaginação, é preciso!
Boa escrita, é precisa!
Vivência, acima de tudo!
É por isso, e muito mais, que o seu Conto é tão bom!
Parabéns às premiadas!
Parabéns a todos!
Voltem sempre!
Parabéns a todas, keep up the good work!!!
ResponderExcluir