quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da Terra. Vamos celebrar...ou começar a chorar?


O Planeta está à beira do "cataclismo" e o panorama da pegada ecológica é ainda muito negativo, alerta a Quercus a propósito do Dia da Terra, que comemora hoje 40 anos.

A capacidade do Planeta nos oferecer recursos suficientes e de absorver a poluição que produzimos é muito inferior à quantidade de recursos que gastamos, explica a presidente da Direcção Nacional da Quercus, Susana Fonseca.

“Se por um lado estamos a melhorar a eficiência em algumas áreas, nós estamos a precisar cada vez de mais recursos para alimentar o nosso estilo de vida. Estamos a falar de países desenvolvidos que têm pegadas que estão muito acima daquilo que o Planeta pode comportar”.

Só os portugueses consomem e produzem resíduos 70% acima da capacidade do país, números que seguem a média dos países desenvolvidos.

Esta situação traduz-se numa ameaça real à sobrevivência da espécie humana, avisa Susana Fonseca.

As alterações climáticas são apenas a mais visível consequência dos maus hábitos de consumo e é urgente mais educação e consciencialização real por parte de todos.

“Se nós queremos o nosso estilo de vida mais sustentável temos que ir às outras vertentes, temos que ir à redução, à prevenção, à reutilização, e só depois passar à área da reciclagem”, sublinha Susana Fonseca, da Quercus.

2 comentários:

  1. Estes assuntos assumem enorme importancia e sobre eles todos devemos meditar.
    Mas sobretudo, actuar.
    O esforço e a compreensão de cada um sem resvalar para os usuais fundamentalismos ambientais, são condição essencial para o bom futuro das próximas gerações.

    ResponderExcluir
  2. Eu recomendaria o filme do Al Gore, e uma "revisitação" a a algo que já foi escrito há muuuito tempo.

    ResponderExcluir