segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Contessa faz Anos Hoje

Perdão, anos faz o Povo.
Os que andam de metro, passam os fins-de-semana nos
Centros Comerciais e usam fatos de treino roxos com riscas verdes.
A Contessa, a Senhora Contessa ou Madame la Contesse, festeja hoje o seu aniversário.
Nascida há algumas décadas, noblesse oblige, no Castelo de Almourol, na altura habitação da Família, antes da sua nacionalização pelo Estado-Novo, a Contessa, precoce desde sempre, não precisou dos nove meses habituais de gestação, de que as classes populares tanto gostam, bastando-lhe sete para desabrochar sã como um pero, ou como uma framboesa, que sempre é fruta mais fina.

Desde tenra idade, acompanhada por uma perceptora inglesa que lhe ensinou a arte de cavalgar em toda a sela, a maneira de comer à mesa utilisando 54 talheres e caracóis, escargots segundo ela, com um alfinete, a Contessa usufruiu, ainda, da companhia de Lili la Cocotte, femme au pair, antiga belle de jour, e às vezes de nuit, na zona cultural parisiense do Pigalle, que lhe transmitiu conhecimentos profundos acerca da Arte do Amor, que a nossa aniversariante viria a pôr em prática no decorrer da sua atribulada vida.
A saber, french kiss em 18 lições, começando o treino com uma almofada e acabando com o filho do jardineiro, um moçoilo que, a partir daí, ficou gago, a leitura dos clássicos como Sagan, Colette, Marquis de Sade, Pitigrilli e, ainda,
como comer des huitres sem fazer aquele desagradável gruuulp...

A sua infância foi dourada, o que dava imenso trabalho diário, às empregadas de dentro, para lhe tirarem a purpurina para fora.
Teve como Padrinhos, o Conde de Barcelona e a Cilinha Supico Pinto, Presidente do MNF, e o Baile de Debutantes, em que usou um modelito de Dior, foi em Queluz , juntamente com a fina flor da sociedade da época, onde já se salientavam a Kiki Espírito Santo, a Duquesa de Alba, a Princesa Ira de Furstenberg, e outras que tais.
Os seus primeiros casos amorosos deram que falar. Começando por Juanito, um jovem cigano, que vivia nos jardins do palácio, e foi expulso quando, de madrugada, saía sorrateiro dos aposentos da fidalga. A última vez que se ouviu falar dele, continuava alistado na Legião Estrangeira, algures em Marrocos.

Para esconderem a vergonha, um casamento de conveniência foi tratado às pressas com o Grão Duque Francisco José, louro de olho azul, mas que não tinha tido lições com Lili la Cocotte, para infelicidade do casal.
Contessa começou então as suas viagens por Cap d’Antibes, Chamonix, Juan les Pins e outros endereços da high society onde teve affairs mais ou menos demorados, primeiro, com o Baronete de Unhais da Serra e mais tarde com o Duque de Aguiar da Beira, o que foi amplamente documentado nas revistas Jours de France, Flama, Século Ilustrado e, vergonha máxima, Crónica Feminina.





Frustrados que foram esses casos amorosos , e outros de menor monta com D.José, Marquês de Banha, o Ministro A. Gomes de Sá, que não é família do Bacalhau, Comandante Lopes, da Guarda do Castelo, e por aí fora, a Contessa dedicou-se às viagens, tarefa que continua a prosseguir com afinco.
Escaladas de montanhas, descida de rápidos em piroga, saltos sem paraquedas, voltas ao mundo em balão, travessias do deserto com e sem camelo, as 24 Horas Le Mans, tudo isto já a nossa aventureira aristocrata ( que inspirou os filmes África Minha e Um Chá no Deserto) experimentou.
Falta-lhe só fazer o percurso de comboio, em hora de ponta, para Massamá, mas para isso ela ainda não se sente devidamente preparada.

Vai, agora, partir de novo para o Egipto, nos finais de Maio, onde passará cerca de um mês.
Esperemos que antes disso tenha, finalmente, o seu computador de volta e regressado já ao nosso convívio.

Entretanto, aqui ficam os meus parabéns.
Parabéns Contessa . Parabéns Amiga.

17 comentários:

  1. retrato fiel de quem continua a saber tratar do seu jardim de amigos.

    gostava de deixar o meu preito de homenagem.

    agradecer-lhe a minha introdução wagneriana por troca com algumas revistas à portuguesa... e algumas sonecas nos maus Brechts;

    a coragem das boas pateadas e a exaltação com o Chereau, o Boulez ou o Karajan, a Gwyneth e a Waltraud, o Novalis e os bons Brechts.

    eleva V.Exa. o nosso mundo - pelo menos o meu.
    vielen dank!

    p.s.: acrescentaria - se pudesse - a sua esmerada serva, que tanto nos conduz nos dias de hoje pelos meandros mais recônditos.

    p.s.2: gostei de a ver nas femmes fatales

    ResponderExcluir
  2. Estou prostada...
    Ou, como diria o médico d'A Canção de Lisboa: "Estamos satifeitos!"
    E ainda me pedem desenhos autografados, aqui no Galo!...
    Eu já só quero que a Madame la Contesse me "toque", um dia, no mindinho, e nesse instante serei uma mulher preenchida.

    Parabéns pelos ano...errr, digo, pelo aniversário!
    Que tenha muitas prend....errr, digo, presentes!

    Aguardo com inquietação o tal possível toque de midas, quem sabe...

    ResponderExcluir
  3. Embora não esteja à espera, aqui vão os meus parabéns pelos anos que faz, desculpe mas eu sou do Povo, que espero não sejam tantos como se pode deduzir pelas ilustrações escolhidas.
    Em relação às viagens, de preferencia pagas pelo erário público, que faça muitas e se possível para locais distantes...sem Internet.

    ResponderExcluir
  4. Eu que sou novo por estas bandas, rendo a minha homenagem à Contessa pelos ódios e pelos amores que desperta, mas perante tanta nobreza coloco o joelho em terra e se me permitir, aqui segue um ósculo( gostei desta..) na sua face.Que conte muitos, aqui ou na Conchichina e eu que os saiba ou os veja !!

    ResponderExcluir
  5. Os meus parabéns à Contessa. Um Olé com Duende!

    E que sinta a vida com Fuerza!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, querida, por uma vez no dia certo... :-)



    Aqui tens, por gente infinitamente mais talentosa que eu:

    http://www.youtube.com/watch?v=GoJVRA-Nus4

    ou

    http://www.youtube.com/watch?v=_abQnRz6Rdk

    ou ainda

    http://www.youtube.com/watch?v=lbqWR75a8-c&feature=PlayList&p=BB5191894F0EB1CC&playnext=1&playnext_from=PL&index=18



    As melhoras de leozinho.

    A.

    ResponderExcluir
  7. Para além da peça fundamental que é o seu autor, este blog vive muito dos comentaristas e, dentro destes, a presença da Contessa é prioritária. Que tenha um bom aniversário, eu também sou chic, e que "regresse" depressa...

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Contessa, muitos Comentários de Vida !!!!!

    ResponderExcluir
  9. Que conte muitos e que nós estejamos cá para a ver, digo ler. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Só a conheço dos comentários que , infelizmente, andam muito arredios, mas é já o suficiente para ter grande simpatia por si.
    Que passe um bom dia de anos, um excelente aniversário, o que quiser, em boa companhia, popular ou aristocrática.E volte depressa.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Contessa! Um dia feliz*

    ResponderExcluir
  12. Margarida Ferreira dos Santos20 de abril de 2009 às 12:14

    Contessa, muitos parabéns, muitos e bons anos de vida!
    Continua a apreciar e a ler a vida como tu sabes e, por favor, nunca deixes de soltar as tuas belíssimas gargalhadas!
    Quanto ao texto delicioso, continua a ser o nosso amigo João no seu melhor!

    ResponderExcluir
  13. Pois...raramente algo escrevo neste blog. Gosto mais de ler que de escrever, admito! Mas hoje é um dia especial, é dia de prestar homenagem, em vida e que seja longa, a esta GRANDE SENHORA, dona de um ENORME coração e de um génio que só ele mesmo. FELIZ ANIVERSÁRIO minha querida... ich habe dich liebe... immer!!!!

    ResponderExcluir
  14. Contessa continuações de grandes curtições e muita sacanagem

    ResponderExcluir
  15. Contessa, permita-me um grande beijinho de parabéns e quantos muitos sempre presente com fino recorte dos seus comentários. Ao Galo...aquele abraço pelo reconhecimento e valor que dispensa aos que considera seus amigos.

    ResponderExcluir
  16. Mais uma mensagem por pombo correio
    para o Galo !
    A todos os que tiveram a grata amabilidade de me felicitarem por mais esta risonha Primavera, o meu Muito Obrigada e a vontade de nos voltarmos a encontrar todos neste mesmo dia, no ano de 2010.

    Um aceno especial à MTH, mas pode estar descansada que eu vou voltar !
    ...muito em breve !!!

    ResponderExcluir
  17. perdemos mais num dia sem galo, que em 4 de telejornais, por isso passei sem a felicitar no dia do seu aniversário! mas aqui vão os meus votos de felicidades, muitos anos de vida e claro, imensas viagens! Parabéns Contessa

    ResponderExcluir