quinta-feira, 11 de março de 2010

Sal&Pimenta - Tempero semanal por José Manuel de Sousa

PEC

Aprendi pelas lições de História que os nossos antepassados sempre deram mostras de grande coragem, em guerras esforçadas e navegações arriscadas que como todos sabemos, revelaram novos mundos.
Foram séculos de que nos podemos orgulhar e que devemos manter vivos nas gerações que virão e que talvez façam esquecer alguns momentos menos assinaláveis, registados nos últimos decénios.
Confesso que tenho uma indelével sensação de que a pouco e pouco foi desaparecendo do nosso sangue, o desejo de nos afirmarmos como um Povo senhor do seu destino e exemplo para outros povos com menores passados.
Sem desejar percorrer terrenos movediços e sem que me acusem de ideias preconcebidas, interpreto a falência aparente de algumas das nossas inegáveis qualidades como resultado traumático da abrupta redução da secular dimensão de Portugal, pese embora a alegria que muitos demonstraram publicamente e de que agora alguns já se arrependeram. A prazo, obviamente não haveria alternativa.
Essa falta de coragem tem estado bem patente nos anos recentes da vida politica quando decisões importantes são ignoradas em favor de votos para manutenção de cargos e privilégios. Mas chega um momento em que não adianta encolher os ombros e ignorar o presente , menosprezando o futuro.
Aqui chegados encontramos o propalado PEC que para ser claro, traduzo por Programa de Engano Colectivo ! E porquê ?
Simplesmente porque chega atrasado e receoso quando na verdade, a situação em que sucessivos descasos e erros da politica económica dos anos recentes, a todos colocou em dramática situação assim obrigando ao sofrimento aqueles de nós que não somos responsáveis pelo plano inclinado para onde nos empurraram por falta de coragem para arrepiar caminho quando ainda era possível.
Alguém contesta isto ?

José Manuel de Sousa

Um comentário:

  1. Não tenho certezas, mas os PEC's são obrigatórios na U.E. e ainda não vi essa criticalhagem toda dizer alternativas, dá um bocado ideia que o desporto deles é dizer mal...


    (ideias=zero, ou então "pequenas e médias empresas", vamos faxer o quê, subsidiá-las< também ?)

    ResponderExcluir