sexta-feira, 12 de março de 2010

José Gil. a última aula

O filósofo José Gil terminou ontem a sua carreira académica com uma lição sobre linguagem e arte num auditório literalmente a rebentar pelas costuras, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Mostrando-se "muito surpreendido" e até "inquieto" com a quantidade de gente que compareceu, José Gil declarou que esta não seria a sua " última aula", porque vai "continuar a pensar, a escrever".
Entre actuais e antigos alunos, estavam filósofos como Eduardo Lourenço, Diogo Pires Aurélio, Maria Filomena Molder, Arnaldo Matos, ex-líder do MRPP mas também artistas como Joana Vasconcelos, Manuel João Vieira ou Vera Mantero.

Na sua derradeira aula enquanto docente universitário, José Gil, "não quis fazer uma coisa pomposa e auto-elogiosa". Preferiu, como ele próprio explicou, " falar de algo sobre o qual tem vontade de pensar, para que esta aula seja também um começo" e o ponto de partida foi o quadro do pintor russo Malevich intitulado Quadrado negro sobre fundo branco.

Face a uma plateia ávida das suas palavras, o filósofo aceitou o repto de uma aluna para " esquecer o tempo" e a aula, que deveria ter apenas uma hora e meia, estendeu-se por mais de três horas, nas quais citou alguns dos pensadores que o marcaram: Deluzze, Espinosa, Kant, Husserl.

"José Gil construiu uma reflexão própria. O seu pensamento tem uma clareza e uma força incríveis. Esta aula foi histórica porque, através dele, consagra-se to-do o esforço do pensamento em língua portuguesa das últimas décadas", afirmou Eduardo Lourenço.

Um comentário:

  1. É para estar disponível para usufruir de momentos como esse, q me divido entre continuar a trabalhar e dizer adeus às obrigações! O carcanhol faz falta...embora não seja tudo!

    ResponderExcluir