quinta-feira, 24 de setembro de 2009

RECEITUÁRIO DOMÉSTICO: Código de conduta do perfeito eleitor

2. COMO DEVERÁ PROCEDER
QUEM VAI VOTAR PELA PRIMEIRA VEZ

Concentremo-nos hoje na significativa parcela populacional que no próximo domingo irá votar pela primeira vez. Uma “primeira vez” representa sempre um degrau que se vence na vida. O primeiro voto introduzido na urna política é um degrau de excelência. Sendo o leitor um dos 700 mil novos eleitores (e também, desejavelmente, votantes), siga o código de conduta e boas práticas que relembramos neste espaço de Serviço Público.
Vote apenas nos locais autorizados.
Use calçado e roupa minimamente adequados à responsabilidade
de quem vai decidir sobre o destino do País.
Na assembleia de voto, evite fazer barulho e tomar atitudes
que perturbem a paz local (nas futuras eleições, todavia,
já poderá cumprir gradualmente os procedimentos de animação
aqui enunciados ontem).
É compreensível a emoção de quem participa pela primeira vez num acto eleitoral. Mas o eleitor neófito deverá inibir-se em absoluto de dar vivas ao partido em que votou ou vai votar. Quando muito, se de todo em todo quiser exteriorizar a sua alegria, poderá soltar um vibrante "viva a Liberdade!". Ou: «viva Portugal!», não devendo associar ao brado qualquer formulação gestual identificativa de uma facção ideológica. Os presentes, passado o embate inicial de perplexidade, tenderão a reagir com indulgência, compreensão, podendo acontecer que alguns, correspondendo patrioticamente à jovial manifestação, lhe dirijam olhares e sorrisos solidários.
Não fale com estranhos. Desvie-se de tentativas de contacto por parte de desconhecidos. Muitos são os caçadores furtivos que enxameiam as assembleias de voto. A caça ao voto está rigorosamente proíbida no dia das eleições mas sempre aparecem prevaricadores que tentam a todo o custo caçar os votos dos neófitos. O caçador prototipo passeia-se pelo local da assembleia, de mãos nos bolsos, parecendo absorto, mas vai deitando um olho lúbrico aos mais jovens. A abordagem faz-se de hábito por meio de um parlapié do género: «Então, vamos lá pôr o nosso votezinho, não é verdade?»
Ocorrem por vezes situações de maior atrevimento, quando o caçador não se limita à persuasão e propõe despudoradamente a compra do seu voto. Não tome nenhuma decisão sem primeiro conhecer o que pensam os estudiosos e peritos sobre tão controversa matéria. Tema não só controverso mas também melindroso, pelo que se justifica uma análise em separado.




Pedro Foyos
Jornalista

A seguir e concluindo:
COMO ACTUAR PERANTE PROPOSTAS
DE COMPRA & VENDA DE VOTOS
Post relacionado:

8 comentários:

  1. O meu voto está à venda. :-)

    Problema é, compradores, é sempre mais caro do que a vossa última oferta.

    Parabéns, P. Foyos. :-))

    ResponderExcluir
  2. Vai botar uma foto maior, não vai não?

    ResponderExcluir
  3. kk, gatinha,

    Eis eu.


    Melhor ?


    Mas tem um problemita, sou comprometido. namorada americana e tudo, muitos anos de cumplicidade, entendeu ??

    Senão... ;-}}



    Beijinhos, isso não é proibido não.


    A.

    ResponderExcluir
  4. Está a ver Alvega? a "moça" está a fim de paquerar você ( para entender melhor, ver o meu comentário ao post seguinte, porque eu vim de baixo para cima).

    ResponderExcluir
  5. Afinal esqueçam tudo, enquanto eu postei o Alvega antecipou-se, e o meu comentário afinal é em cima e não em baixo...

    ResponderExcluir
  6. PG, em você vindo de baixo para cima, e depois comentando em cima e não em baixo...

    Bom, só espero que a minha namorada e o seu marido se esqueçam de ler tudo isto.


    Bjs.,


    A.



    P.S.
    O que vale é que a gente se vai rindo, não é ?

    ResponderExcluir
  7. Marido? Onde é que está o marido?
    E já agora, de quem?

    ResponderExcluir
  8. Mais que a animação das mesas de voto... Mais que as estratégias utilizadas no primeiro acto eleitoral... Mais que as pressões à boca das urnas...

    A mim o que aflige são aqueles que participam activamente no acto eleitoral, conhecendo os códigos todos e que botam a cruzinha nas "Fátimas Felgueiras" deste País...

    ResponderExcluir