segunda-feira, 10 de maio de 2010

Fitas, capas e batinas

Estou em Coimbra.
A aproximação da Queima das Fitas adivinha-se.
Os estudantes, com maior ênfase nas raparigas, ostentam com um orgulho indisfarçável engomadas capas e batinas pejadas de emblemas vários.

O tempo cinzento e chuvoso convida a um recuo no tempo, que me leva aos já longínquos anos 60.
A recente consciencialização dos alunos universitários e uma politização apressada, em que Mao, o grande timoneiro, e o guerrilheiro Guevara eram os cabeças de cartaz, faziam deste grupo social um polo de contestação ao regime político instalado.
A Guerra Colonial, sugadouro de vidas jovens, era outro elemento subjacente às manifestações, mesmo quando estas aparentavam apenas discutir critérios técnicos de Educação.

Nesses loucos Anos 60, a capa e batina, surgida inicialmente para esbater as diversas, e por vezes humildes, proveniências sociais, estava praticamente confinada à cidade do Choupal.
Os colegas de Lisboa e do Porto repudiavam o seu uso comparando-o à farda da Mocidade Portuguesa, símbolo máximo do Estado Novo.

É curioso que, alguns anos depois, após terem ocorrido tantas alterações sociais, este 'fardamento' tenha sido recuperado e ganho um estatuto de classe, passando a ser a demonstração exterior de um pretenso elitismo intelectual...

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...como por essa altura cantava José Mário Branco!

Nota do 'Galo': Texto escrito na passada sexta-feira, dia 6 de Maio.

3 comentários:

  1. Completamente verdade, nunca usámos isso aki em Lxª, originalmente era como o smoking para os anglos, mas cá em baixo era tido como um símbolo da facharia...

    O Alberto Martins que era presidente da AAC em 69, quando interpelou o "corta-fitas" do Thomaz, creio bem que estava de capa e batina.

    :-)

    ResponderExcluir
  2. Capa e batina só tem relevo em Coimbra, velha e única tradição. Quanto ao resto do País académico...peneiras !

    ResponderExcluir
  3. Terrific work! That is the kind of info that should be shared around the
    web. Disgrace on the search engines for not positioning
    this post higher! Come on over and discuss with my website .
    Thanks =)

    Feel free to visit my web blog - natural cellulite treatment

    ResponderExcluir