sábado, 18 de abril de 2009

Testemunho Vivo




"...Em 18 de Fevereiro de 1957, tive a sorte de poder assistir do alto do Torreão do então Ministério do Exército, no Terreiro do Paço, à inesquecível cerimónia do desembarque no Cais das Colunas, da Rainha Isabel II.

Tinha chegado a Portugal no Iate Britania que, ao entrar ao Tejo foi acompanhado no seu percurso, até fundear frente ao Terreiro do Paço, por dezenas de embarcações e saudado por navios da Marinha Portuguesa, ali aguardando o momento para embarcar no belo Bergantim Real, especialmente recuperado e preparado para aquele momento único.
Nele fez o percurso até ao Cais das Colunas onde a aguardava o Presidente da República e altas individualidades.
Após os cumprimentos da praxe e das forças militares em parada, subiu para um dos nossos belos coches, dirigido e enquadrado por pessoal com belos fardamentos do período da Monarquia, incluindo os cocheiros, sotas e trintanários, seguindo pelo Arco da Rua Augusta, atravessando Lisboa lindamente engalanada e sempre saudada por milhares de pessoas.

Se eu tiver oportunidade ainda vos relatarei alguns episódios dessa inesquecível visita que me foram relatados por alguns dos intervenientes, e se eles o autorizarem.

O Bergantim Real foi mandado construir em 1780 pela Rainha Dona Maria I e encontra-se hoje no Museu da Marinha , em Belém.
A última vez que navegara tinha sido em 1909 quando transportara para bordo do cruzador D.Carlos I, o Rei e a Rainha Dona Amélia , por ocasião do Festival Marítimo de Cascais.

E para quem tiver curiosidade em saber mais pormenores sobre a cerimónia e o Bergantim, aconselho a leitura de dois notáveis artigos escritos na Revista da Marinha, em 2007, pelo Comandante Conceição Silva , de onde tirei parte da informação aqui contida..."

Zé Manel

Um comentário: