sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Hoje é a dobrar, hoje é a dobrar...

Na realidade, não sei se é a dobrar, a triplicar,
ou seja lá o que fôr, mas este diálogo entre
a La Payita e o Alvega mostra bem que
muitas vezes o dinamismo que se cria
com os comentários ultrapassa, em muito,
o interesse do próprio post.
Mesmo com os exageros e, por vezes, tiros ao lado do Alvega e os calores, mas quem não gosta do calor? da La Payita.
Só para recordar, foi relativo a uma crónica do Vasco Pulido Valente, acerca de Educação e Ciganos...

"alvega disse...
Pois eu consegui ler, a Vasquette é ótimo a defender causas que não lhe tocam de perto, e claro, tem toda a razão, deste mundo até Plutão.
A única coisa que se me escapa é a contribuição dele para a nossa felicidade, tenho a impressão que ele até conseguiu ser sec. ( ou sub-sec. ?) da Cóltura e tudo, e não me lembro de uma só coisa que se me (e a vosotros) tenha sido por ele acrescentado, mas provávelmente o defeito é meu.
Já agora, também tenho a ideia, mais que provávelmente defeituosa, que ele tanto era capax de escrever isto, como o contrário, ou talvez something in between.
Boa continuidade no século XIX tuga...:-(
22 de Novembro de 2009 9:13

La Payita disse...
Conheço o caso. Mais uma vez estamos perante uma comunicação social que usa a informação conforme lhe convém. E hoje não me apetece dissertar sobre o assunto. Mas também não é necessário, pois não?Sobre os ciganos e a educação, muito se poderia dizer. Cada caso é um caso e neste, desde que tenha sido envolvida a família, parece-me uma resposta de discriminação positiva, com a qual concordo. Qual é a alternativa? Que deixem a escola?Numa coisa concordo com VPV, o nosso sistema educativo deveria promover muito mais medidas de educação diferenciada e inclusiva. Para todos. Aliás, não deveria ele fazer outra coisa.E a seguir subscrevo o que o Alvega escreveu... Escapa-me este súbito interesse do VPV por estas causas. E desconfio...
23 de Novembro de 2009 6:57

alvega disse...
A única pessoa de que eu me lembro que tentou fazer alguma coisa pelos ciganos quando eles precisaram (fora uma(s) tipa(s) do ISCSTE que escreveram um livro ou uma tese de doutoramento sobre eles) foi o Pedro Bacelar, quando era gov. civil ou algo parecido lá para cima.Mas nem sei por onde ele anda hoydia, lá fora ??
23 de Novembro de 2009 8:40

alvega disse...
La Payita, tenho sentimentos divididos em relação à
"discriminação positiva", e não sou só eu, uma boa parte dos americanos que a inventaram também...(a 'coisa' não vem do tempo dos Kennedys ou assim ?)Mas realmente, qual é a alternativa ??Excelente pergunta.:-(
23 de Novembro de 2009 8:52

La Payita disse...
De quando vem a "coisa" não sei... O que sei é de pequenas experiências, aqui e ali, com as comunidades ciganas e que têm dado frutos.Não sou pela segregação. Muito pelo contrário. Com uma cigana aprendi a expressão "Misturem-se! Vão ver que não dói!". E não dói mesmo!Mas a verdade é que a escola e a educação são instrumentos privilegiados dos sistemas democráticos para a transmissão de valores, de competências para o emprego e da construção de conciências críticas. Depois tudo depende da forma como os ditos sistemas usam a educação, evidentemente...Arredar os ciganos (e poderíamos estar a falar de outros grupos culturais, sociais, de género,...) do sistema educativo é um erro, que se paga a longo prazo. Com ciclos de gerações dependentes de subsídios (que tanto criticamos), sem acesso ao emprego, fechados para dentro.Adaptar a escola às pessoas, abandonar os currículos alternativos, os espaços de educação não-formal, é condenar uma sociedade ao fracasso, é hipotecar o futuro de um País.Quando foram para a escola, consequência das imposições do RMG, as crianças ciganas conviveram com outras crianças. E, mais importante, as outras perderam o medo do cigano.Hoje continuamos a assistir a um absentismo precoce, que não é desejável. Devido muitas vezes a questões de tradição dos ciganos. por isso, surgem estas respostas de discriminação positiva, que tantas vezes nos chocam. Mas o que é certo é que lá estão eles na escola. Os resultados destas pequenas acções só serão visíveis nas gerações seguintes. E é a nossa impaciência muitas vezes que nos corta os passos para um mundo global, multicultural e inclusivo.Incluir não é termos todos as mesmas ideias.É haver espaço para as ideias de todos.E, caro Alvega, se se sente dividido, isso para mim é bom sinal. É sinal de que pensa no assunto.O que será mais do que a maioria faz.E outra pergunta. Como era a educação no tempo do Salazar? E para quem? As mudanças que aconteceram após o 25 de Abril, quando se começaram a notar? (refiro-me a questões de género e do seu acesso generalizado, porque este assunto teria pano para mangas!!!)Ena pá!!! Já me estiquei... Calo-me aqui! :S
23 de Novembro de 2009 11:58

alvega disse...
Oops...! Há aqui alguém que tem cabeça e a usa, excelente "comment" La Payita !!A "escola", tal como foi pensada nas "democracias ocidentais", e se calhar também nas orientais, não serve só para 'educar'/transmitir conhecimentos, é suposta também ser um meio/veículo/instrumento de igualização/valorização/promoção social.O que eu quero significar com este paleio estúpido é que qualquer gajo/a que a frequente e a aproveite melhora as suas chances de subir na vida, cigano ou não.:-)
23 de Novembro de 2009 18:24 ..."

Digam-me lá, se tive ou não razão na escolha...

12 comentários:

  1. Johnny não posso falar por La Payita, mas tu sabes que eu sou [como tu...] marxista da facção Groucho...


    :-))

    ResponderExcluir
  2. Toda a razão...
    Um diálogo excelente, sobre um assunto muito sério.

    La Payita, uma Mulher a sério, com convicções que admiro e militante de causas que muito respeito - pena que não tenhamos conversado um bocadinho, a "confusão" era muita, na festa de terça feira...

    Alvega, um Homem generoso até mais não, uma inteligência acima do comum, convicções sólidas àcerca de inúmeras matérias mas, aqui, por vezes, leituras "diagonais" em demasia...
    "Just my two damned cents"...

    ResponderExcluir
  3. C. quando me elogias assim só me deixas duas hipóteses: ruborizar-me ou suicidar-me.

    :-)

    Acho que vou para casa pensar nisso, e tomo eventualmente uma decisão logo a seguir ao jantar...

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Alvega...
    Então, vê lá se "aprendes"...

    ResponderExcluir
  5. Vou "aprender"... e já !

    :-)

    nas leiturinhas para esta noite
    (so sorry, only in 'inglishe...)

    Murray N. Rothbard - The Ethics of Liberty (1998)

    NYU Press

    ISBN: 0814775063

    308 pages




    Summary:

    In recent years, libertarian impulses have increasingly influenced national and economic debates, from welfare reform to efforts to curtail affirmative action.

    Murray N. Rothbard's classic "The Ethics of Liberty" stands as one of the most rigorous and philosophically sophisticated expositions of the libertarian political position.

    What distinguishes Rothbard's book is the manner in which it roots the case for freedom in the concept of natural rights and applies it to a host of practical problems.

    An economist by profession, Rothbard here proves himself equally at home with philosophy.

    And while his conclusions are radical -- that a social order that strictly adheres to the rights of private property must exclude the institutionalized violence inherent in the state -- his applications of libertarian principles prove surprisingly practical for a host of social dilemmas, solutions to which have eluded alternative traditions.

    "The Ethics of Liberty" authoritatively established the anarcho-capitalist economic system as the most viable and the only principled option for a social order based on freedom.

    This edition is newly indexed and includes a new introduction that takes special note of the Robert Nozick-Rothbard controversies.

    ResponderExcluir
  6. leituras "diagonais" em demasia...

    lol !!

    C. és realmente uma gracinha, mas que eu saiba não tens maneira de transformar os dias para 26 ou 30 horas, e eu também não...

    Quando conseguires inventar essa coisa avisas-me, e acabam-se as "diagonais".

    :-)

    Entendidos ?


    :-))

    ResponderExcluir
  7. Hei, Johnny é claro que eu atá posso atirar "ao lado"... mas não com uma G-3, pah, sei montar e desmontar a coisa de olhos fechados (faxia parte do treino no C.M.) e ganhei o concurso de tiro com a dita na minha turma, many years ago...

    :-))

    ResponderExcluir
  8. Ah, e há muitos anos vivi em Itália, estão-me a dar saudades, se lá porquê... perche
    prima parlava strano .


    :-)

    ResponderExcluir
  9. Diabos, ia-me esquecendo...

    La Payita é para mim um enorme orgulho ser citado na mesma frase em que a senhora também está.

    Beauty and brains is hard to come by..., meaning you.

    :-)

    ResponderExcluir
  10. Em 9 (nove) comentários acerca de um post onde se fala do Alvega...
    7(sete) são do próprio Alvega.
    Narcisismo? Egocentrismo? Nah,...

    ResponderExcluir
  11. PG, aqui vai o oitavo...


    E se estava a pensar em que eu me iria justificar ou defender ou por aí, perca a tenção...

    :-)

    ResponderExcluir
  12. Por fim, um homem potente...
    ...já vai na "oitava" ou estarei lendo mal?

    ResponderExcluir