quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O Rei vai Nu - Prof. Medina Carreira

“Quando velhos voltamos a ser crianças…”
e podemos dizer: “o rei vai nu”….

Professor Medina Carreira (78 anos )

Aqui deixamos a síntese de uma das últimas entrevistas que concedeu. A não perder.

"Vocês, comunicação social, o que dão é esta conversa de «inflação menos 1ponto», o «crescimento 0,1 em vez de 0,6»..Se as pessoas soubessem o que é 0,1 de crescimento, que é um café por português de 3 em 3 dias... Portanto andamos a discutir um café de 3 em 3 dias...mas é sem açucar"

"Ainda há dias eu estava num supermercado, numa bicha para pagar, e estava uma rapariga de umbigo de fora com umas garrafas, e em vez de multiplicar«6x3=18», contava com os dedos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7... Isto não é ensino...é falta de ensino, é uma treta! É o futuro que está em causa!"

"Os números são fatais. Dos números ninguém se livra, mesmo que não goste. Uma economia que em cada 3 anos dos últimos 27, cresceu 1% ...esta economia não resiste num país europeu."

"Quem anda a viver da política para tratar da sua vida, não se pode esperar coisa nenhuma. A causa pública exige entrega e desinteresse."

"Se nós já estamos ultra-endividados, faz algum sentido ir gastar este dinheiro todo em coisas que não são estritamente indispensáveis? P'rá gente ir para o Porto ou para Badajoz mais depressa 20 minutos? Acha que sim?A aviação está a sofrer uma reconversão, vamos agora fazer um aeroporto, se calhar não era melhor aproveitar a Portela?Quer dizer, isto está tudo louco?"

"Eu por mim estou convencido que não se faz nada para pôr a Justiça a funcionar porque a classe política tem medo de ser apanhada na rede da Justiça. É uma desconfiança que eu tenho. E então, quanto mais complicado aquilo fôr..."

"Nós tivemos nos últimos 10-12 anos 4 Primeiros-Ministros:-Um desapareceu;-O outro arranjou um melhor emprego em Bruxelas, foi-se embora;-O outro foi mandado embora pelo Presidente da República;-E este coitado, anda a ver se consegue chegar ao fim"

"O João Cravinho tentou resolver o problema da corrupção em Portugal.Tentou. Foi "exilado" para Londres. O Carrilho também falava um bocado, foi para Paris. O Alegre depois não sei para onde ele irá... Em Portugal quem fala contra a corrupção ou é mandado para um "exílio dourado", ou então é entupido e cercado."

"De acordo com as circunstâncias previstas, nós por volta de 2020 somos o país mais pobre da União Europeia. É claro que vamos ter o nome de Lisboa na estratégia, e vamos ter, eventualmente, o nome de Lisboa no tratado. É, mas não passa disso. É só para entreter a gente.."

"Isto é um circo. É uma palhaçada. Nas eleições, uns não sabem o que estão a prometer, e outros são declaradamente uns mentirosos: -Prometem aquilo que sabem que não podem."

"Os exames são uma vergonha. Você acredita que num ano a média deMatemática é 10, e no outro ano é 14? Acha que o pessoal melhorou desta maneira? Por conseguinte a única coisa que posso dizer é que é mentira, é um roubo ao ensino e aos professores ! Está-se a levar a juventude para um beco sem saída. Esta juventude vai ser completamente desgraçada!"

"A minha opinião desde hà muito tempo é TGV- Não! Para um país com este tamanho é uma tontice. O aeroporto depende. Eu acho que é de pensar duas vezes esse problema. Ainda mais agora com o problema do petróleo."

"Bragança não pode ficar fora da rede de auto-estradas? Não? Quer dizer,Bragança fica dentro da rede de auto-estradas e nós ficamos encalacrados no estrangeiro? Eu nem comento essa afirmação que é para não ir mais longe...Bragança com uma boa estrada fica muito bem ligada. Quem tem interesse que se façam estas obras é o Governo Português, são os partidos do poder, são os bancos, são os construtores, são os vendedores de maquinaria...Esses é que têm interesse, não é o Português!"

"É preciso que alguém diga aos portugueses o caminho que este país está a levar. Um país que empobrece, que se torna cada vez mais desigual, em que as desigualdades não têm fundamento, a maior parte delas são desigualdades ilegítimas para não dizer mais, numa sociedade onde uns empobrecem sem justificação e outros se tornam multi-milionários sem justificação, é um caldo de cultura que pode acabar muito mal. Eu receio mesmo que acabe."

"Tudo se resume a sacar dinheiro de qualquer sitío. Esta interpenetração do político com o económico, das empresas que vão buscar os políticos, dos políticos que vão buscar as empresas... Isto não é um problema de regras, é um problema das pessoas em si... Porque é que se vai buscar políticos para as empresas? É o sistema, é a (des)educação que a gente tem para a vida política... Um político é um político e um empresário é um empresário. Não deve haver confusões entre uma coisa e outra. Cada um no seu sítio. Esta coisa de ser político, depois ministro, depois sai, vai para ali, tira-sede acolá, volta-se para ministro...é tudo uma sujeira que não dá saúde nenhuma à sociedade."

"Se aparece aqui uma pessoa para falar verdade, os vossos comentadores dizem «este tipo é chato, é pessimista»... Se vem aqui outro trafulha a dizer umas aldrabices fica tudo satisfeito... Vocês têm que arranjar um programa onde as pessoas venham à vontade, sem estarem a ser pressionadas, sossegadamente dizer aquilo que pensam. E os portugueses se quiserem ouvir, ouvem. E eles vão ouvir, porque no dia em que começarem a ouvir gente séria e que não diz aldrabices, param para ouvir. O Português está farto de ser enganado! Todos os dias tem a sensação que é enganado!"

Prof.Medina Carreira
Enviado pela Contessa

6 comentários:

  1. Há muito que digo exactamente o mesmo !Quando brinco aqui com o pinóquio é evidente que assim procuro uma maior audiencia para verdades que poucos gostam de escutar ou ler.E não é preciso ser douturado para entender o que Medina Carreira nos anda a dizer , felizmente com bastante frequencia.Nunca na nossa História se viveu tão bem a velhissima ideia da cigarra, agora sob a forma de governantes e outros responsáveis que não são mais do que uns irresponsáveis !! Quase que rima mas não acredito que me desmintam.
    Será que andamos todos adormecidos ou com a inteligencia embutada pelo palavreado do pinóquio?
    Não chegam os escandalos, os avisos de quem sabe, para reagirmos?

    ResponderExcluir
  2. é um bom diagnóstico, que menos elaborado e esclarecido, o português comum partilha

    e que, já agora, também o HMC tem responsabilidades:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_Medina_Carreira

    soluções?

    ResponderExcluir
  3. Há dias, num daqueles fóruns em que toda a gente debate todos os assuntos, um espectador dizia:
    " Nunca ouvi tantos sábios economistas com tantos diagnósticos sobre a crise... será que não aparece pelo menos um com a medicação adequada ? "

    Confesso que não posso deixar de reconhecer a justeza da interrogação!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto do prof. M.C. e das opiniões dele, entendo-as e sei donde ele vem.

    Só que ele deveria saber, na idade, que a arrogância tem um efeito adverso sobre o que se tenta 'passar'...

    Mas vá-se lá dixer isto a um fulano que poderia nas calmas ser teu avô...

    :-(

    ResponderExcluir
  5. Pronto, acabaram-se os comentários!
    O MC disse o q todos nós juntos já dissemos e pensávamos dizer no futuro! Assim, pronto... Já temos o trabalho de casa feito!
    Bóra para o recreio!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Professor, eu cá também estou numa de querer (porque não ? ) um exílio dourado , do tipo da do Féfé ou da dos outros, ou melhor ainda, em sendo possível.

    :-)

    (É sempre, arranjamos com certeza um "lambécunas" qualquer para assinar a coisa...)

    :)


    Nem sequer me importo de fingir p'ra caraças que tento resolver (lol !!!) qualquer problema que seja...
    E eu acho que até consigo fingir descaradamente bem, o meu treino é melhor que o desses imbecis.


    :-)



    Desde que sejam vosselências (oh "povo", vcs. achavam que serviam para quê ??) a pagar, e a pagar bem.


    :-))


    Depois, está claro, o prof. pode vir ser meu "assessor" ( deve haver uma 'rubrica' numa merda de um 'orçamento' qualquer, para lhe pagar à brava, se por acaso o senhor aceitasse...) e depoix podia justificar as minhas cagadas perante essa gente que se acha a opinião pública, ou lá o que como é que eles julgam que se chamam...

    Asim perdemos a alma mas safamo-nos como todos os outros filhos ...da mãe prêta

    :-]]

    ResponderExcluir