quinta-feira, 4 de março de 2010

Sal&Pimenta - Tempero semanal por José Manuel de Sousa


Falsa Paz

Escrever ou comentar os principais acontecimentos da vida nacional tornou-se o prato favorito de muitas personalidades bem conhecidas e igualmente de anónimos com acesso à divulgação dos seus sentimentos, análise e criticas.
Este o meu caso uma vez que me foi permitido alojar neste blog, o fruto das minhas perplexidades e das minhas reacções sem me esconder no anonimato e assumindo o risco de não receber a unanimidade dos leitores.
Bem sei e disso tenho consciência , que a minha visão sai formada ou deformada como entenderem pela educação recebida e pela vivencia de muitas experiencias, vividas por cá e igualmente lá por fora.
Acontece que nestes últimos dias, para lá de muita tragédia que a todos impressionou, algumas coisas merecem atenção, umas pelo lado positivo outras pelo ângulo da quase comédia.
Os portugueses, do mais rico ao mais pobre acorreram a ajudar de formas variadas os que tudo perderam na Madeira. Nota altamente positiva.
Os políticos, da esquerda à direita resolveram aproveitar o momento para se apresentarem como paladinos da paz ! E logo correram para os braços e abraços de um senhor poderoso no mais belo jardim e Jardim de seu nome, senhor de comprovada coragem politica.
Apagou-se num repente a sanha acusadora de quem no Continente se deliciava a atacar o Homem que sempre soube defender intransigentemente o desenvolvimento da Ilha , nunca se calando e jamais se colocando à defesa.

O curioso é que muitos desses tais que o acossavam, nunca colocaram os pés naquele belo recanto de Portugal.
Mas agora o cachimbo está ardendo e todos puxam um fuminho, resta saber até quando !

José Manuel de Sousa

6 comentários:

  1. Bem observado e comentado.
    Esta é uma Paz que não irá durar muito, e se calhar não apenas por culpa de uma das partes...

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, perfeito!
    Mais perfeito do que este desabafo, não pode haver!
    Se calhar todos o sentimos quando de lá e de cá vimos as reacções públicas, estilo menina de escola primária: pronto, pronto...agora já sou tua amiga outra vez! Até chegar o dia em q vão dizer: Pronto...não brinco mais contigo!

    ResponderExcluir
  3. desculpem lá, não misturemos flores com espigos, o que aconteceu foi uma tragédia! Secalhar é o Sr.Jardim que mais gosta desta escola e até está na roda do cachimbo,porque realmente ele nunca se coloca na defesa, aliás ele só e só ataca sempre!!! agora até quando???

    ResponderExcluir
  4. Com coragem ou não o sr.Jardim é um ditador de uma ilha das bananas.
    E onde está a coragem se ele muda cada dia ao sabor dos intereses pessoais?
    Embora seja uma palavra fora de moda não passa de um fascista...

    ResponderExcluir
  5. As bananas da Madeira são as minhas preferidas!!!

    ResponderExcluir
  6. Agora a sério.
    Tem toda a razão,ZM.
    Uma óptima oportunidade para aproveitamentos políticos, de todas as partes.
    É pena!

    ResponderExcluir