quarta-feira, 19 de maio de 2010

Amigos, vamos dar um tempo...

Todos nós já vivemos, uma, várias vezes, uma daquelas paixões 'de caixão à cova' em que toda a nossa vida se baseava no 'outro'.
Em que todo e qualquer instante, passado longe do objecto amado, se nos tornava doloroso e intolerável.
Momentos de um desejo tórrido e insaciável, de uma obsessão permanente, de um estado febril e eufórico que nos transmitia uma sensação única de vivência total, de satisfação plena, misturada com picos de desânimo, de insegurança, de saudade...
É nessas alturas que nos metemos num avião, num comboio, num barco, para passarmos alguns dias, horas, com o nosso amante, se ele está longe, que corremos perigos de modo inconsciente, se ele é comprometido, que nos portamos de modo acriançado, dançamos à chuva, escrevemos poemas de amor horrorosos, fazemos declarações impensadas, ultrapassamos os nossos limites físicos, esquecemos preconceitos morais, nos aproximamos, afinal, dos deuses.

A minha relação com 'O Galo de Barcelos ao Poder' já foi assim...
Todos os dias, quando me levantava ( e eu acordo por volta das seis) a primeira coisa que fazia era ligar o computador e colocar, 'postar' segundo o jargão próprio, notícias, cartoons, vídeos, anúncios, crónicas, colaborações várias, capas de jornais e, por vezes, texto confessionais em que me expunha de um modo tal como nunca antes ocorrera, mesmo perante os meus amigos mais íntimos.
E como todas as verdadeiras paixões, esse entusiasmo, esse inebriamento, esse tesão, encontrou reflexo do outro lado - o vosso.
Seguidores, comentadores, leitores, foram aparecendo e tornaram este blog uma coisa viva e interactiva.
Eu dava o pontapé de saída mas, depois, os acréscimos, críticas, discussões, divergências, que surgiam, encaminhavam as diversas peças, e foram quase 4000 posts, para horizontes que eu nem sequer vislumbrara quando os imaginara ou seleccionara.
E, assim, criámos, em conjunto, concursos fotográficos e literários, editámos um livro, demos à luz rubricas periódicas com assinaturas várias, publicámos dois folhetins, enfim, produzimos obra variada que, arrisco dizê-lo, deu gozo a muitas dezenas, centenas, de pessoas.
Sei de amigos, em países longínquos, para quem a companhia diária do 'Galo' encurtava distâncias; de outros que, em períodos de doença, encontraram nesta tertúlia ânimo para sorrir e seguir em frente; houve quem, graças aos nossos desafios tivesse, pela primeira vez, descoberto o prazer, e o talento, da escrita...

Por aqui falou-se de monstros consagrados e de talentosos desconhecidos, de mulheres fatais e de filmes de antologia, de livros e receitas, de viagens e assuntos supérfluos, de banda desenhada e de ópera, sem preconceitos ou fundamentalismos, com respeito pela salutar diferença de ideias, com abertura para as ideias contrárias que por vezes originaram uma troca de argumentos um pouco mais acalorada mas nunca ultrapassando os limites do respeito mútuo.

Todos nós já vivemos, uma, ou várias vezes, um daqueles finais de relação em que o que é escaldante se torna morno e, depois, frio.
Em que tudo o que é prazer, entusiasmo e descoberta se transforma em enfado, repetição e rotina.
A minha relação com 'O Galo de Barcelos ao Poder' está a começar a ser assim...

Não sei determinar qual a causa/efeito.
Primeiro, achei que o afastamento progressivo de comentadores emblemáticos e participativos como a Moira ou a MTH, a Sapho ou o Adriano, as longas ausências da Contessa ou as intermitências do Alv ega/ James seriam a razão para eu, que em qualquer tipo de relação preciso de sentir a envolvência total do parceiro, me começasse a sentir insatisfeito com este affair, mas com o passar dos tempos, adoptei uma atitude mais humilde mas, talvez, mais realista.
Não foi o afastamento dos 'fiéis' que me causou desinteresse...mas terá sido, sim, a evolução do meu desinteresse que terá afastado os tais elementos, sem os quais o ' Galo' não tem o mesmo brilho nas penas, arriscando-se, mesmo, a ficar depenado.
De tórrido, o nosso caso passou a quente e , agora, está morno...
Antes que arrefeça completamente, decidi fazer um compasso de espera.

Não é um final, não vou acabar ou encerrar o blog e poderei, sempre que tal me apetecer, colocar aqui um texto, uma colaboração, um post que o justifique, mas sem cair nunca mais na obrigação diária, na rotina, no enfado...

Amigos, vamos dar um tempo...
Adeus, até ao meu regresso.
...O Galo de Barcelos ao Poder!!!!

43 comentários:

  1. NÃOOOOOOOOOOOOO!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Já se antevia...com muito pesar meu!
    Lamento não ser aquela comentadora profunda, mordaz, oportuna, satírica, ou nem por isso! Sinto que não me esforcei, nem de perto, nem de longe como o Galo e outros comentadores iniciais, mas também eu senti um certo "abandono" porque não tinha réplica ao que comentava. Cheguei a pensar que devia ser muito sem graça e despropositada...E o "amor" foi esfriando! E saber que gostei tanto "Do Amor é"! Vamos encontrar-nos aqui, talvez amiude, mas não nos afastaremos! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Fico a aguardar esse regresso,"acentada" aqui no Alentejo!... e nos proximos dias aposto que não vou lembrer-me, já era uma rotina matinal! Abraços... Boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oh Miss Sixty se eu soubesse que gostava tanto de réplica tinha entrado nisso com muito gosto.
    Nós os dois fomos dos mais tenazes mas tantos outros que aqui entravam, liam e nada escreviam assim contribuindo para o compreensivel desanimo do Galo.
    Agora muitos chorarão sobre o leite derramado, eu sou um deles pois cortam-me o pio...e quem se vai ficar a rir é o pinóquio que eu tanto "amo", fica livre dos meus azedumos que pelos vistos tinham fundamento e me acompanham há mais de um ano.
    Agora vem o Verão acompanhado de muitos sacrificios a bem da Nação dizem alguns e o Galo vai repousar assim podendo ganhar forças para voltar ao galinheiro e nós aguardaremos esperançados.
    Ele vai fazer MUITA falta...

    ResponderExcluir
  5. Pois é ZM! Gosto de "réplica"...é um bom exercício para o cérebro, ginastica os neurónios! E réplica não significa necessariamente discordar!!
    Um até já, é o que me custa menos dizer, por agora! :)

    ResponderExcluir
  6. Sou um dos mais recentes “ viciados ” do Galo, mas confesso que me vai fazer falta esta rotina …
    Também eu não fui muito colaborante e, como diz a Miss Sixty, se calhar devia ter dado mais réplica …
    Tenho esperança que esta ausência seja transitória (só para recuperar forças) e, por isso, aqui fica um
    ATÉ JÁ !

    ResponderExcluir
  7. Quando duas pessoas envolvidas numa relação dizem "vamos dar um tempo...", expressão que creio que importámos dos nossos irmãos do Brasil, é sinal de que as coisas não estão a correr nada bem e, na grande maioria dos casos, a relação, tal como era, e como era desejada pelas partes envolvidas, acaba, realmente, ali.

    Acompanho "O Galo de Barcelos ao Poder" desde o seu nascimento, há mais de ano e meio e, desde então, não passou um único dia em que não lhe fizesse uma visita, excepto em ocasiões, por vezes prolongadas, em que não tinha comigo um computador disponível.
    Lembro-me, com alguma nostalgia, das noites de Cabo Verde passadas a enviar "Bilhetes Postais" para o Galo, em luta acesa com o portátil, que me devolvia os anexos com as fotografias todas quando, afinal, elas já tinham chegado ao destinatário...

    O "Galo" expôs-se de uma forma que nunca julguei possível e até eu confessei, aqui, alguns pecadilhos...

    Não sei até que ponto este tipo de "produtos" tem um tempo limitado de vida mas, se assim é, neste caso o saldo é altamente positivo, como o "Galo" já acima referiu.
    Até conseguimos editar um livro!
    Afinal de contas, que "legado" mais "nobre" poderíamos deixar?!

    Também não sei determinar a relação causa/efeito, mas sei que a pescadinha continua com o rabo na boca....

    Sei que, amanhã, quando entrar nos meus Favoritos, abrirei a página do "Galo" e, provavelmente, não encontrarei nada de novo...
    Já tenho saudades!

    Como em tudo na vida, nada voltará a ser como antes!

    ResponderExcluir
  8. Johnny,estas coisas (eu ia dixer m$%&/as...) na i-net funkam por ciclos, vai-se e por vezes volta-se.

    Sobretudo não te amofines, la vie c'est comme ça.

    Abs,

    A.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Galo! Um "ganda" cócórócó para si e todos os habitantes da nossa capoeira!
    Este sol e esta luz vão iluminar-nos! Este Galo ainda há-de ser uma Fenix Renascida!
    Hoje - 20 de Maio 2010

    ResponderExcluir
  10. Cá estou eu também Miss Sixty, somos fiéis ...pelo menos ao Galo....que nos acompanhava todos os dias.
    Ora acontece que a idade não perdoa e o Galo não escapou para mal dos nossos pecados e das suas muitas admiradoras !!
    Ficou encanecido, algo resmungão,em suma, desanimou.
    Mas há cura, oh se há !
    É o que eu tentarei afincadamente, indo ao ponto de recordar as suas quedas do poleiro em plena Baia de Guanabara ou lá para os lados da Cinelandia quando ainda por ali se podia andar.
    Miss Sixty prometa que me ajuda.
    E daqui lanço um apelo aos desaparecidos, voltem que o Galo vos perdoará e nós, do grupo dos nostalgicos ,também !!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, tal como previa, aqui estou eu, não sei se por esquecimento ou na esperança de que também o Galo não tivesse resistido a um unico post matinal!!

    ResponderExcluir
  12. Apenas para desejar um
    BOM DIA a todos !!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Estou de acordo com a Contessa: sempre que alguém me disse ou eu disse "vamos dar um tempo" foi...até hoje!
    Curioso é que, estando eu afastada do blogue, onde acontecesse o que acontecesse visitava diariamente, mesmo que não comentasse, regresso precisamente hoje! as relações de facto são assim: um foge e logo o outro se aproxima... e a prova está no nº de comentários que este post, à semelhança de outros menos ameaçadores, provocou.
    Sentindo-me privilegiada por poder ver o Galo/João noutros contextos, aqui deixo o meu lema: "Nada é permanente excepto a mudança". E já agora deixo também o link para um blogue muito a propósito: www.aminharelacaoestaporumfio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Fenómeno a analisar!
    Quando o barco começa a afundar há sempre uns paus para fazer uma canoa!
    Claro que sim, ZM! Conte comigo para tocar a reunir! É espantoso como quase todos nós viemos aqui na esperança de ver a garrafa a boiar com uma mensagem...Será que o Galo está a banhar-se nas Cataratas de Iguaçú, como há tempos nos contou?

    ResponderExcluir
  15. O Galo agora virou embarcação...acostou na Doca de Santo Amaro, possivelmente para tentar novos rumos.
    Mas como me parece que não conhece nem a proa e a ré, nem estibordo e bombordo, tenho esperança que largue o lançante da proa e volte de vez em quando para terra firme, a capoeira !
    Miss Sixty ajude e empurrar o galináceo, ele merece apoio moral e não só.
    Além do mais como poderei atacar com cupim um certo fantoche conhecido como o ponóquio ?
    Juntemos as vozes, as nozes, as palavras, a criatividade, corramos em perseguição do Galo, puxemos as suas coloridas penas,vamso apelar à nossa imaginação para que o dito cujo desperte da sua modorra alentejana...

    ResponderExcluir
  16. Compreende-se. Mesmo para um Galo de sete ofícios, o dia também só tem 24 horas. Continuarei aas visitas ás vezes diários, às vezes com um...dois dias de folga.

    ResponderExcluir
  17. O Galo acostou na Doca de Santo Amaro e, quanto a mim, muitíssimo bem!
    Cheguei há pouco de lá e, se há um mês o colorido já era muito, agora as tonalidades são absolutamente espampanantes...

    O Galo, tal como sempre o conheci, é fiel no AMOR, mas tem muitos outros amores... Que também o merecem!

    A Quimera diz, e concordo com ela, que "nada é permanente excepto a mudança".
    Por outro lado, lembro uma frase - proferida com enorme cinismo e aplicada a outro contexto - do Príncepe de Salinas no "Leopardo", de Visconti - "É preciso que alguma coisa mude, para que tudo fique na mesma".

    Neste caso, não prometamos nada...que depois não possamos cumprir!!!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!
    Cá estou eu de equipamento vestido, bóia na mão. Olhem, pareço mesmo uma "ninfa" das Marés Vivas!!! Quer acompanhar-me ZM? Pelo caminho fazemos figas ao pinóquio...Não fora a sensibilidade do momento e rogava-lhe a praga: tomara que caia!
    Um destes dias vou ao Cais 10 dar um abraço ao alterego do Galo!(tanto mar e eu aqui...)!
    Bom fim de semana a todos!

    ResponderExcluir
  19. Persistencia, é a palavra de ordem !
    Vamos ver quem desiste primeiro, se o Galo agora encalhado na Doca se todos nós que "morremos" de amores por ele...
    Acima acima gageiro, acima ao mastro real vês plumaqens coloridas ou náufragos no blog ?

    ResponderExcluir
  20. Bom dia!
    Passei na capoeira para vêr se havia ovos!!!
    ... E agora? Açorada sem ovos!!!, não é a mesma coisa!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  21. AÇORDA SEM OVOS!
    (CORRIGIDO)upss

    ResponderExcluir
  22. Respondendo ao ZM:
    "Acima acima gageiro, acima ao mastro real vês plumaqens coloridas ou náufragos no blog ? "

    Plumagens = nem vê-las.
    Naufragos = muitos

    ResponderExcluir
  23. Plumagens nem vê-las??? Então, Armando e o pavão do pinóquio??????
    Náufragos, está certo...somos muitos!
    Sem balsa e com tubarões a quererem
    comer-nos os dedos dos pés!!!
    :):):)

    ResponderExcluir
  24. Estou preparado e armado !
    Vou à procura de um fugitivo e colorido Galo para que ele não pense que se livra cá do pessoal do galinheiro!
    Tanta coisa bonita que aqui tivemos, tanta coisa prevista e ainda mais interessante, pois o galinácio deu à asa com alguma razão.A responsabilidade é NOSSA !
    Faltámos à chamada diária e o coitado deu por mal empregado o seu louvável esforço madrugador.
    Agora choramos...mas sobre o tal leite derramado.

    ResponderExcluir
  25. Tenho um segredo para revelar...mas só amanhã, ou domingo ou segunda.
    Aguardem !

    ResponderExcluir
  26. Margarida Ferreira dos Santos23 de maio de 2010 às 07:12

    Tenho muita pena,agora que voltei a estar distante, seria optimo!
    Mas antes assim...ficará para todos um grande Blog com grandes momentos!
    Não vale a pena esticar o que pela sua natureza tem os seus limites no tempo.
    Parabéns de novo, João, pelo Galo que criaste e pelo cuidado em preservá-lo. Agradecemos todos!

    ResponderExcluir
  27. Finalmente vou revelar aquilo que foi um sefredo muito bem guardado.
    Espero que os capoeiristas persistentes tomem bem consciencia do que vou relatar.
    O Galo foi convidado para uma viagem num ovni que aterrou numa parcela do território nacional me pleno Alentejo !
    Duas belas marcianas logo o convenceram a entrar na nave e ele apesar do receio de alguma reacção doméstica, partiu !
    Despediu-se de nós e para espanto meu regressou ao nosso planeta poucos dias passados, um pouco assarapantado...pois as duas belas marcianas não se agradaram do seu ar sisudo e largaram-no em Lisboa, claro junto à Doca de Sto Amaro.
    E ali tem permanecido e ao que consta, muito desencantado com todos nós.
    Ora acontece que fiquei com um terrivel peso na consciencia porque logo pressenti que estava cheio de razão, não o mimámos como merecia.
    E vós todos como estão neste caso?
    Tranquilos?
    Duvido !
    Podemos fazer uma petição pública, muito em voga ou então podemos esquecer este incidente de percurso e aguardar que o Galo depois de um largo periodo de afastamento do nosso convivio, decida retornar para o nosso regaço:)
    E pronto, já está.

    ResponderExcluir
  28. Começámos cheios de boas intenções...tal como o Galo! Todos nós precisamos de alimento...Vamos encontrar-nos pelas Docas, não com um Galináceo, mas com o Peixe-Galo!
    Até breve!

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Olá Fernando
    Obrigada pela sua visita.
    O arkivão está parado, mas convido-o a visitar
    http://blogdangola.blogspot.com/, um blog da minha co-autoria.

    ResponderExcluir
  31. Saí da hibernação !!
    O Galo ainda não voltou, será que perdeu o "tusiasmo" ???

    ResponderExcluir
  32. Se o Galo fosse vivo fazia no dia 17 de Setembro, 2 anos. Teriamos um post em grande e muitos belos comentários. Assim resta-me apenas dar os Parabéns ao...abstrato

    ResponderExcluir
  33. Quem é que viu o Galo, feito "Chef" na Praça da Alegria, no 1º De Dezembro???
    Estava eu muito entretida a embrulhar os presentes da "crise" e nisto ouvi uma voz peculiar, conhecida! Olhei o écran...O GALO NA SUA MELHOR FORMA!! Que belas plumas brancas argentées!!!
    Mais uma faceta deste nosso AMIGO!!!!! PARABÉNS...MUITOS!

    ResponderExcluir
  34. Thanks for finally writing about > "Amigos, vamos dar um tempo..." < Loved it!

    Look into my web-site: purchase structured settlement
    my web page > structured settlement companies

    ResponderExcluir
  35. Hello! I've been following your website for some time now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Lubbock Tx! Just wanted to say keep up the great job!

    My web blog :: structured settlement cash

    ResponderExcluir
  36. I'm truly enjoying the design and layout of your website. It's a very easy
    on the eyes which makes it much more enjoyable for me to come here and visit more often.
    Did you hire out a developer to create your theme? Outstanding work!


    Here is my web blog ... sell structured settlement Annuity

    ResponderExcluir
  37. It's amazing to visit this website and reading the views of all friends on the topic of this article, while I am also eager of getting familiarity.

    my website ... structured settlement Institute

    ResponderExcluir
  38. We stumbled over here coming from a different page and thought I might as well check things out.

    I like what I see so now i'm following you. Look forward to going over your web page for a second time.

    Also visit my webpage - edublogs.org

    ResponderExcluir
  39. hey there and thanks in your info ? I’ve definitely picked up anything new from proper here.
    I did then again experience some technical issues using this site, since I experienced to reload
    the website many instances prior to I may get it to load properly.

    I have been wondering if your hosting is OK? Not that I am complaining,
    however sluggish loading cases occasions will often have an effect on your placement in google and can injury your quality score if ads and marketing with
    Adwords. Well I am including this RSS to my email and can glance out for a lot more
    of your respective exciting content. Ensure that
    you replace this once more soon..

    Feel free to surf to my website ... how to get free microsoft points

    ResponderExcluir
  40. Portugal is the Biggest Racist country that i have ever lived in. I feared for my life there and i consider myself lucky that my family got out alive! I have never lived in such poverty (Sopas dos Pobres everyday) 40% unemployment rate and 60% of the population earn less than $932 USD per month, and that’s considered Middle Class here! Within the European Union it is the worst of the worst place to live.

    The bottom line is the bulk of the People in our poor country exist in a brainless comma that is fed by Ignorance, anti-Spanish hate, and severe Racism of pretty much everybody that isn’t Portuguese! And, Portugal started the Global Slave Trade in 1441 so it is definitely NOT a safe place for Blacks!!

    I found important websites that explain the Severe multi-generational Racism and Hate that exist in Portugal today, and i highly encourage all to read them and spread the word in order to avoid innocent, and desperate people from living or visiting there. Get educated on the Truths about Racist Portugal now.

    1) https://www.theroot.com/a-white-journalist-discovers-the-lie-of-portugal-s-colo-1790854283

    2) https://saynotoracistportugal.neocities.org/

    3) http://www.discoveringbristol.org.uk/slavery/routes/places-involved/europe/portugal/

    4)SOPAS DOS POBRES EVERYDAY IN PORTUGAL BECAUSE OF NON EXISTENT ECONOMY:

    https://www.noticiasaominuto.com/pais/764453/sopa-dos-pobres-foi-criada-ha-anos-mas-ainda-existe-problemas-persistem

    5) http://www.ipsnews.net/2011/10/portugal-crisis-pushes-women-into-prostitution/

    6) https://www.theatlantic.com/business/archive/2013/06/the-mystery-of-why-portugal-is-so-doomed/276371/

    Be SAFE friends. Hugs.

    ResponderExcluir