quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A argamassa alegórica dos muros metafóricos - Ricardo Araújo Pereira

Somos um povo
de construtores civis da metáfora,
de patos-bravos da figura de estilo
- o que não tem mal nenhum

As carinhosas irmãs vicentinas que me educaram até à quarta classe suportaram o meu ateísmo sem o mais pequeno queixume.
E suportaram-me a mim com o mesmo silêncio, o que é ainda mais notável. O facto de não terem tentado sequer convencer-me a fazer ao menos o baptismo revela um respeito tão firme pela liberdade religiosa que chega a comover-me.
Por outro lado, pode dar-se o caso de não terem querido oferecer um sacramento ao pecadorzinho pertinaz que, sem dúvida nenhuma, perceberam que estava ali a despontar.
Também comove: senhoras que viviam em reclusão, com pouca experiência do mundo real, conseguiam mesmo assim topar um selvagem aos seis anos.
Mas, mesmo não tendo desperdiçado proselitismo que lhes fazia falta para salvar almas mais merecedoras da salvação, ainda assim ensinaram-me canções religiosas.
Esta semana, recordei uma que se chamava Os muros vão cair.

É interessante quando certos pormenores da biografia do cronista se adequam ao tema tratado na crónica, não é?
Ficamos com a sensação de que o tempo passa pelo mundo e pelo cronista do mesmo modo, que deixa em ambos a mesma marca, e sobretudo que o mundo e o cronista têm a mesma importância, o que é especialmente agradável. (Para o cronista. Para o mundo, é relativamente desprestigiante.) Por isso, sempre que posso invento um facto biográfico que se relacione com os principais acontecimentos da semana.
Desta vez, não precisei de fazê-lo. As freiras ensinaram-me mesmo a música político-religiosa Os muros vão cair, que falava de muros metafóricos em geral para falar do muro de Berlim em particular.

A esta distância, constato que as vicentinas tinham duplamente razão: dez anos depois, o muro de Berlim caiu mesmo, e 20 anos depois da queda as metáforas sobre muros continuam pujantes.
Quando, na passada segunda-feira, se comemorou o aniversário da queda do muro, ficou claro que as metáforas com muros estão para o muro de Berlim como a pergunta "Queria, já não quer?" está para os clientes dos cafés que, por educação, fazem o pedido no pretérito imperfeito.
A queda do muro é uma efeméride que, ano após ano, ouve sempre as mesmas piadas.
Todos, mas mesmo todos os comentadores lembraram outros muros que, à semelhança do de Berlim, devemos derrubar.
O muro da intolerância, o muro da injustiça ou o muro da desigualdade social foram alguns dos muros mais citados.
E todos, mas mesmo todos, apontaram a seguir as pontes que devem ser construídas nas ruínas dos muros.
A ponte da esperança e a ponte do entendimento entre os povos foram as duas infra-estruturas metafóricas mais referidas.
Se juntarmos a estes muros e pontes as auto-estradas da informação, percebemos que as metáforas sobre obras-públicas são, sem dúvida nenhuma, as mais populares do espaço público português.

Somos um povo de construtores civis da metáfora, de patos-bravos da figura de estilo - o que não tem mal nenhum.
Estou só a observar um fenómeno sem o julgar.
Por favor, não me enfiem no túnel da incompreensão.

Ricardo Araújo Pereira in Boca do Inferno (Visão)

3 comentários:

  1. RAP, pareces o MEC, ambos vocês estão sem assunto, então escrevem não importa o quê sobre isso mesmo...

    Vai de férias ou qq. coisa...

    :-)

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, muito bem escrito! O jogo q estabelece entre "as obras públicas" e o novo linguajar dos políticos e comentadores é de Mestre (não mestre de obras - já agora!!!).Esqueceu-se de q até nas notas do Euro se fala em pontes, janelas e pórticos.
    Outro apontamento - fico furibunda quando delicadamente peço: por favor, queria um café! E o engraçadinho responde: queria, já não quer! Qq dia respondo - Não!

    ResponderExcluir
  3. Nesta divido os pontos pela Miss Sixty e pelo alvega.

    ResponderExcluir