quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sal&Pimenta - Trempero semanal por José Manuel de Sousa

Pedofilía

Certamente todos temos acompanhado com natural preocupação, o surgimento à luz do dia de casos que envolvem menores e alguns sacerdotes da Igreja Católica.
É evidente que o grave problema não está restrito a esta religião nem àqueles homens mas importa que todos sem excepção, sejam objecto de acompanhamento e análise mesmo antes de se entrar nas medidas condenatórias de um comportamento execrável e inadmissível quaisquer que sejam as circunstancias e interpretações.
Sou altamente critico em relação ao celibato que se exige aos sacerdotes e se por um lado tem alguma justificação, a verdade é que deste tempos imemoriais se sabe que muitos padres viveram e vivem em concubinato, aceite com compreensão por grande parte do seu rebanho. E com filhos.
A teimosia do Vaticano quanto a esta matéria revela cada vez mais o seu desfasamento em relação à vida que impera no actual século e embora o celibato seja uma opção tomada de livre vontade aquando na entrada no Seminário, a verdade é que a natureza humana muitas vezes se impõe com a força subjacente ao instinto sexual na sua faceta mais importante, a da procriação.
Reprimido este pelo impedimento de um natural casamento, criminosamente é descarregado em menores que até ao fim da vida serão atormentados pelo sentimento da culpa que na verdade não tiveram.
Por fim e em plena Páscoa, vimos e ouvimos o Papa falar para o mundo sem uma só palavra directa ou indirecta, sobre tão candente problema.
É um facto que em certas épocas a pedofilia foi aceite embora sempre praticada discretamente mas tal não justifica de forma alguma que em nossa civilização não ergamos a voz utilizando todos os instrumentos para condenar quem a pratica mesmo quando resultante de uma gravíssima perturbação física ou psicológica.
A Igreja Católica para que possa ser respeitada por católicos e não católicos deve ponderar seriamente numa mudança de princípios quanto ao celibato e sobretudo assumir pública responsabilidade perante os casos que já foram divulgados.
Assim o espero.

José Manuel de Sousa

Um comentário:

  1. Aí à frente um olhar diferente sobre a pedofilia, (The Woodsman [2004]) com os fabulosos Kevin Bacon e Kyra Sedgwick , que além do mais são um casal na vida real, desde para aí 1988...

    ResponderExcluir